Oi Fixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura especificamente o Grupo Oi, veja Oi (empresa).
 Nota: Se procura especificamente o serviço de telefonia celular, veja Oi Móvel.
Oi Fixo
Oi Fixo
Logo usada desde 2022.
Razão social Telemar Norte Leste S.A.
Subsidiária
Slogan Junto é bem melhor
Atividade Telecomunicações
Fundação 1998 (1998) (como Telemar)
Sede Rio de Janeiro, RJ
Locais Todos os estados do Brasil (Exceto estado de São Paulo)
Proprietário(s) Oi
Produtos Telefonia fixa
Antecessora(s) Telemar
Website oficial www.oi.com.br

A Oi Fixo é o serviço de telefonia fixa da operadora Oi. A operadora possui concessão de telefonia fixa em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo. Conforme as concessões e autorizações outorgadas, a telefonia fixa da empresa inclui serviços locais e de longa distância, uso de redes (interconexão) e de telefones públicos. A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do país em termos de tecnologia aplicada. Atualmente, a companhia possuí aproximados 13 milhões de linhas fixas em operação no país.

Surgimento[editar | editar código-fonte]

Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE (telefonia - o serviço que a empresa presta) e MAR (a região no qual a operadora atua, que é o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil).

A Telemar absorveu assim, indiretamente, as antigas empresas de telefonia fixa dos estados em que opera: a TELERJ, a TELEMIG, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, a TELAIMA e a TELEBAHIA.

Em 2007 a mesma passou a adotar a marca Oi, assim como a sua empresa de telefonia celular.

Em 2009 a mesma comprou a operadora de telefonia fixa e móvel BRASIL TELECOM, e sendo assim passou a operar com telefonia fixa em todos os Estados do Brasil exceto São Paulo.

Abrangência[editar | editar código-fonte]

A Oi tem concessão de telefonia fixa em todo o território nacional exceto São Paulo. Já em telefonia móvel a Oi tem concessão em todos os estados do Brasil.

Aquisição[editar | editar código-fonte]

Cabine telefônica da Oi.

A Oi fez uma oferta de 5,8 bilhões de reais para comprar a operadora de telefonia fixa e móvel Brasil Telecom. O negócio foi acertado entre as duas empresas e a Oi incorporou a Brasil Telecom no dia 17 de maio de 2009.

Referências

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.