Guarani FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Guarani FM
País  Brasil
Frequência(s) 96,5 MHz FM
1190 kHz AM
Sede Belo Horizonte, MG
Slogan Tocando o seu bom gosto
Fundação 1936 - No dial 1190 AM

1980 - No dial 96,5 FM

19 de junho de 2015 - Como Web Rádio

Extinção 30 de abril de 2015 - Nos dials 96,5 FM e 1190 AM

12 de abril de 2018 - Web Radio

Pertence a Diários Associados
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYC-692 (FM)
ZYL-221 (AM)
Cobertura Região Metropolitana de Belo Horizonte
Página oficial Guarani Web

A Guarani Web (antiga Guarani FM) foi uma emissora de rádio com sede em Belo Horizonte que pertencia ao grupo Diários Associados.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1936, pela frequencia AM 1190 kHz, teve uma programação voltada para as classes A e B. Em 1980 é fundada sua frequencia FM, em 96,5 MHz. Sua programação era composta por MPB, Música clássica e informação. Seu prefixo antigo era PRH-6. A rádio operou até o dia 30 de Abril de 2015.

Após negociações com os Diários Associados, a Guarani FM saiu do ar para dar lugar à Feliz FM, rádio evangélica ligada à Comunidade Cristã Paz e Vida. A Feliz FM entrou em operação em Belo Horizonte no dia 1.º de Maio de 2015, exatamente às 00:03.

No dia 19 de junho de 2015, após alguns dias fora do ar, a Rádio Guarani retorna suas transmissões apenas pela internet, agora sob o nome de Guarani Web. A web rádio foi fundado por ex-funcionários da Guarani FM e funciona com a mesma funcionalidade e a mesma programação e projeto artistico criado por Claudinê Albertini, que tocava nos dials 96,5 FM e 1190 AM. Porém, no dia 12 de abril de 2018 as 18h, a Guarani Web encerrou suas transmissões pela internet, devido a ECAD - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição querer cobrar mensalmente, um valor mensal completamente fora da realidade, pelos direitos autorais pela execução das obras musicais e que aplicada a tabela de preços formulada pelo ECAD, fica impossível uma rádio como a Guarani Web funcionar. A direção da rádio informa também que durante o período em que esteve no ar todos, as despesas de funcionamento da rádio eram pagas do próprio bolso, foi gasto com o desenvolvimento do site, adquirindo computadores e os custos com streaming, softwares, estúdios de gravação, entre outros e nenhuma das pessoas envolvidas no projeto tiveram alguma remuneração pelo trabalho desenvolvido, pelo contrário, gastaram do próprio dinheiro para que ela funcionasse.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.