Nossa TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Nossa TV
Razão social Rádio e Televisão Modelo Paulista LTDA
Sociedade Limitada
Slogan A TV para toda família
Fundação 14 de setembro de 2007
Destino 26 estados e o Distrito Federal
Sede Rio de Janeiro - RJ
Área(s) servida(s)  Brasil
Proprietário(s) R. R. Soares
Produtos Televisão por assinatura (DTH)
Website oficial www.nossatv.tv.br

A Nossa TV Brasileira (ou somente Nossa TV) é uma operadora de TV por assinatura pertencente ao líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, R. R. Soares. Foi lançada oficialmente no dia 14 de setembro de 2007. Atua via satélite nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. No começo, a Nossa TV estava restrita às regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualmente a Nossa TV opera com 61 canais, sendo que 60 canais (destes, 6 canais em HD) ofertados via planos de assinatura e 1 canal no formato pay-per-view (Graça Filmes TV).

Sua transmissão digital é feita através do satélite Galaxy 28 (Intelsat), no sistema DTH (Direct to Home) pela Banda Ku. Sua recepção se dá através de uma mini-parabólica e de um decodificador digital.

História[editar | editar código-fonte]

Em 2003, após a inauguração da RIT, o missionário R. R. Soares tentou a inclusão de seu canal em operadoras de TV por assinatura. Com a forte resistência das operadoras tradicionais de incluir a RIT nos seus line-up, o pastor decide lançar sua própria operadora de TV por assinatura.

Em agosto de 2003, o missionário obteve a concessão de DTH. A previsão inicial era lançar a Nossa TV em 2005 mas, devido à falta de experiência, a estreia da Nossa TV foi adiada várias vezes.

Em 2007, a Nossa TV entrou em caráter de testes. Na primeira fase, as mini-parabólicas foram espalhadas em várias igrejas para avaliar a recepção.

Em 14 de setembro de 2007, durante a ExpoCristã, foi lançada oficialmente a Nossa TV. Alguns dias depois, foram instaladas as primeiras mini-parabólicas na casa dos assinantes.

Retirada dos canais do grupo FOX na operadora[editar | editar código-fonte]

Em 9 de novembro de 2016, foram retirados dos pacotes da operadora todos os canais do grupo FOX (FOX Life, FOX Sports e Nat Geo). Os motivos da quebra de contrato que foram revelados foi o recusamento dos novos canais FOX 1 HD e FOX Action HD (que atualmente são chamados de FOX Premium 1 HD e FOX Premium 2 HD). Os três canais retirados foram substituídos pelos canais TruTV, AMC e o Esporte Interativo (que teve seu nome alterado para Esporte Interativo BR e que em 25 de setembro de 2018 foi descontinuado pela programadora Turner).

Retirada dos canais do grupo Turner na operadora[editar | editar código-fonte]

Em 1º de setembro de 2020, vários canais do grupo Turner deixaram a operadora: Boomerang, Cartoon Network, CNN en Español, Space, TBS HD, TCM, TNT, TNT Series HD, Tooncast e TruTV. Do grupo Turner, só permaneceram os canais CNN Brasil (que estreou na operadora no dia 1º de agosto de 2020) e Warner Channel, que foi um dos canais substitutos em meio a essa alteração de grade.

Encerramento das transmissões dos canais Esporte Interativo[editar | editar código-fonte]

Em 25 de setembro de 2018, com a decisão do grupo Turner de encerrar as transmissões dos canais Esporte Interativo nas operadoras de TV por assinatura, a operadora Nossa TV optou por substituir os canais Esporte Interativo 1 e Esporte Interativo 2 pelos novos canais lançados pela Turner: TNT 2 e TNT 3. O canal Esporte Interativo BR foi substituído pelo canal Dicas & Segredos.

Encerramento das transmissões dos canais TNT2 e TNT3[editar | editar código-fonte]

Os canais TNT2 e TNT3 foram criados, pelo grupo Turner, em 25 de setembro de 2018, após os canais Esporte Interativo serem descontinuados. Porém, pouco tempo depois foi anunciado que tanto o TNT2 como o TNT3 também seriam descontinuados em 31 de dezembro de 2018. A operadora então decidiu fazer a substituição pelos canais Box Brazil (Fashion TV, Travel Box Brazil e Music Box Brazil HD).

Substituição do Discovery Civilization pelo HGTV[editar | editar código-fonte]

Com a decisão do grupo Discovery de descontinuar o canal Discovery Civilization, a Nossa TV seguiu a tendência de outras operadoras e também fez a substituição pelo HGTV, canal que iniciou as transmissões do sinal em 2019.

Expansão da Nossa TV[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro de 2014, a Nossa TV amplia sua quantidade de canais ofertados, passando de 36 para 56 canais, os quais foram adicionados canais governamentais (NBR, TV Senado, TV Câmara e TV Escola) e o canal religioso Show da Fé 2.

Em 17 de agosto de 2015 foi disponibilizado para os assinantes o EI Maxx (que depois passou a usar a marca Esporte Interativo), canal que foi descontinuado pelo grupo Turner em 2018.

Em 16 de novembro de 2015, é lançado novos pacotes, sendo que um deles é pacote com canais HD. Neste dia foram adicionados: Fish TV, Cine Brasil, Discovery ID, Zoomoo, Chef TV, Food Network HD, TNT Series HD, TBS HD, Discovery Theater HD, Discovery World HD e EI Maxx 2 HD (este último foi descontinuado em 2018 pelo grupo Turner).

Em 15 de dezembro de 2016, o canal AMC é disponiblizado aos assinantes. Até então, dentre as operadoras de DTH, o canal só estava disponível na SKY Brasil.

No dia 1º de março de 2020, a empresa fez a substituição do canal Zoomoo pelo canal Trip Brasil Channel (TBC), cujo foco da programação é o turismo. A Nossa TV foi a primeira operadora que passou a disponibilizar o TBC na grade de canais lineares. No dia 1° de agosto do mesmo ano fez a substituição dos canais Band Sports e NHK pelos canais Band News e CNN Brasil.

Ainda em 2020, a operadora estreou o canal Graça Filmes TV, que exibe um filme evangélico por semana. Este canal é ofertado fora dos pacotes da operadora (formato pay-per-view).

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A Nossa TV opera pelo sistema DTH, nas modalidades de sinal de definição padrão (SD) e Alta Definição (HD). O sinal é distribuído pelo satélite Galaxy 28.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]