Estado de Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo Estado de Minas.jpg
Capa Estado de Minas.jpg
Razão social S/A Estado de Minas
Periodicidade diário
Formato Standard
Sede Avenida Getúlio Vargas, 291 - Funcionários, Belo Horizonte -  Minas Gerais
Slogan O Grande Jornal dos Mineiros
Fundação 7 de março de 1928 (88 anos)
Presidente Álvaro Teixeira da Costa

Estado de Minas é um jornal brasileiro. Fundado em 7 de março de 1928, é um dos mais importantes jornais impressos do estado de Minas Gerais, também conhecido como o grande jornal dos mineiros. É considerado um dos maiores e mais tradicionais jornais do Brasil. Pertence ao Grupo Diários Associados. Seu principal concorrente é o jornal O Tempo. Os dois jornais editam os tabloides Super Notícia e Aqui BH, que também mantêm concorrência, principalmente na região metropolitana de Belo Horizonte. Seu símbolo, impresso no expediente e que já foi impresso na capa, é o profeta Ezequiel, esculpido por Aleijadinho no Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas.

O Estado de Minas circula diariamente com seus cadernos fixos: Política, Opinião, Nacional, Internacional, Economia, Gerais, EM Cultura e Economia. Os seus suplementos são: Agronegócio, Bem viver, Ciência, Ragga Drops, Direito & Justiça, Emprego, Especial, Feminino & Masculino, Guia de gastronomia, Guia de negócios, Gurilândia, Hora Livre, Imóveis, Informática, Pensar, Prazer EM Ajudar, Turismo, TV e Veículos. Ao lado de Folha de S. Paulo, Zero Hora, O Globo, Correio Braziliense e O Estado de S. Paulo, entre outros, forma o grupo dos principais jornais de referência do Brasil.[1][2]

História[editar | editar código-fonte]

O Estado de Minas começou a circular no dia 7 de março de 1928, quando os acadêmicos Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa compram o acervo do Diário da Manhã. Eles se juntam a Milton Campos e Abílio Machado para criar a sociedade. Em 1929, Assis Chateaubriand incorpora o novo jornal aos Diários Associados.

Nos primeiros anos de funcionamento a redação do jornal contou com a presença de vários colaboradores que futuramente se destacariam, como os irmãos Braga: o poeta Newton Braga, de 1929 até 1932 e o cronista Rubem Braga em 1932, então com apenas 19 anos de idade.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Media and Communications: Brazil» (em inglês). Biblioteca do Congresso. 30 de novembro de 2006. Consultado em 23 de julho de 2010. 
  2. «Maiores jornais do Brasil». Associação Nacional de Jornais. Consultado em 3 de outubro de 2016. 
  3. O Estado de Minas aos 80 anos TJMG

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação ou jornalismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.