TV Alterosa Belo Horizonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV Alterosa Belo Horizonte
Sociedade Rádio e Televisão Alterosa Ltda.
TV Alterosa Belo Horizonte
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 36 UHF
Virtual: 5 PSIP
Outros canais 5 (Oi TV)
18 / 505 HD (Claro TV)
514 (Vivo TV)
ver mais
Analógico:
2 VHF (1962-1977)
5 VHF (1977-2017)
Sede Belo Horizonte, MG
Slogan A TV que o mineiro vê
Rede Rede Alterosa (SBT)
Rede(s) anterior(es) REI (1969-1981)
Fundador(es) Sistema Estaminas de Comunicação
Pertence a Diários Associados
Proprietário(s) Condomínio Acionário dos Diários e Emissoras Associados
Antigo(s) proprietário(s) Sistema Estaminas de Comunicação (1962-1964)
Assis Chateaubriand (1964-1968)
Presidente Josemar Gimenez
Fundação 13 de março de 1962 (62 anos)
Prefixo ZYP 266
Prefixo(s) anterior(es) ZYA 723 (1962-2017)
Emissora(s) irmã(s) Clube FM
Cobertura
Coord. do transmissor 19° 58' 13.9" S 43° 55' 42.7" O
Potência 4,5 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial alterosa.com.br

TV Alterosa Belo Horizonte é uma emissora de televisão brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Opera no canal 5 (36 UHF digital) e é afiliada ao SBT. Pertencente aos Diários Associados, é a geradora da Rede Alterosa, que transmite seus programas locais para as outras quatro emissoras da rede no interior do estado. Seus estúdios localizam-se na sede do jornal Estado de Minas no bairro dos Funcionários, onde funciona toda a holding dos Diários Associados em Belo Horizonte, e sua antena de transmissão fica no alto da Serra do Curral, no bairro do Belvedere.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Alterosa foi fundada em 13 de março de 1962 pelo extinto Sistema Estaminas de Comunicação e dois anos mais tarde foi incluída no grupo dos Diários Associados, formado por veículos de comunicação de todo o Brasil. Em 1969, passou a retransmitir a programação da Rede de Emissoras Independentes.

Funcionou no canal 2 de Belo Horizonte nos seus primeiros quinze anos, até 1977. Neste ano, é transferida para o canal 5. O canal 2 ficou desocupado até 1991, quando Newton Cardoso fundou a TV Sociedade, atual RecordTV Minas.

Em 1980, com a cassação da concessão da Rede Tupi, em São Paulo, a sua retransmissora em Belo Horizonte, a TV Itacolomi, também saiu do ar. Nesse ano, foi desenvolvido um plano de crescimento e investimentos para a TV Alterosa. O prédio localizado na Avenida Assis Chateaubriand, antiga sede da Itacolomi, passou a ser da Alterosa. Em 19 de agosto de 1981, é criado o Sistema Brasileiro de Televisão, de propriedade de Silvio Santos, e a TV Alterosa torna-se uma de suas primeiras afiliadas. Em 1991, nesse mesmo prédio, foi inaugurado o Teatro Alterosa.

Em 1996, além de instalar um sistema digital de transmissão, a TV Alterosa passou a enviar seu sinal até o satélite Brasilsat B1 e, a partir daí, para qualquer município de Minas. Com isso, surge a Rede Alterosa.

Em 23 de janeiro de 2008, a TV Alterosa[1] comprou 50% do capital acionário da TV Brasília, pertencente às Organizações Paulo Octávio. Pela transação, coube à TV Alterosa a gestão do negócio e o controle comercial e editorial da emissora. Com a aquisição, a TV Brasília retornou aos Diários Associados, depois de sete anos. O gerente técnico da TV Alterosa, Luis Eduardo Leão, assume a TV Brasília como superintendente, acumulando o cargo que ocupa em Minas Gerais.[2]

No mesmo ano, o programa Auto Papo passou a ser transmitido em rede nacional pelo SBT e mudou o nome para Vrum, mas mesmo assim continua sendo gravado pela TV Alterosa. A Alterosa também estreou o programa jornalistico Alterosa Urgente, e extinguiu o programa Feminina, que era apresentado por Érica Toledo.

Em 2009, o Alterosa Urgente sai do ar devido a baixa audiência, e ficam apenas o Jornal da Alterosa e o Alterosa Esporte no horário do almoço. Neste mesmo ano estreiam os programas Caju e Totonho em Off, Bola na Área (que tem como parceira a Rádio Itatiaia), Don e Juan e sua História aos sábados e Viação Cipó aos domingos.

Em 2010, estreia o TV Verdade, apresentado por Ricardo Carlini, que aborda assuntos polêmicos. Neste mesmo ano, o Caju e Totonho em Off, mas em setembro, o programa migra para a TV Record Minas. O Jornal da Alterosa e o Alterosa Esporte ganham novos cenários e vinhetas, e estreia o programa Casca Grossa, que mostra esportes radicais.

Em junho de 2011, o jornalista Benny Cohen é afastado do cargo de apresentador do Jornal da Alterosa e passa a atuar apenas no Portal Uai. Com isso, Ricardo Carlini que desde 2010 apresentava o TV Verdade assumiu a ancoragem do Jornal da Alterosa.

Em julho de 2011, o TV Verdade passa a ser exibido aos sábados, e em seu lugar entra o programa Canal Urgente, apresentado por Pedro Augusto, mas em setembro o programa é retirado da grade, sendo que o horário passa a ser preenchido por gerações locais da série Chaves. Já na faixa das 19h, estreou o Alterosa no Ataque.

Em junho de 2012 a emissora se consolidou na vice-liderança em relação à TV Record Minas, sendo a única emissora de Minas com crescimento de audiência no mês e vem se mantendo nessa posição até hoje com uma programação local mais forte e atuante além das atrações do SBT.

Em junho de 2020, mergulhada há anos numa crise financeira,[3] a TV Alterosa vendeu sua antiga sede no bairro da Floresta, e mudou seus estúdios para o 7.º andar do prédio do jornal Estado de Minas, no bairro Funcionários.[4] Com a mudança, os programas ganharam novos cenários e foram completamente repaginados a partir de 6 de julho.[5]

Em 10 de Janeiro de 2021 morre o apresentador do Alterosa Alerta Stanley Gusman, vitima da COVID-19. Com o falecimento do titular, o programa passou a ser apresentado interinamente pelo repórter Pablo Tiago. No dia 17 de Maio de 2021 o Alterosa Alerta passou a ser apresentado oficialmente pelos jornalistas da Radio Itatiaia: Thiago Reis e Renato Rios Neto.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
5.1 36 UHF 1080i Programação principal da TV Alterosa / SBT

A emissora iniciou os testes para implantação do seu sinal digital na segunda semana de abril de 2009, através do canal 36 UHF, sendo a quinta emissora da Grande Belo Horizonte a operar com a nova tecnologia. Em 18 de abril, transmitiu em caráter experimental o programa Caju e Totonho em Off em alta definição.

Em 8 de maio de 2009, a TV Alterosa inaugurou oficialmente o seu sinal digital, em uma cerimônia realizada na sede da emissora em Belo Horizonte, e que contou com a presença do então ministro das comunicações Hélio Costa, que acionou simbolicamente o sinal digital da emissora. A TV Alterosa também foi a primeira emissora de TV do país a testar o recurso de interatividade para a televisão digital, em um evento realizado no Polo de Tecnologia do Porto Seco, em Betim, no mesmo dia em que foi lançado o sinal digital da emissora.[6] Em 4 de abril de 2016 a TV Alterosa passou a transmitir seus programas em alta definição, com exceção apenas dos que eram feitos ao vivo, que só passaram a ser em HD em 6 de julho de 2020.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a TV Alterosa Belo Horizonte, bem como as outras emissoras de Belo Horizonte, cessou suas transmissões pelo canal 5 VHF em 22 de novembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[7] O sinal foi cortado às 23h59, durante o Programa do Ratinho, e foi substituído pelo aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Em 2019, o apresentador Stanley Gusman, se envolveu em uma polêmica e recebeu acusações de racismo por conta de um comentário feito no programa Alterosa Alerta. Ao se referir ao presidente do Ibope, Carlos Montenegro, Gusman afirmou “eu sei muita muita coisa. Dentre elas, sei quem é o dono do Ibope. O nome do cara é Montenegro. Se ele fosse do bem, ele ia chamar ‘Montebranco'”. A fala gerou revolta nas redes sociais e também uma nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, que afirmou que “espera que o caso seja devidamente apurado e responsabilizado” e “considera grave e inaceitável a ofensa de conotação racial veiculada em programa da TV Alterosa”. Segundo o jornal O Tempo, Stanley afirmou: “Eu preciso me manifestar sobre o erro que cometi ao comentar o resultado da audiência no início do programa de ontem. Peço humildemente desculpas a quem eu tenha ofendido, estou extremamente constrangido e o episódio tem me feito refletir muito”. [8]

Referências

  1. http://sistemas.anatel.gov.br/siacco/_Novo_Siacco/Relatorios/PerfilDasEmpresas/tela.asp?acao=w&nomeentidade=RADIO%20E%20TELEVISAO%20CV%20LTDA&indtiposociedade=Limitada&chave=02374250000117
  2. «Associados adquirem TV Brasília». Consultado em 24 de maio de 2019. Arquivado do original em 13 de abril de 2009 
  3. Miyashiro, Kelly (8 de outubro de 2019). «Em crise, SBT de Minas Gerais atrasa salários, e funcionários ameaçam parar». Notícias da TV - UOL. Consultado em 11 de setembro de 2020 
  4. «Funcionários se desesperam após prédio da TV Alterosa (MG) ser vendido». meionorte.com. 2 de junho de 2020. Consultado em 11 de setembro de 2020 
  5. Gomes, Fernanda (5 de julho de 2020). «TV Alterosa inaugura fase marcada por maior interação com o público». Estado de Minas. Consultado em 11 de setembro de 2020 
  6. «TV ALTEROSA DIGITAL». Portal da Propaganda. 7 de maio de 2009. Consultado em 24 de julho de 2015 
  7. Castro, Daniel (7 de novembro de 2017). «TV digital: apagão analógico em Belo Horizonte atrasa pela segunda vez». Notícias da TV - UOL. Consultado em 13 de novembro de 2017 
  8. «Se fosse do bem, seria Montebranco. Apresentador pede desculpas apo´s trocadilho racista». Consultado em 30 de agosto de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]