Timor Telecom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Timor Telecom
Gênero Telecomunicações
Fundação outubro de 2002 (15 anos)
Sede Díli
Área(s) servida(s) Timor-Leste
Proprietário(s) TPT - Telecomunicações Públicas de Timor SA
Grupo Oi
Estado Timorense
VDT Holding Limited
Óscar Lima
Júlio Alfaro
Presidente Luís Miguel da Fonseca Pacheco de Melo
Website oficial www.timortelecom.tp

Timor Telecom é uma operadora de telecomunicações de Timor-Leste com sede em Dili, e tendo iniciado a sua atividade em março de 2003, a Timor Telecom explora em regime de exclusividade os serviços de telefone fixo, móvel, dados corporativos, circuitos alugados e postos públicos. Explora ainda o serviço de Internet em regime de concorrência.

O Grupo Oi detém uma participação efetiva de 41,12% no capital social da Timor Telecom, que entre outros, conta com o Estado Timorense e a Vodatel entre os acionistas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Outubro de 2002, depois de um grupo de acionistas nacionais e estrangeiros ter respondido ao concurso internacional lançado pelas Nações Unidas e pelo governo timorense, para a construção dos serviços de telecomunicações de Timor-Leste, sem qualquer custo para o estado timorense.

Em 2006, a Timor Telecom registrou um nível de receitas de 18,5 milhões de Euros, o que equivale a um crescimento de 33,2% face ao ano anterior. No segmento móvel, a Timor Telecom adicionou cerca de 16 mil novos clientes, atingindo um total de 49.100 clientes em 2006.

A Timor Telecom garante um acesso generalizado aos serviços de telefone fixo, móvel e Internet; A empresa é responsável pela primeira rede de telecomunicações fixas e móveis de Timor-Leste, que está em constante crescimento e melhoria.

O ano de 2011 ficou marcado por um bom desempenho nas suas atividades, tendo concretizado importantes metas no quadro das orientações estratégicas fixadas para a empresa, tendo mesmo ultrapassado os objetivos a que se propôs. Em primeiro lugar, o aumento do serviço móvel em 27,4% tendo atingido o número de 603.841 clientes, em segundo lugar o alargamento e reforço da cobertura móvel atingindo os 92% da população com um total de cento e trinta e um sites 2G e cinquenta e oito 3G no final de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site da Timor Telecom

  1. «Empresário timorense Abílio Araújo confirma oferta vinculativa à Oi pela Timor Telecom» (em inglês)