TV Grande Minas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde novembro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
TV Grande Minas
Cidade de concessão Montes Claros, MG
Canais
4 VHF analógico
Rede Rede Globo
Rede(s) anterior(es) Rede Bandeirantes
Proprietário Fernando Camargo
Fundação Outubro de 1996
Extinção 1º de Junho de 2004
Sucessora InterTV Grande Minas
Prefixo ZYA 728
Nome(s) anteriore(s) TV Montes Claros
Cobertura Norte e Nordeste de Minas Gerais, l
Potência 1 KW


A TV Grande Minas foi uma emissora de televisão brasileira instalada em Montes Claros, Minas Gerais (daí o nome da emissora), que entrou no ar em 1º de Junho de 1987 até a extinção em 1º de Junho de 2004. A emissora era sintonizada no canal 4 VHF e produzia programas locais.

História[editar | editar código-fonte]

No início de 1987, os proprietários da TV Montes Claros colocaram a emissora a venda, no ar desde dia 14 de setembro de 1980, afiliada à Rede Bandeirantes. Empresários locais, liderado por Fernando Camargo, compram a emissora em 31 de maio de 1987.

Em Outubro de 1996, a TV Montes Claros a afiliação com Bandeirantes é trocada pela Rede Globo.

No mesmo ano, o sinal de Bandeirantes volta pouco tempo depois, com a repetidora da emissora própria de TV Bandeirantes de Belo Horizonte, o que dura até hoje.

Vários programas locais são extintos, para serem adaptados ao “Padrão Globo de Qualidade”, que dá espaço apenas aos telejornais locais.

Antes do aniversário da emissora de 10 anos em 1997, a TV Grande Minas solicita ao Ministério das Comunicações a instalação de retransmissoras no norte e nordeste de Minas Gerais, até então, o sinal de afiliadas ou repetidoras da Rede Globo eram inexistentes nesses locais. O ministério aprova a concessão em 1998 e a emissora instala em torno de Montes Claros (cerca de 100 km da cidade) e posteriormente em cidades mineiras. A transmissão da emissora é feita através de sinais emitidos por microondas.

Em 2003, o sinal da TV Grande Minas já chegava todo o norte e nordeste de Minas Gerais, que é captado no sul da Bahia, leste de Goiás e noroeste do Espírito Santo.

Em 2004, a TV Grande Minas muda de nome para InterTV Grande Minas, que anos depois, a marca InterTV, se espalha nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, com as compras de emissoras de TVs afiliadas à Rede Globo, iniciando a “era InterTV”.

Referências[editar | editar código-fonte]

Precedido por
TV Montes Claros
TV Grande Minas
Canal 4 VHF

1987 - 2004
Sucedido por
InterTV Grande Minas