TV União Brasília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
TV União Brasília
RBC - Rede Brasiliense de Comunicação S/S
TV União Brasília
Brasília, Distrito Federal
Brasil
Tipo Comercial
Canais Digital: 51 UHF
Virtual: 11 PSIP
Outros canais Analógico: 56 UHF (1997–2016)
Sede Distrito Federal (Brasil) Brasília, DF
Rede Rede União
Rede(s) anterior(es) TV Cultura (1997–1999)
TV Diário (1999-2001)
RedeTV! (2003–2006)
Fundador(es) José Alberto Bardawil
Pertence a Rede União de Rádio e Televisão
Proprietário(s) José Alberto Bardawil
Presidente José Alberto Bardawil
Fundação outubro de 1997 (26 anos)
Prefixo ZYA 511
Nome(s) anterior(es) RBC (1997–2001)
Cobertura 70% do Distrito Federal e Entorno
Coord. do transmissor 15° 46' 52.3" S 47° 53' 18.8" O
Potência 5 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial www.uniaoplus.com/ceara/live/0150ab3b-2833-4196-9908-b1bdee358845

TV União Brasília é uma emissora de televisão brasileira sediada em Brasília, Distrito Federal. Opera no canal 11 (51 UHF digital) e é uma emissora própria da Rede União.

História[editar | editar código-fonte]

Criada através de iniciativa do bancário e empresário cearense José Alberto Bardawil, dono da TV União de Rio Branco, a emissora nasce como Rede Brasiliense de Comunicação em outubro de 1997.[1] Inicialmente, a programação do canal era constituída de programas jornalísticos e videoclipes.[1] Posteriormente, passou a retransmitir redes de televisão. A primeira afiliação da emissora foi com a TV Cultura e menos de 2 anos depois, com a cearense TV Diário[2] que durou até o lançamento da Rede União em 4 de maio de 2001. Em 2003, a emissora passou a retransmitir a RedeTV!,[2] que estava sem sinal no Distrito Federal desde maio. Após 2 anos, a TV Brasília voltou a transmitir o sinal da rede, e então o canal voltou a transmitir a Rede União.[2]

Em 21 de maio de 2018, a emissora estreou sua primeira produção local, o telejornal interativo Fala DF, apresentado por Katiuscia Sotomayor, e que conta com a participação de telespectadores através de videos. O programa ficou no ar até 9 de novembro e seus estúdios eram terceirizados na sede da HDPRO Audiovideo.

A partir de meados do segundo semestre de 2019, substituiu a retransmissão da TV União Fortaleza por uma programação própria composta basicamente por clipes musicais gerados localmente, com a logo TV União Brasília no canto da tela, alternando com publicidade regional e anúncios de expectativa com os dizeres "vem aí uma nova fase da TV União Brasília", esta medida foi tomada com a intenção de regionalizar cada vez mais o conteúdo da emissora em Brasília, para brevemente, competir com as maiores da capital. Os equipamentos da mesma foram trocados em 2019, digitalizando boa parte de seu switcher. Em junho de 2020, o jornalismo local retorna à emissora com o UB News, apresentado por Francisco Coelho, em breve sendo renomeado para Balanço UB News e, por fim, UB News novamente. Com a saída de Francisco Coelho da emissora, Ernandes Almeida assumiu a função em definitivo.

Em março de 2021, o programa que anteriormente era transmitido na grade das 19h, foi substituído pelo União DF Notícias, apresentado pela jornalista Luiza Frazão. O programa, desde então, é transmitido na grade horária da emissora para todo o Distrito Federal, sob a produção do jornalista Pablo Giovanni, atualmente repórter no Correio Braziliense.

No final de julho de 2021, o programa Liquidificador se tornou atração local, apresentado pela influencer Leila Guimarães. Com a saída de Leila, o programa chegou a ser apresentado por um período pela jornalista Ana Luiza, mas acabou deixando a emissora e, com isso, o programa deixou de ser exibido na grade horária.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
11.1 51 UHF 480i Programação principal da TV União Brasília / Rede União
Transição para o sinal digital

Por ocasião do desligamento do sinal analógico no Distrito Federal e Entorno, a emissora cessou suas transmissões analógicas pelo canal 56 UHF em 17 de novembro de 2016. Como a concessão do canal é do Serviço Especial de Televisão por Assinatura (TVA), a emissora não recebeu outorga para o plano básico de televisão digital, e nem alterou sua transmissão para o sinal digital utilizando o mesmo canal. As transmissões só foram restabelecidas em 8 de fevereiro de 2017, agora pelo canal 51 UHF.

Referências

  1. a b Elvira Lobato (2 de janeiro de 1998). «Artistas disputam novas concessões de canais de TV». Folha de S. Paulo. UOL. Consultado em 5 de janeiro de 2017 
  2. a b c «Alberto Bardawil – De bancário a dono de televisão». O Estado. 16 de agosto de 2011. Consultado em 5 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.