Sol Música

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Sol Música é um canal televisivo dedicado à música, produzido pela empresa espanhola Chello Multicanal. Inicialmente, com distribuição simultânea para Portugal e Espanha, viria a ser transformado em dois canais, Sol Música Portugal e Sol Música España.

No início das suas emissões, este canal emitia música internacional, espanhola e portuguesa, tendo tal sido alterado aquando da sua divisão para os dois países, tendo como alvo os jovens de cada um dos países.

Uma das características deste canal é não ter apresentadores, apresentando, no entanto, programas relacionados com vários géneros musicais, pensados para o público mais jovem, reportagens, entrevistas e actuações em directo.

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Este canal foi transmitido desde a sua formação até Janeiro de 2005, nos principais operadores de cabo - TV Cabo (também por satélite), TV Tel, Cabovisão, Pluricanal e Bragatel.

Apresentava uma grande componente ligada à música portuguesa (Lúcia Moniz, Da Weasel, GNR, RAMP, Dialema, Moonspell, Toranja, Fingertips, Madredeus...), sendo a restante ligada ao panorama musical internacional. Uma das suas características era o desfilar constante de sms no rodapé do ecrã.

Em 13 de Janeiro, foi substituído por outro produto da Multicanal, o The Biography Channel Spain & Portugal. Esta decisão, tomada pela produtora, deveu-se segundo ela aos fracos resultados obtidos. A decisão de suspender o Sol Música decorreu de um estudo realizado ao longo dos últimos meses, após o qual os responsáveis pelo canal concluíram que são várias as razões que justificam os baixos níveis de audiência alcançados, nomeadamente o não serem produzidos conteúdos suficientes que sustentem um canal de música portuguesa, o limitado apoio à música nacional motivado pela crise vivida pela indústria discográfica portuguesa, e os jovens portugueses demonstrarem, cada vez mais, um maior interesse pela música internacional, oferta disponibilizada pelos restantes canais de música.

Apesar das emissões do Sol Música Portugal terem acabado, a Pluricanal continuou com a emissão do canal, embora da sua versão Espanhola (Sol Música Espanha), tendo o substituído em 2006 pelo The Biography Channel.

Em Espanha[editar | editar código-fonte]

Este canal não foi cancelado em Espanha, sendo, naquele país, dedicado à música espanhola da actualidade, e estando disponível nos principais operadores de cabo.