Rádio Manchete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Rádio Manchete (desambiguação).
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rádio Manchete
{{{alt}}}
Rádio Federal Ltda. EPP
País  Brasil
Cidade de concessão Niterói, Rio de Janeiro
Frequência(s) AM 760 kHz
Fundação 1973 (1973)
Fundador Adolpho Bloch
Pertence a Grupo Bloch
Proprietário Pedro Jack Kapeller
Formato Emissora de rádio comercial
Género Eclética
Idioma Português
Prefixo ZYJ 478
Cobertura Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Sítio oficial radiomanchete.com.br
Último
Rádio Federal
Próximo

A Rádio Manchete é uma emissora de rádio brasileira, com sede na cidade do Rio de Janeiro e outorga em Niterói, inaugurada na década de 1970 pelo empresário Adolpho Bloch, então presidente do Grupo Bloch.[1] [2] A rádio transmitiu a sua programação pelo rádio AM até o o mês de novembro de 2015, quando a frequência passou a transmitir uma programação musical, sem se identificar como "Rádio Manchete".[1] A emissora, até então, estava sendo arrendada para o Grupo Nasseh de Comunicação, que continuou transmitindo a mesma programação pela internet.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A rádio foi criada em 1973 no lugar da Federal AM (Uma antiga rádio sobre Rock).

A rádio teve nomes como Roberto Canázio, Alexandre Ferreira, Evil Mendonça, Marcelo Figueiredo, Jair Lemos, Cidinha Campos, Wagner Montes, etc.

Com a falência do Grupo Bloch (Que administrava a emissora), o empresário e comunicador Jair Marchesini arrendou a emissora carioca, porém não conseguiu pagar ao grupo Bloch.

Em 2002 o grupo Dial Brasil arrendou a rádio levando nomes como Cidinha Campos, Wagner Montes e Mário Esteves. O grupo não conseguiu anunciantes, e devolveu a rádio para o Grupo Bloch. Em 2003 a rádio foi arrendada novamente para a Igreja Deus é Amor. Em 2006 a igreja deixou a rádio e a Manchete passou a tocar músicas sem intervalos. A partir de junho de 2006 o Grupo Nasseh de Comunicação passou a administrar a emissora.

A partir de 2007 a rádio cresceu, e trouxe grandes nomes da comunicação, como Luiz de França, Mário Esteves e o ex-governador do estado do Rio, Anthony Garotinho.

Em 2009 a Manchete continuou se reforçando, e trouxe para sua equipe, nomes como David Rangel e Claudio Ferreira. Em 2013, David deixa a emissora e retorna para a Rádio Globo.

Em 01 de novembro de 2015 a emissora deixou o dial do rádio carioca e passou a transmitir apenas pelo Portal Manchete Online.

Futebol e Carnaval[editar | editar código-fonte]

Em 2006, após o arrendamento da rádio, os locutores esportivos João Guilherme e Daniel Pereira, decidiram montar uma equipe de esportes pra rádio, e a partir dali criava-se a Equipe Apaixonada por Futebol. Desde a primeira formação, foram muitas as mudanças, e ultimamente tendo um crescimento, pelo jeito jovem das transmissões de futebol, atualmente comandado por Rodrigo Campos. Nesta fase atual, a emissora cobre o Campeonato Carioca de Futebol, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro de Futebol, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana (se houver times cariocas) e os jogos da Seleção Brasileira de Futebol. A emissora também já cobriu grandes eventos do futebol mundial como a Copa do Mundo FIFA de 2010 na África do Sul em parceria com a antiga Rádio Eldorado de São Paulo (na época parceira da ESPN Brasil que hoje opera como Rádio Estadão) e a Copa das Confederações de 2013 que foi realizada no Brasil (junto com a Rede Nossa Copa liderada pela Rádio Cultura de Miracema no Tocantins que utilizou profissionais de várias rádios dentre elas os da própria Manchete). A Manchete foi uma das 25 emissoras de rádio brasileiras que transmitiram a Copa do Mundo FIFA de 2014 no Brasil que teve entre as retransmissoras a Rádio Central de Campinas/SP.

No carnaval [3] , um dos carros-chefe da emissora. onde contam com programas como Vai Dar Samba, apresentado por Miro Ribeiro, de segunda a sexta, tendo inclusive um quadro sobre samba-enredos e Carnaval Paulista. O Cidade do Samba, que apresentado aos sábados por João Estevam, que conta com o quadro Microfone de Ouro, em que recebe grandes intérpretes do carnaval e o Manchete na Folia, aos sábados. além de estar na internet, durante a Voz do Brasil. sendo que o programa Cidade do Samba foi exibido pela última vez, no mês de Dezembro. fazendo com que o Manchete na Folia passe a ser exibido além da edição da tarde, passe a ter a edição da noite.

Principais Nomes[editar | editar código-fonte]

Esportes[editar | editar código-fonte]

  • Batista Júnior
  • Jorge Ferreira
  • Marcos Marcondes
  • Rodolfo Motta
  • Alvim Bellis
  • Fábio Tubino
  • Ricardo Oliveira
  • Vivian Machado
  • Oziris Nadal
  • João Santoro
  • Rodrigo Machado

Referências

  1. a b c Carlos Massaro (13 de novembro de 2015). «Rádio Manchete deixa o AM do Rio de Janeiro». Tudo Rádio. Consultado em 19 de dezembro de 2015. 
  2. Renan Milanez Vieira. «Rede Manchete: um estudo de caso» (PDF). Consultado em 19 de dezembro de 2015. 
  3. Manchete na Folia

Ligações externas[editar | editar código-fonte]