Rádio Relógio (Rio de Janeiro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o aparelho, veja Rádio-relógio.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rádio Relógio
{{{alt}}}
Rádio Relógio Federal Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) AM 580 kHz
OT 4905 kHz
Canais 1 (Nossa TV)
Sede Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Estrada dos Bandeirantes, 1000 - Taquara
Slogan A toda hora com você!
Fundação 1956 (62 anos)
Pertence a Fundação Internacional de Comunicação
Proprietário(s) R. R. Soares
Antigo(s) proprietário(s) Robert McAlister (1967-1993)
Walter McAlister (1993-2000)
Formato Comercial
Gênero Entretenimento e Música gospel
Faixa etária Todas as idades
Idioma (português brasileiro)
Prefixo ZYJ 465
Nome(s) anterior(es) Nossa Rádio Relógio (2010)
Cobertura Grande Rio de Janeiro e áreas próximas
Coord. do transmissor 22° 46' 42.6" S 42° 59' 37.1" O
Dados técnicos Potência: 10 kW

Rádio Relógio, também chamada de Rádio Relógio Federal, é uma emissora de rádio brasileira sediada no Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera no dial AM, na frequência 580 kHz e em Ondas tropicais de 4905 kHz. Pertence a Fundação Internacional de Comunicação, braço midiático da Igreja Internacional da Graça de Deus. Seus estúdios estão no templo da IIGD no bairro da Taquara, e sua antena de transmissão está no Jardim Catarina, em São Gonçalo. A rádio também conta com retransmissoras em Cantagalo (AM 890 kHz) e Paty do Alferes (FM 105.5 MHz).

História[editar | editar código-fonte]

A Rádio Relógio foi fundada em 1956, e sua programação era completamente diferente das demais emissoras do Rio de Janeiro. Em vez de programas jornalísticos e de entretenimento, a rádio transmitia apenas notas jornalísticas e curiosidades com o bordão "Você Sabia?", 24 horas por dia, na voz do locutor Tavares Borba. A cada minuto, era atualizada a hora sincronizada com o Observatório Nacional, sendo sempre ditas as horas, minutos e segundos, em uma locução pré-gravada pela jornalista Íris Lettieri. Ao fundo, podia-se ouvir um barulho de tic-tac de um relógio.[1]

Em 1967, a Rádio Relógio foi comprada pelo pastor Robert McAlister, líder da Igreja Cristã de Nova Vida. Nesta época, ocorrem as primeiras alterações na peculiar programação da emissora. A cada hora, aos 30 minutos, era transmitido o programa religioso Café Espiritual, produzido e apresentado por McAlister. Aos domingos, de 7h00 até 23h00, eram transmitidos os cultos da Igreja Cristã de Nova Vida.[1]

Em 1993, Robert McAlister morre, e a rádio continua sendo gerenciada por sua igreja, agora sob a liderança de seu filho Walter McAlister. Em 2000, a rádio é vendida para a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R. R. Soares. A clássica programação da emissora deixa então de ir ao ar e dá lugar aos programas da IIGD, além de programas musicais e jornalísticos. Em fevereiro de 2007, a emissora adotou uma linha jornalística, no estilo all news, sem música, mas com programas populares, de esportes e religiosos.

Em maio de 2009, a emissora passou a repetir a programação da Nossa Rádio, que no Rio de Janeiro operava através dos FM 89.3 MHz. Em 3 de maio de 2010, a frequência é arrendada para a Rádio Globo Rio de Janeiro, e a Rádio Relógio passa a transmitir sua programação junto com a Nossa Rádio, mudando de nome para Nossa Rádio Relógio. O nome, no entanto, não emplacou e a emissora voltou a utilizar a antiga nomenclatura ainda em 2010.

Programação[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a Rádio Relógio conta com uma equipe de profissionais, formada por locutores, jornalistas, técnicos e sonoplastas empenhados a levar a melhor programação para o ouvinte. A emissora tem uma programação firmada em três pilares: Música, informação e fé.

A programação da Rádio Relógio conta com a participação de ouvintes, que interagem também pelas redes sociais. De hora em hora, sempre no minuto 55 é apresentado o "Giro da Rádio Relógio", com notícias do Rio, Brasil e do mundo, além dos destaques dos esportes.

Nos finais de semana a Rádio Relógio transmite os cultos diretamente da Igreja Internacional da Graça de Deus em São Paulo.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

A clássica programação da emissora pode ser ouvida nos créditos iniciais do filme A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, e lançado em 1985.

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Cléber Ribeiro
  • Flávio Sena
  • Fred d'Amato
  • Luceni Alves
  • Luiz Nascimento
  • Márcio Mio
  • Ricardo Bomfim
  • Rodrigues Filho

Referências

  1. a b «Você sabia? Curiosidades e áudios da Rádio Relógio». EBC. 15 de setembro de 2015. Consultado em 1 de novembro de 2017. 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]