Oi Fixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura especificamente o Grupo Oi, veja Oi (empresa).
Disambig grey.svg Nota: Se procura especificamente o serviço de telefonia celular, veja Oi Móvel.
Oi Fixo
Razão social Telemar Norte Leste S.A.
Subsidiária
Slogan Junto é bem melhor
Atividade Telecomunicações
Fundação Fundada no Brasil em 2002 pela antiga Telemar
Sede Rio de Janeiro, RJ
Locais Todos os estados do Brasil (Exceto estado de São Paulo)
Proprietário(s) Oi
Produtos
Website oficial www.oi.com.br

A Oi Fixo é o serviço de telefonia fixa da operadora Oi. A operadora possui concessão de telefonia fixa em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo. Conforme as concessões e autorizações outorgadas, a telefonia fixa da empresa inclui serviços locais e de longa distância, uso de redes (interconexão) e de telefones públicos. A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do país em termos de tecnologia aplicada. Atualmente, a companhia possuí aproximados 13 milhões de linhas fixas em operação no país.

Surgimento

Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE (telefonia - o serviço que a empresa presta) e MAR (a região no qual a operadora atua, que é o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil).

A Telemar absorveu assim, indiretamente, as antigas empresas de telefonia fixa dos estados em que opera: a TELERJ, a TELEMIG, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, a TELEIMA e a TELEBAHIA. A última deu origem a Telemar.

Em 2007 a mesma passou a adotar a marca Oi, assim como a sua empresa de telefonia celular.

Em 2009 a mesma comprou a operadora de telefonia fixa e móvel BRASIL TELECOM, e sendo assim passou a operar com telefonia fixa em todos os Estados do Brasil exceto São Paulo.

Abrangência

A Oi tem concessão de telefonia fixa em todo o território nacional exceto São Paulo. Já em telefonia móvel a Oi tem concessão em todos os estados do Brasil.

Aquisição

A Oi fez uma oferta de 5,8 bilhões de reais para comprar a operadora de telefonia fixa e móvel Brasil Telecom. O negócio foi acertado entre as duas empresas e a Oi incorporou a Brasil Telecom no dia 17 de maio de 2009.

Referências

Ligação externa

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.