Telecomunicações de Minas Gerais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2012). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Telecomunicações de Minas Gerais S/A - TELEMIG era o nome da empresa operadora de telefonia do grupo Telebrás no estado brasileiro de Minas Gerais. A TELEMIG foi fundada na década de 1950, com o nome de Companhia Telefônica de Minas Gerais[1].

Ainda no começo da década de 1990, iniciou suas operações de telefonia celular no estado de Minas Gerais com a tecnologia AMPS, através de uma subsidiária, a Telemig Celular. Na época da privatização da empresa, em 1998, a Telemig Celular foi desmembrada e leiloada à parte. A Telemig e sua rede de telefonia fixa foi adquirida pelo consórcio Telemar, liderado pelo grupo Andrade Gutierrez. A Telemig Celular foi comprada por um consórcio liderado pelo Banco Opportunity.

A Telemar manteve as marcas e identidades visuais das empresas compradas até 2001, quando as empresas adquiridas em 1998 foram absorvidas. Já a Telemig Celular foi vendida para a operadora Vivo, e foi totalmente absorvida em abril de 2008, tendo a marca Telemig Celular desaparecido até 2010.

Referências

  1. «Telemig tem maior lucro da história». Folha de S.Paulo. 28 de fevereiro de 1997. Consultado em 16 de janeiro de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.