Antônio Carlos (radialista)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Antônio Carlos
Nascimento 9 de junho de 1937 (79 anos)
Rio de Janeiro (RJ)
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Radialista
Principais trabalhos Super Rádio Tupi 1977 - 1987 / 2017 - presente
Rádio Globo 1987 - 2017

Antônio Carlos da Costa (Rio de Janeiro, 9 de Junho[1] de 1937) é um radialista brasileiro. Trabalha atualmente na Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro.

Antônio Carlos começou sua carreira fazendo um teste na Rádio Nacional no final dos anos 50, foi reprovado oito vezes. Depois da nona tentativa foi aprovado. Depois trabalhou na Rádio Tupi e na TV Tupi, e em 1987 foi para a Rádio Globo onde até 28 de abril de 2017 comandou o programa Show do Antônio Carlos das 6 às 9 da manhã. Antônio Carlos foi chamado de "O despertador do Brasil".[2] Em 2012, foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz.[3]

O radialista comanda um bloco de carnaval de rua no Rio de Janeiro, o Bloco do Show do Antônio Carlos, onde são tocadas diversas marchinhas de carnaval. Em 2013 foi lançado um CD com algumas das marchinhas do bloco.

Depois de 30 anos na Rádio Globo, Antônio Carlos saiu devido a mudança da grade da emissora, mas pouco meses acertou sua ida a Super Rádio Tupi.

Show do Antônio Carlos[editar | editar código-fonte]

O programa estreou no dia 17 de março de 1977, na Rádio Tupi AM do Rio de Janeiro. Em 1987, Antonio Carlos é contratado pela Rádio Globo, levando na "bagagem" toda a equipe do "Show do Antonio Carlos", permanecendo no ar até 28 de abril de 2017.

Entre 1987 e 2017, durante 30 anos, o programa foi transmitido pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, se consagrando líder de audiência em todo o Brasil. Em 28 de abril de 2017, após diversas reformulações na grade da Rádio Globo, Antônio Carlos deixou a emissora, em comum acordo com a direção do Sistema Globo de Rádio.

Em maio de 2017, a atração voltará para a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro, após o comunicador Antônio Carlos fechar com a emissora. Na Tupi, o programa estreou em 17 de março de 1977, permanecendo até meados de 1987. Com o retorno de Antônio Carlos à emissora, a atração irá ao ar diariamente das 7h ás 9h.

No dia 28/04/2017 foi ao ar o último programa "Show do Antônio Carlos" na Rádio Globo. Depois de 30 anos na rádio, o apresentador foi demitido e substituido por Otaviano Costa. A Radio Globo justificou como necessidade de dar cara nova a grade de programação.

Atrações[editar | editar código-fonte]

O programa apresenta variedades, informações sobre o trânsito em tempo real, notícias e esportes.

  • Juju (Juçara Carioca)
Juju apresenta informações sobre a vida de celebridades, além de comentar cenas de novelas de Rede Globo.

A astróloga Zora Yonara possui um quadro no programa, dando informações sobre todos os signos, pensamentos e leitura e aconselhamento de cartas.

  • Simpatias da Pudica.

Simpatias ensinadas diariamente pela produtora Aldenora Santos, apelidada de Pudica.

A sonoplastia do programa é de responsabilidade de Antonio Marcos Pires, também conhecido como Toninho Malvadeza.
  • Repórteres

Alguns dos repórteres que informam no Show do Antônio Carlos: Edson Mauro (repórter esportivo), Ermelinda Rita (Repórter apuração), Genílson Araújo (Trânsito no Helicóptero Amarelinho da Globo) deixou o programa no dia 03 de fevereiro de 2016, entre outros.

  • Sorteios

Antônio Carlos faz sorteios durante o programa de vale-compras dos Supermercados Guanabara

Referências

  1. Extra (8 de junho de 2013). «Redação de Vidro: radialista Antônio Carlos ganha 'Parabéns para você' de fãs». 11:58. Consultado em 9 de junho de 2013 
  2. http://radioglobo.globoradio.globo.com/antonio-carlos/ANTONIO-CARLOS.htm
  3. Site oficial da Acadêmicos de Santa Cruz (28 de novembro de 2011). «Radialista Antônio Carlos é o enredo da Santa Cruz do Carnaval 2012». Consultado em 10 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências