Fundação Assis Chateaubriand

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atual logomarca da fundação, desde 2011

A Fundação Assis Chateaubriand (FAC) é uma fundação empresarial sem fins lucrativos. Realiza o trabalho de responsabilidade social do grupo Diários Associados. Foi instituída em 23 fevereiro de 1989 e seu nome é uma homenagem ao patrono da instituição e fundador dos Diários Associados, o jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Mello. A sede fica em Brasília, Distrito Federal no prédio dos Diários Associados.

Missão[editar | editar código-fonte]

Gerar oportunidades que contribuam para o desenvolvimento humano e social das comunidades localizadas, prioritariamente, onde os Diários Associados atuam.

Histórico[editar | editar código-fonte]

O embrião para a criação da FAC surgiu em 1989, quando foi proposto resgatar o pensamento desenvolvimentista de Assis Chateaubriand para fundar uma instituição que pensasse e executasse os projetos de responsabilidade empresarial dos Diários Associados, grupo criado por ele em 1924. Chateaubriand é lembrado principalmente pelo empreendedorismo e pelas iniciativas que contribuíram para a consolidação de uma imprensa moderna, profissional e engajada. Além disso, foi um promotor das artes e teve uma sólida atuação parlamentar. São esses ideais de desenvolvimento e integração que inspiram a FAC em todo o trabalho que realiza.

Diários Associados

O grupo Diários Associados foi criado em 1924 por Assis Chateaubriand. Reúne diversas empresas de comunicação, que estão entre as mais importantes do Brasil. Conta atualmente com mais de 50 veículos de mídia, distribuídos em diversos estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste. O conteúdo produzido diariamente pelos seus jornais, portais de internet, revistas e emissoras de TV, aliado ao entendimento da comunicação como ferramenta eficaz de educação auxiliam a Fundação Assis Chateaubriand no desenvolvimento dos trabalhos que executa. E é principalmente por meio da Fundação Assis Chateaubriand que os Diários Associados fazem o investimento social que cabe ao grupo, direcionando recursos financeiros, econômicos e humanos para os projetos.

Áreas de atuação e parcerias

No início da sua existência, a Fundação estava voltada unicamente para projetos de interesses educacionais e culturais. Com o passar dos anos ampliou sua visão de futuro e atualmente desenvolve projetos também nas áreas de esporte, saúde e turismo. Os projetos estão alinhados com os Oito Objetivos do Milênio, iniciativa da ONU que visa garantir condições dignas de vida para toda a população. Assim, uma das metas principais é contribuir, efetivamente, para que esses objetivos sejam atingidos.

Apesar de não estabelecer fronteiras geográficas para o cumprimento da sua missão, a Fundação atua de forma mais sólida nos estados em que os Diários Associados estão presentes (CE, DF, MA, MG, PB, PE, RJ, RN). Essa priorização existe em função de uma busca por mais foco e assertividade nos projetos que realiza.

Os projetos que a Fundação Assis Chateaubriand desenvolve são feitos em parceria com órgãos públicos, empresas privadas e representantes do terceiro setor. A convergência de experiências, recursos e capacidades técnicas dessas instituições é um meio que a FAC encontrou para garantir os melhores resultados.

Programas

TURISMO - REVELANDO O BRASIL

O Brasil é tão vasto quanto belo. Mas apesar de ser referência no mundo inteiro como um lugar dos sonhos para passar as férias, há diversos problemas que o impedem de receber melhor o turista. Para desenvolver essa área altamente estratégica para o crescimento do país, foi criado o programa Revelando o Brasil, que mapeou as potencialidades turísticas de Tocantins e Pernambuco, além de ter qualificado gestores para fortalecer a governança do turismo nesses estados. Outras regiões brasileiras estão no horizonte de trabalho desse programa.

ESPORTE – ESPORTE E CIDADANIA

O esporte tem o poder de solucionar uma série de problemas sociais. Evasão escolar, criminalidade urbana e falta de espaços para lazer são situações que corroem a qualidade de vida de uma comunidade. Com orientação e estrutura adequadas, a prática esportiva também é capaz de desenvolver habilidades que certamente formarão pessoas mais preparadas para o futuro. A Fundação Assis Chateaubriand leva a sério esse desafio e faz a coordenação pedagógica do Projeto Esporte e Cidadania, que já beneficiou, até agora, mais de 10 mil pessoas, entre crianças e idosos, em quatro cidades do Distrito Federal.

SAÚDE – SAÚDE EM REDE

O Saúde em Rede promove ações educativas para esclarecer determinados públicos sobre a prevenção de doenças e como melhorar as suas condições de saúde. É usado nesse programa o conceito de rede, com a interação sistemática e contínua da comunidade com médicos e especialistas. Os recursos da internet, aliados à produção de diversos conteúdos multimídia, têm aqui o objetivo de esclarecer a população sobre temas complexos – como gravidez e maternidade – e que ainda são tabus na nossa sociedade – como doenças sexualmente transmissíveis.

EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO INTEGRAL

Todo processo de desenvolvimento começa com uma educação de qualidade e que prepare a pessoa para a vida. Os projetos da Fundação Assis Chateaubriand nessa área criam condições para a melhoria e complementação da educação básica oferecendo, por exemplo, ferramentas para a formação e qualificação profissional. O Leitor do Futuro é um exemplo de projeto bem-sucedido: há mais de duas décadas vem estimulando a prática da leitura em estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal.

CULTURA – MEMÓRIA E FOMENTO À CULTURA

Fomentar a cultura e facilitar o acesso da população a todas as formas de arte. Com esse objetivo como guia, os projetos desenvolvidos pela Fundação Assis Chateaubriand oferecem oportunidades para os novos artistas mostrarem seu trabalho e para o público conhecer um pouco mais da produção cultural local e nacional. O Sarau Chatô, evento aberto ao público e que homenageia sempre um estado brasileiro e um país com embaixada em Brasília; o Coral Chatô, grupo de voluntários regidos por um maestro profissional e que faz apresentações em diversas ocasiões; e o Espaço Chatô, local aberto a exposição de artistas plásticos da cidade, são exemplos de iniciativas que trazem em suas concepções grandes valores: a diversidade cultural, a inclusão e a arte como meio de educação e desenvolvimento humano.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]