InterTV Planície

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
InterTV Planície
TV Planície Ltda.
Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro
Brasil
Tipo Comercial
Canais 08 VHF analógico
36 UHF digital (8.1 virtual)
Outros canais 25 UHF (Quissamã)
Sede Campos dos Goytacazes, RJ
Rodovia Governador Mário Covas (BR-101, km 63), 826 - Parque Presidente Juscelino
Slogan Cada vez mais perto de você
Rede Rede Globo
Rede(s) anterior(es) SBT (1989-2004)
Proprietário Fernando Aboudib Camargo
Fundação 4 de abril de 1989 (29 anos)
Prefixo ZYB 520
Nome(s) anteriore(s) TV Planície (1989-2004)
Cobertura Região de cobertura da InterTV Planície.
Potência 10 kW
Página oficial g1.com.br/intertvplanicie/

InterTV Planície é uma emissora de televisão brasileira sediada em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro. A emissora é afiliada à Rede Globo e gera programas locais, como: RJ InterTV e InterTV Rural. Opera nos canais 8 VHF e 20 UHF, além do 36 UHF Digital, 8.1 UHF HD.

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurada em 4 de abril de 1989 com o nome de TV Planície, sendo afiliada ao SBT. Em outubro de 2004, a TV Planície foi adquirida pela Rede InterTV, afiliou-se à Rede Globo e passou a se chamar InterTV Planície. Antes, porém, de 1997 a 2004, a Rede Globo foi retransmitida em Campos dos Goytacazes pelo sinal da TV Alto Litoral (emissora hoje também ligada à Rede InterTV, com o nome de InterTV Alto Litoral), que mantinha sucursal em uma casa no bairro Parque Tamandaré. No final de 2004, o Jornalismo e a Engenharia da emissora se transferiram para o Centro, na cobertura do Edifício Ninho das Águias, deixando os departamentos Comercial e Administrativo na sede do Parque Tamandaré.

Desde 2009, a nova sede da InterTV Planície está localizada no bairro Parque Rodoviário, às margens da BR-101. Em outubro de 2011, a emissora instalou uma base em Itaperuna com uma equipe de reportagem para centralizar as ações jornalísticas produzidas no noroeste fluminense. Em novembro do mesmo ano, a InterTV Planície iniciou a transmissão do seu sinal em formato digital para a cidade de Campos. Em novembro de 2011, a emissora passou a produzir e editar o RJ InterTV segunda edição em Campos dos Goytacazes. Em fevereiro de 2012, a base de Itaperuna foi extinta. Atualmente, Bruna Carvalho é a apresentadora do RJ InterTV segunda edição para o norte e noroeste fluminense.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Proporção de tela Programação
8.1 36 UHF 1080i Programação principal da InterTV Planície / Globo
Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a InterTV Planície, bem como as outras emissoras do interior do estado do Rio de Janeiro, irá cessar suas transmissões pelo canal 8 VHF em 28 de novembro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.[1]

Equipe[editar | editar código-fonte]

  • Cléber Rodrigues
  • Letícia Antunes
  • Bruna Carvalho
  • Marcus Pena
  • Andressa Alcoforado (ex RecordTv Interior RJ)

Retransmissoras[editar | editar código-fonte]

Em 1º de abril de 2017, a InterTV Planície perdeu a maioria das suas retransmissoras para a InterTV Serra+Mar, restringindo sua cobertura a três municípios. Além de Campos dos Goytacazes. São João da Barra e São Francisco de Itabapoana recebem o sinal direto da geradora em Campos, enquanto o município de Quissamã possui uma retransmissora no canal 25 UHF.

Referências

  1. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 24 de janeiro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]