Rádio Globo Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Globo Rio de Janeiro
{{{alt}}}
Rádio Globo S.A.
Rádio Globo Eldorado Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) AM 1220 kHz
FM 98.1 MHz
Antigas frequências:
AM 1180 kHz (1944-1976)
FM 89.3 MHz (2010-2011)
FM 89.5 MHz (2011-2014)
Canais 317 (Claro TV)
787 (Sky)
959 (Oi TV)
300 (NET)
Sede Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro, RJ
Estúdios Globo - Estrada dos Bandeirantes, 6900 - Jacarepaguá
Slogan Pra quem é bom de orelha
Fundação 2 de dezembro de 1944 (73 anos)
Fundador Roberto Marinho
Pertence a Sistema Globo de Rádio (Grupo Globo)
Proprietário(s) Roberto Irineu Marinho
Antigo(s) proprietário(s) Roberto Marinho (1944-2003)
Sócio(s) Roberto Irineu Marinho (sócio presidente)
José Roberto Marinho e João Roberto Marinho (sócios majoritários)
Formato Comercial
Género Entretenimento, Jornalismo e Esportes
Faixa etária Todas as idades
Afiliações Rádio Globo
Idioma (português brasileiro)
Prefixo ZYJ 458 (AM)
ZYD 471 (FM)
Emissoras irmãs
Cobertura Estado do Rio de Janeiro (AM)
Grande Rio de Janeiro e áreas próximas (FM)
Coord. do transmissor AM
FM
Potência 150 kW (AM)
35 kW (FM)
Classe E1
RDS Sim
Webcast Ouça ao vivo
Aplicativo móvel iTunes Store: [1]
Google Play: [2]
Página oficial radioglobo.globo.com
Beat98 (FM)

Rádio Globo Rio de Janeiro é uma emissora de rádio brasileira sediada na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Opera nos dials AM 1220 kHz e FM 98.1 MHz, e é uma emissora própria e cabeça de rede da Rádio Globo. Seus estúdios estão localizados nos Estúdios Globo, em Jacarepaguá, junto a Central Globo de Produção. Seus transmissores para AM estão na Ilha do Pontal, em São Gonçalo, e os transmissores para FM no alto do Morro do Sumaré, no bairro do Rio Comprido.

História[editar | editar código-fonte]

Foi criada em 2 de dezembro de 1944 por Roberto Marinho na frequência 1300 e depois 1180 kHz, como Rádios Transmissora Brasileira e Eldorado. De 2 de outubro para 3 de outubro de 1976, a Globo Rio AM muda para os atuais 1220 kHz. Nesse período a emissora liderou a audiência de forma gigantesca e absoluta no Rio de Janeiro.[carece de fontes?]

A partir de 2001 passou a ser a matriz da Rede Globo de Rádio inicialmente com transmissões conjuntas de Rio e São Paulo e depois construíram a rede que tem 33 emissoras espalhadas pelo Brasil. Em 2003, perde a liderança na cidade para a rival Rádio Tupi. No ano de 2008, a Rádio Globo vendeu seus canais em ondas curtas para a Igreja Pentecostal Deus é Amor. Em 3 de maio de 2010 estreia sua frequência FM, pelos 89.3 MHz, no lugar da Nossa Rádio. Por determinação da Anatel, em 26 de fevereiro de 2011, mudou o dial para 89.5 MHz.

A rádio teve nomes como Haroldo de Andrade, Luiz de França, Paulo Giovanni, Gilberto Lima, Waldir Vieira, Adelzon Alves, Roberto Figueiredo, Edmo Zarife, Waldir Amaral, Jorge Curi, Robson Aldir e Luiz Mendes. Atualmente conta com Roberto Canázio,Loureiro Neto, Tino Júnior, Antônio Carlos, Luiz Penido, etc.

Em 2012, após mais de quarenta anos como locutor principal (somando as duas passagens pela emissora), José Carlos Araújo saiu da emissora em busca de novos desafios, na Bradesco Esportes FM, indo com ele Gerson, Gilson Ricardo, Jorge Eduardo, Bruno Cantarelli e 3 operadores de externa. A Globo trouxe de volta Luiz Penido, que iniciou na rádio em 1969 mas saiu em 1988 (pra Rádio Tupi onde trabalhou por 2 vezes fora as passagens pelas rádios Nacional e Tropical) e retorna assumindo a vaga de narrador titular deixada por Garotinho.

Continuando com Edson Mauro e Hugo Lago, como locutores e com os comentaristas Dé Aranha (recém-contratado pela emissora) se juntando a Eraldo Leite, Felipe Cardoso e Gilmar Ferreira além de Fábio Azevedo egresso da ESPN Brasil e que já trabalhou na própria Globo além de uma passagem pela Band Rio, Hugo Lago que estava na Super Rádio Brasil dentre outros. E vem fazendo alterações na sua programação para torná-la ainda mais regional, como nos programas esportivos: Enquanto a Bola não Rola, Globo na Rede, Panorama Esportivo dentre outros visando recuperar a audiência perdida para a rival Rádio Tupi. Ainda em 2013, Maurício Menezes retornou a emissora, assumindo a direção artística. Tem como comentarista o radialista Anderson Carvalho, mais conhecido com Delegado ou também Delegadão, mandando embora os comentaristas Valdir Espinoza e Gilmar Ferreira, que também era Gerente Nacional de Esportes.[1]E o Boa Tarde Globo, passou a ser regional, ainda sendo apresentado por Alexandre Ferreira e Lolo Penteado, tendo agora a companhia de Elisângela Saraloli[2][3] e não sendo mais aos sábados, pois será ocupado pelo Samba Amigo, apresentado por Robson Aldir e personalidades, como: Anderson Leonardo, Pretinho da Serrinha, Luiz Filipe de Lima e Alceu Maia. que receberam sempre um convidado sambista.[4]Em 12 de novembro o Show do Antônio Carlos após 11 anos transmitindo em rede nacional, volta a focar o ouvinte do Rio de Janeiro passando a ter programação local das 5h as 1h do dia seguinte

Em 2014, o Madrugada da Globo que durante anos, era apresentado por Jorge Luiz e que desde de 2011, era apresentado por Robson Aldir foi extinto, passando o Planeta Rei, de Beto Brito a ocupar o horário desse programa fazendo com que a programação local seja das 5h as 0h. Sendo que Robson Aldir continuou apresentando o Samba Amigo e agora como titular, do Botequim da Globo.

No dia 1° de Abril de 2014, a Rádio Globo faz mais uma mudança. Desta vez, o Botequim da Globo passa a ser ás 22h da noite, substituindo o Panorama Esportivo (que passa a ser somente aos domingos). Agora, Edson Mauro comanda o novo programa de Esportes da emissora, o Olha o Gol, que vai ao ar de Segunda a Sexta, das 20h ás 22h da noite (sempre quando não houver Jornada Esportiva).[5] ainda em Abril, estreou o Futebol de Verdade, que vai ao ar na Segunda, das 20h ás 22h da noite. com Felipe Cardoso e os comentários de Zico e Juninho Pernambucano, passando o Olha o Gol de terça a sexta.[6]

No dia 1ª maio de 2014, a Rádio Globo anuncia o fim do programa Planeta Rei nas Ondas da Globo, que era apresentado pelo comunicador Beto Brito. No lugar do Planeta Rei, reestreou o Madrugada na Globo, agora apresentado por Zeca Marques e sendo diário por um breve período.

No dia 19 de Maio, entra o Madrugada e Companhia, apesentado por Alexandre Ferreira, de segunda a sábado, de 0h as 3h, com musicas, participação do ouvinte, entretenimento e muita saudade. Já o Madrugada na Globo com Zeca Marques foi para os domingos no mesmo horário.

A grade vespertina é praticamente toda alterada. Do meio-dia às 14h, entra o Alegria ao Meio-Dia, programa humorístico, apresentado por Mário Esteves e pela Tropa do Riso, composta por Maurício Menezes, Helio Junior e Sergio Ricardo. Logo em seguida, das 14 às 17h, começa o David da Tarde, programa apresentado por David Rangel, que volta para o horário, com musica, entretenimento, participação do ouvinte, e todo o talento dos personagens criados pelo comunicador.

Em 17 de outubro de 2014, foi anunciado a mudança de frequência da rádio que ocorreu a 0h do dia 18 de novembro de 2014, passando para os 98,1 Mhz, que era ocupado pela Beat98, que passou a ser uma web radio, já que o contrato de concessão da frequência atual, não foi renovado.

Em maio de 2015, a Globo demite Robson Aldir, que apresentava o Samba Amigo (feito agora por Zeca Marques) e o Botequim da Globo (agora comandado por Gustavo Henrique).

Em 13 de setembro, a Globo contrata a equipe do Pop Bola, que havia saído em julho da Bradesco Esportes FM. Eles estrearam na emissora no dia 22.

No dia 15 de setembro, Alexandre Ferreira deixou o Madrugada e Companhia que agora é apresentado por Jorge Luiz. Agora, Alexandre Ferreira passou a comandar o Acorda Rio e Domingo + Família no lugar de Jorge Luiz.

No dia 3 de novembro, a Globo contrata Jorge Perlingeiro, responsável pelo Samba de Primeira para apresentar seu programa na emissora. A estréia foi dia 14 de novembro às 15:00.

Em abril de 2016, O Alegria ao Meio-Dia foi extinto e nomes que compuseram esse programa, foram demitidos. casos de Maurício Menezes, Mário Esteves e Sergio Ricardo. sendo assim o Sa-ba-da-ba-dooo! passa a ser apresentado por David Rangel[7] e ainda a estreia do Tá Rolando Música, comandado pelo ex-repórter Bruno Mattos e a ex-produtora do Manhã da Globo Ana Paula Portuguesa, que foi substituída por Evelyn Moraes.

Em 14 de maio de 2016, as transmissões esportivas da Globo passam a ser em conjunto com a CBN a exemplo de São Paulo e Belo Horizonte. Em agosto, Carla Matera retorna a rádio agora fazendo parte da sucursal carioca.[8]

Em 28 de abril de 2017, o comunicador Antônio Carlos deixa a emissora após 30 anos e migra para a Super Rádio Tupi. Em 12 de junho, a Rádio Globo estreou sua nova programação, havendo mudanças drásticas no conteúdo da rádio, que deixou de adotar uma linha popular que possuía desde os anos 70 para um caráter mais informal de entretenimento.[9] A programação local diária passou a ser composta de novos programas, sendo extintos o Acorda Rio e o Manhã da Globo, que foram substituídos pelo Café das Seis, apresentado por Fernando Ceylão e Mariliz Pereira Jorge. A equipe do Pop Bola passou a fazer parte do Zona Mista, que passou a ocupar o antigo horário do Globo Esportivo e do Esporte@Globo na internet. O Globo Esportivo passou para o horário da noite, agora ancorado por Marcelo Barreto, que substitui Luiz Penido. O Galera da Bola, antes apresentado aos sábados, passou para os domingos, tendo a frente Rodrigo Rodrigues, e sendo transmitido em rede nacional a partir de São Paulo.

Em 25 de setembro, marcando definitivamente a nova fase da emissora, a Rádio Globo transferiu sua sede do bairro da Glória, onde estava estabelecida desde 1970, para os Estúdios Globo em Jacarepaguá, onde são feitas as produções de entretenimento da Rede Globo. Foram inaugurados dois novos estúdios no complexo para abrigar a rádio, que contam com um set para receber bandas ao vivo e uma área de convivência.[10][11]

Programas e comunicadores[editar | editar código-fonte]

Locais
  • Café das Seis RJ (Fernando Ceylão e Mariliz Pereira Jorge)
  • Globo Esportivo RJ (Marcelo Barreto)
  • Zona Mista RJ (Pop Bola)
Nacionais

Além dos programas, a Rádio Globo Rio de Janeiro transmite o quadro Redação do Esporte (ancorado por André Rizek) em rede dentro do Café das Seis.

Equipe de esportes[editar | editar código-fonte]

Desde maio de 2016, a emissora passou a fazer suas transmissões esportivas em conjunto com a CBN Rio de Janeiro.[12] Em janeiro de 2017, membros da equipe esportiva da Rede Globo e do SporTV também passaram a fazer parte das transmissões da emissora, formando o Futebol Globo no Rádio.[13]

  • Luiz Penido, Alex Escobar, Edson Mauro e Hugo Lago, narração;
  • Eraldo Leite, Álvaro Oliveira Filho, Dé Aranha, Júnior, Juninho Pernambucano, Francisco Aiello, Carlos Eduardo Éboli e Ricardo Rocha, comentários;
  • André Luiz, Camila Carelli, Gustavo Henrique, Marco Vasconcelos, Rafael Marques, Renan Moura e Vitor Lessa, repórteres;
  • Vitor Lessa, Maurício Bastos e Francisco Aiello, plantonistas da Central da Bola;
  • Hugo Lago e Gustavo Henrique, apresentação;
  • Eraldo Leite e Luiz Penido, coordenação

Referências

  1. Bastidores do Rádio. «Mudança na Gerência Nacional de Esportes da Radio Globo». Consultado em 28 de agosto de 2013 
  2. Bastidores do Rádio (20 de agosto de 2013). «Estreias na Rádio Globo». Consultado em 28 de agosto de 2013 
  3. Comunique-se (20 de agosto de 2013). «Rádio Globo separa as grades de Rio e SP em novas atrações». Consultado em 28 de agosto de 2013 
  4. Adnews (10 de outubro de 2013). «Rádio Globo estreia programa sobre samba». Consultado em 20 de novembro de 2013 
  5. Rádio Globo (30 de março de 2014). «Tem programa novo na Rádio Globo: "Olha o gol!"». Consultado em 15 de abril de 2014 
  6. Rádio Globo (13 de abril de 2014). «Zico e Juninho Pernambucano estreiam programa na Rádio Globo Rio». Consultado em 15 de abril de 2014 
  7. Rádio de Verdade (18 de abril de 2016). «Alegria ao Meio Dia fora do ar». Consultado em 23 de abril de 2016 
  8. Rádio de Verdade (25 de julho de 2016). «Carla Matera é contratada pela Rádio Globo Rio». Consultado em 31 de julho de 2016 
  9. Lichote, Leonardo (5 de junho de 2017). «Rádio Globo se renova e ganha uma nova programação». O Globo. Consultado em 12 de junho de 2017 
  10. «Renovada, Rádio Globo inaugura dois novos estúdios». O Globo. 25 de setembro de 2017. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  11. Massaro, Carlos (25 de setembro de 2017). «Rádio Globo estreia novos estúdios no Rio de Janeiro». TudoRádio.com. Consultado em 26 de setembro de 2017 
  12. «Globo e CBN anunciam transmissões conjuntas no Rio de Janeiro». Esporte e Mídia. 9 de maio de 2016. Consultado em 14 de junho de 2016 
  13. «Rádio Globo e CBN estreiam time de craques e jornalistas do Grupo Globo». globoesporte.com. 27 de janeiro de 2017. Consultado em 28 de janeiro de 2017 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.