Zap Imóveis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.


Zap
Gênero Site de vendas
País de origem  Brasil
Idioma(s) Português
Lançamento março de 2000

O ZAP é um portal de imóveis do Grupo Globo que reúne ofertas qualificadas, além de fotos, dicas e mapas para quem quer alugar, comprar ou vender. A sede fica na Vila Olímpia, em São Paulo, no entanto há escritórios por todo o Brasil.

O site foi fundado em março de 2000, batizado de Planeta Imóvel com o objetivo de facilitar a vida de quem procura um imóvel. Na época, um dos sócios havia sentido dificuldade em encontrar um apartamento para alugar e, então, teve a ideia de fazer o site de classificados. Inicialmente, foram investidos US$ 35 milhões e havia 800 imobiliárias cadastradas.[1]

 Naquele ano, o CEO do Planeta Imóvel era Roberto Amatuzzi  e a empresa contava com 55 funcionários.  Em seguida, o cargo foi ocupado por Flávio Suplicy, Roberto Nascimento, Eduardo Schaeffer (interino), André Molinari e, novamente, Eduardo Schaeffer, até o momento. Hoje, o número de funcionários da empresa passa de 300.

Além da área de classificados imobiliários, no início, o site também oferecia o Planetashop, que tinha produtos relacionados aos imóveis. Entre as novidades tecnológicas da época, o Planeta Imóvel passava informações aos clientes por meio de WAP e serviço de mensagem, para avisar os usuários sobre as opções semelhantes de imóveis às procuradas por eles. Nesta fase, o Planeta Imóvel já atuava nas principais capitais do Brasil.

Em 2001, os grupos O Globo e OESP adquiriram a operação da marca. Em 2005, ainda chamado de Planeta Imóvel, o site com anúncios imobiliários garantia a liderança absoluta no setor.[2]

Em 15 de fevereiro de 2007, a mudança de nome foi feita. Deixou de se chamar Planeta Imóvel e passou a ser ZAP.  Neste mesmo ano, o site também lançou as novas verticais: Autos, Empregos, Negócios e Oportunidades. Um ano depois começaram os trabalhos de expansão entre os parceiros EPTV (ISP), O Tempo/Super Notícia (MG), A Cidade (Ribeirão Preto-SP), Jornal do Comércio (PE), O Povo (CE), Correio do Paraíba (PB) e Tribuna do Norte (RN). Todos passaram a utilizar a plataforma tecnológica do ZAP, compartilhando as ofertas.

Em 2010, foi aberto o escritório no Rio de Janeiro. A partir de 2012, o ZAP focou seu negócio em Imóveis. Em 2013, começou a expandir escritórios pelo País, chegando a Baixada Santista, Belo Horizonte, Niterói, Campinas e Sorocaba.  O processo de ampliação continua em 2014, marcando presença em Salvador, Curitiba, Recife, Brasília, Goiânia, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Ubatuba, Vitória, Fortaleza, São José do Rio Preto e São Carlos.

Em 2012, o portal lançou o aplicativo para tablets e celulares de sistemas IOS e Android, com o intuito de facilitar na hora de anunciar ou buscar um imóvel.

O ZAP possui uma revista online especializada no setor imobiliário, com reportagens diárias sobre decoração e jardinagem, mercado, financiamento, cidades e bairros, arquitetura e urbanismo, reforma e construção e serviços. As matérias são destaques em sites parceiros, como na home da Globo.com e do MSN, além de também ter espaço em outros sites, como Notícias da TV - comandado por Daniel Castro.

A empresa investe mensalmente em diversos tipos de publicidade, que são veiculadas em todo formato de mídia (rádio, revista, outdoor, TV aberta e fechada), além de ações promocionais em praias, ruas, parques e shoppings.

No início de 2014, o ZAP Imóveis também decidiu se dedicar ainda mais ao corretor e criou o site Corretor Destaque, com informações e dicas sobre a profissão, mercado imobiliário, ofertas de emprego, entre outros destaques.  Em outubro de 2014, este site passou a se chamar ZAP Pro, mas continua a oferecer conteúdo especializado para corretores e pessoas com interesse na área. 

Sabendo da importância das redes sociais, O ZAP está presente nas principais mídias, desde 2010, com Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Instagram e Pinterest e Google Plus. Assim como o ZAP Pro, que possui páginas no Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube. 

Outro produto do ZAP é o índice FipeZap[3], feito em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para fornecer informações estratégicas para analistas do Brasil e do exterior sobre as relações entre a oferta e a demanda de imóveis em todo o País, por meio de uma base de dados atual e confiável. 

Desenvolvido para a análise da variação de preço do aluguel, a FIPE em parceria com o ZAP, também criou o FipeZap Locação, uma variação do tradicional FipeZap. O índice acompanha o preço do aluguel em nove cidades brasileiras e fornece uma visão mensal do comportamento do mercado imobiliário. 

A mais recente novidade é o Mapa de Preços, ferramenta inédita no Brasil e exclusiva do ZAP, que mostra os valores estimados dos preços dos imóveis em todo o País, de maneira gratuita. O sistema funciona por meio do banco de dados do portal, que tem os valores atualizados de todos os imóveis que já foram anunciados no ZAP em dez anos de existência. O Índice FipeZap é utilizado como base para a correção dos preços.

Em outubro de 2014, a empresa recebeu novo layout em seu site, com o intuito de melhorar a experiência do internauta, na hora de buscar ou anunciar um imóvel. O nome, que antes era ZAP Imóveis, volta a ser apenas ZAP. Além disso, a empresa moderniza o logo, foca o novo portal apenas em imóveis, incluindo temporada.[4] Há também uma área destinada a serviços, onde é possível encontrar empresas e profissionais para a manutenção da casa, como pintores, eletricistas, encanadores e muito mais.

Em dezembro de 2014, o ZAP anunciou a compra do portal Pense Imóveis, de Porto Alegre, popular no segmento de classificados de imóveis online na região Sul do Brasil, pertencente ao Grupo RBS. Com essa aquisição, a empresa do Grupo Globo concretizou mais uma etapa do seu projeto de expansão pelo País.

Em janeiro de 2015, foi lançada nas lojas de aplicativos mobile a versão ZAP Aluguel, especializada na busca de imóveis para locação, proporcionando uma melhor experiência para os interessados em alugar imóveis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Estado e Infoglobo lançam portal de classificados ZAP» 
  2. «Infoglobo agora tem 100% do ZAP» 
  3. «O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados é o primeiro indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil» 
  4. «Zap reposiciona a marca com campanha criada pela FCB» 


[editar | editar código-fonte]