RedeTV! Belo Horizonte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RedeTV! Belo Horizonte
TV Ômega Ltda.
Belo Horizonte, Minas Gerais
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 25 UHF
Virtual: 4 PSIP
Outros canais 17 / 504 HD (Claro TV)
4 (Oi TV)
Analógico:
4 VHF (1999-2017)
Sede Bandeira de Belo Horizonte.svg Belo Horizonte, MG
Slogan Evoluindo com você
Rede RedeTV!
Fundador(es) Amilcare Dallevo Jr.
Marcelo de Carvalho
Pertence a TeleTV
Proprietário(s) Amilcare Dallevo Jr.
Presidente Amilcare Dallevo Jr.
Fundação 15 de novembro de 1999 (21 anos)
Prefixo ZYA 721
Cobertura Grande Belo Horizonte e áreas próximas
Coord. do transmissor 19° 58' 15.6" S 43° 55' 48.3" O
Potência 4 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial redetv.uol.com.br

RedeTV! Belo Horizonte é uma emissora de televisão brasileira sediada em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais. Opera no canal 4 (25 UHF digital) e é uma emissora própria da RedeTV!. Sua sede está localizada em um edifício no bairro da Savassi, e sua antena de transmissão está na Serra do Curral, no bairro de Belvedere.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
4.1 25 UHF 1080i Programação principal da RedeTV! Belo Horizonte / RedeTV!
4.2 Universo EADTV

A RedeTV! Belo Horizonte iniciou suas transmissões digitais em 7 de abril de 2008, pelo canal 25 UHF, sendo uma das primeiras emissoras de Belo Horizonte a operar com a nova tecnologia.[1]

Em 23 de maio de 2010, passou a transmitir a programação da rede em 3D, durante a exibição do Pânico na TV!, pelo sub-canal 4.2.[2] Assim como nas outras filiais da rede, a transmissão durou até junho de 2015. Em 12 de fevereiro de 2021, a emissora reativou o canal 4.2, passando a exibir teleaulas do Universo EADTV, fruto de uma parceria da RedeTV! com a Universidade Cesumar.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RedeTV! Belo Horizonte, bem como as outras emissoras de Belo Horizonte, cessou suas transmissões pelo canal 4 VHF no dia 22 de novembro de 2017, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[3] O switch-off aconteceu às 23h59, durante a exibição do programa Superpop, quando entrou o aviso do MCTIC e da ANATEL sobre o switch-off.

Programas[editar | editar código-fonte]

Até outubro de 2016, a emissora produzia o telejornal Notícias de Minas, apresentado por Rodrigo Cabral, Raquel Laudares e Patricia Contaldi, além de já ter produzido o Cenário de Minas e uma edição local do RedeTV! Esporte, apresentada por Chico Maia e Lélio Gustavo.

Atualmente, a RedeTV! Belo Horizonte não exibe programação local, tendo suas operações restritas à retransmissão do sinal gerado a partir de São Paulo, além da inserção de comerciais locais, bem como geração de matérias para os telejornais nacionais da RedeTV!. A emissora também arrenda horários para a filial da Igreja Universal do Reino de Deus na capital mineira em alguns espaços dedicados a programação local das afiliadas.

Referências

  1. «TV digital chega ao Rio e a Belo Horizonte». G1. 9 de abril de 2008. Consultado em 21 de novembro de 2017 
  2. Jovaneli, Rogério (18 de maio de 2010). «RedeTV! terá primeira transmissão 3D ao vivo». Info Exame. Consultado em 5 de março de 2021. Arquivado do original em 21 de maio de 2010 
  3. Castro, Daniel (7 de novembro de 2017). «TV digital: apagão analógico em Belo Horizonte atrasa pela segunda vez». Notícias da TV - UOL. Consultado em 13 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Manchete Belo Horizonte
Canal 4 de Belo Horizonte
1999–presente
Sucedido por
Ícone de esboço Este artigo sobre a RedeTV! é um esboço relacionado ao projeto entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.