Oi Fixo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura especificamente o Grupo Oi, veja Oi (empresa).
Disambig grey.svg Nota: Se procura especificamente o serviço de telefonia celular, veja Oi Móvel.
Oi Fixo
Slogan: Junto é bem melhor
Fundação: julho de 1998 (20 anos)
Acionista(s): Oi
Sede Rio de Janeiro,  Rio de Janeiro
Área de Atuação: Todos os estados do Brasil exceto São Paulo
Site
Oi www.oi.com.br

A Oi Fixo é um serviço de telefonia fixa da operadora Oi. A operadora possui concessão de telefonia fixa em todos os estados do Brasil, exceto São Paulo. Conforme as concessões e autorizações outorgadas, a telefonia fixa da empresa inclui serviços locais e de longa distância, uso de redes (interconexão) e de telefones públicos. A Oi é a maior operadora de telefonia fixa do país em termos de tecnologia aplicada. Atualmente, a companhia possuí aproximados 13 milhões de linhas fixas em operação no país.

Surgimento

Em 1998, o Ministério das Comunicações decidiu dividir a Telebrás em doze companhias: três holdings das concessionárias regionais de telefonia fixa, uma holding da operadora de longa distância e oito holdings das concessionárias da telefonia móvel Banda A. A maior delas era Tele Norte Leste S.A., transformada em Telemar em abril de 1999. O nome TELEMAR vem de TELE (telefonia - o serviço que a empresa presta) e MAR (a região no qual a operadora atua, que é o litoral sudeste, nordeste e norte do Brasil).

A Telemar absorveu assim, indiretamente, as antigas empresas de telefonia fixa dos estados em que opera: a TELERJ, a TELEMIG, a TELEST, a TELERGIPE, a TELASA, a TELPE, a TELPA, a TELERN, a TELECEARÁ, a TELEPISA, a TELMA, a TELEPARÁ, a TELAMAZON, a TELEAMAPÁ, a TELEIMA e a TELEBAHIA. A última deu origem a Telemar.

Em 2007 a mesma passou a adotar a marca Oi, assim como a sua empresa de telefonia celular.

Em 2009 a mesma comprou a operadora de telefonia fixa e móvel BRASIL TELECOM, e sendo assim passou a operar com telefonia fixa em todos os Estados do Brasil exceto São Paulo.

Abrangência

A Oi tem concessão de telefonia fixa em todo o território nacional exceto São Paulo. Já em telefonia móvel a Oi tem concessão em todos os estados do Brasil.

Aquisição

A Oi fez uma oferta de 5,8 bilhões de reais para comprar a operadora de telefonia fixa e móvel Brasil Telecom. O negócio foi acertado entre as duas empresas e a Oi incorporou a Brasil Telecom no dia 17 de maio de 2009.

Referências

Ligação externa

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.