Telecomunicações do Piauí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Telecomunicações do Piauí S/A - TELEPISA (atual Oi)
Atividade Telecomunicações
Gênero Sociedade anônima
Encerramento 1998 (21 anos)
Sede Teresina
Área(s) servida(s)  Piauí
Proprietário(s) Telebras
Subsidiárias TELEPISA Celular
Sucessora(s) Telemar (atual Oi)
Edifício onde funcionou a sede da Telepisa.

Telecomunicações do Piauí S/A - TELEPISA foi a empresa operadora de telefonia do grupo Telebras[1] no estado do Piauí antes da privatização em 1998[2], onde as operações na telefonia fixa foram absorvidas pela Telemar, atual Oi.

História[editar | editar código-fonte]

Logomarca da empresa em 1972.

Sua criação foi autorizada pela lei estadual nº 2.060, de 7 de dezembro de 1960 com o nome de Telefones do Piauí Sociedade Anônima,[3] posteriormente sua denominação foi alterada para Telecomunicações do Piauí S/A .

Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, essa situação verifica a abertura do mercado, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Norte Leste S.A., que era composta pela TELEPISA e por outras empresas: TELERJ, TELEST, TELERGIPE, TELASA, TELPE, TELPA, TELERN, TELECEARÁ, TELEPISA, TELMA, TELEPARÁ, TELAMAZON, TELEAMAPÁ, TELAIMA, TELEMIG e TELEBAHIA. A Norte Leste S.A. é transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE (Telefonia - O serviço que a empresa presta ou, mais precisamente, "TELE") e quer dizer "distância" e MAR, a região na qual a operadora atuava originalmente, que era o "litoral", nordeste e norte do Brasil. Hoje atua no país inteiro e na base brasileira de pesquisa na Antártida.

Em 2001, as 16 empresas que compunham a Telemar foram integradas, dando origem a uma empresa única. Em 2002, foi criada a "Oi", braço de telefonia móvel da Empresa. Em 2007, a Oi torna-se a marca única da Empresa e de todos os seus serviços (mas muitos ainda costumam a se referir à empresa como Telemar ou Brasil Telecom no caso das regiões Centro-Oeste e Sul).

Referências

  1. «LEI Nº 5.792, DE 11 DE JULHO DE 1972 - Autoriza o Poder Executivo a constituir a empresa Telecomunicações Brasileiras S/A. - TELEBRÁS». Presidência da República 
  2. «LEI Nº 9.472, DE 16 DE JULHO DE 1997 - Dispõe sobre a organização dos serviços de telecomunicações». Presidência da República 
  3. Regulamento Geral da Telefones do Piauí S/A publicado no Guia dos telefones do Piauí de 1972, páginas 11 e 12