The Grim Adventures of Billy and Mandy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ConstructionClock.PNG
Este artigo foi considerado insuficiente por um ou mais editores, devendo ser movido para manutenção por um administrador ou eliminador.
  • Justificativa: Sem fonte alguma, mas com várias IW
  • Proponente: Yanguas diz!-fiz 00h48min de 30 de outubro de 2019 (UTC)
  • Último editor: João Justiceiro


The Grim Adventures of Billy and Mandy
  • As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena
  • As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy
 (PT)
Abertura da série.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 22 minutos
Criador(es) Maxwell Atoms
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Elenco Richard Steven Horvitz
Grey DeLisle
Greg Eagles
Vanessa Marshall
Jane Carr
Rachael MacFarlane
Jennifer Hale
Dee Bradley Baker
Phil LaMarr
Martin Jarvis
Debi Derryberry
Diedrich Bader
Maxwell Atoms
Exibição
Emissora de televisão original Cartoon Network
Transmissão original 13 de Junho de 2003 -
12 de Outubro de 2008
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 162 (lista de episódios)
Cronologia
Programas relacionados Mal Encarnado

The Grim Adventures of Billy and Mandy (prt As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena[1], ou As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy[2]) é uma série de televisão de animação americana criada por Maxwell Atoms para a Cartoon Network e é o 14º dos desenhos animados da rede (embora fizesse parte do Diabólico & Sinistro). Ele protagoniza duas crianças: Billy, um garoto de boa sorte e tímido, e Mandy, sua melhor amiga sombria e cínica, que, depois de vencer um jogo de limbo para salvar o hamster de estimação de Billy, ganha o poderoso Ceifador Puro Osso como seu melhor amigo, em eterna servidão e escravidão.

Billy & Mandy começou como uma série de segmentos no Grim & Evil, a partir do qual foi desmembrado, juntamente com o Evil Con Carne, em 24 de agosto de 2001. O programa ocorreu como uma série separada de 13 de junho de 2003 a 9 de novembro de 2007. Na Munheca: Festança do Dia das Bruxas[necessário esclarecer], um filme feito para a TV destinado a servir como piloto de uma nova série spin-off, exibida no dia 12 de outubro de 2008. Além dos episódios, três filmes, dois episódios especiais e dezenove shorts foram feitos. Durante sua série, a série ganhou dois Emmy Awards e um Annie Award , com indicações para um Daytime Emmy Award , três Golden Reel Awards e dois outros Annie Awards .Billy & Mandy também foi transformado em um videogame, além de várias mercadorias licenciadas.

Premissa[editar | editar código-fonte]

A série é centrada nas façanhas de Puro Osso (dublado por Greg Eagles), um Ceifador com sotaque jamaicano e Billy (dublado por Richard Steven Horvitz), um garoto completamente idiota e feliz. Eles são constantemente assistidos por Mandy (Gray DeLisle), uma garota cínica e impiedosa. Depois que Billy e Mandy trapaceiam em uma partida de limbo contra Puro Osso (em retaliação por colocar a barra de limbo muito baixa para que eles afundem), ele é escravizado em uma amizade permanentemente indesejada com as crianças. Puro Osso está infeliz nos primeiros dias de sua servidão, e até fantasia em matá-los várias vezes. No entanto, com o passar do tempo, ele gradualmente se adapta à nova vida e até cresce para cuidar de Billy e Mandy, mesmo que apenas um pouco. Apesar disso, ele mantém um relacionamento de amor e ódio com os dois e deseja se libertar de sua servidão.

Billy e Mandy usam as habilidades e poderes sobrenaturais de Puro Osso para se aventurar em locais ou ambientes sobrenaturais, como o Submundo, ou o Mundo Inferior, habitado por uma variedade de bestas monstruosas grotescas. O par também usa as habilidades sobrenaturais enormemente fortes de Puro Osso ou os laços com vários personagens bestiais para alcançar objetivos ou desejos para si mesmos, geralmente com resultados distorcidos. Monstros fictícios famosos, incluindo Drácula, o Wolfman e o bicho - papão, também são cômicos na série.

Os personagens coadjuvantes incluem Irwin (Vanessa Marshall), um garoto nerd e desajeitado que gosta de Mandy; Harold (Richard Steven Horvitz), o pai de Billy, que é ainda mais burro que o filho; Gladys (Jennifer Hale), a mãe amorosa, mas mentalmente instável, de Billy; Mindy (Rachael MacFarlane), a abelha rainha esnobe, arrogante e mimada da escola de Billy e Mandy; Sperg (Greg Eagles), o valentão local que tem um lado sensível; Fred Fredburger (CH Greenblatt), uma criatura submissa de mente simples e irritante que adora iogurte e nachos congelados; Drácula (Phil LaMarr), um vampiro egoísta que se revelou o avô paterno de Irwin na última temporada do programa.

A série não tem continuidade na maior parte, pois muitos episódios terminam com personagens mortos, exilados ou presos em uma situação. Às vezes, os personagens mostram uma percepção de alguns eventos dos episódios anteriores, mas não há arcos de personagens claros ou tramas coerentes que vinculam o programa.

História[3][editar | editar código-fonte]

A série teve sua gênese em 1995, quando Maxwell Atoms, enquanto ele era júnior na Universidade das Artes da Filadélfia, fez um curta de dois minutos para seu projeto de tese. Intitulado Billy e Mandy em: A Trepanação do Crânio e Você , ele gira em torno de Billy e Mandy (versões de protótipo) discutindo trepanação entre si. No final, Mandy perfura a cabeça de Billy, fazendo com que desmaie após muita perda de sangue, mesmo que ele diga que se sente ótimo. O curta nunca havia sido exibido publicamente até 30 de abril de 2016, durante o primeiro festival anual de filmes da TromAnimation.  Após a exibição, Átomos fez o upload do filme, embora em estado deteriorado após anos de armazenamento, em seu canal no YouTube.

Os átomos originalmente lançaram o conceito de Billy and Mandy para a Nickelodeon , mas ele foi rejeitado apenas uma vez. A existência do programa é o resultado de um evento de pesquisa de telespectadores por telefone e pela Internet, chamado Big Pick da Cartoon Network, realizado de 16 de junho a 25 de agosto de 2000.  As três opções finais foram Grim e Evil (posteriormente divididas em duas séries separadas: As Terríveis Aventuras de Billy, Mandy e Evil Con Carne ), O que Aconteceu com ... Robot Jones? e Longhair e Doubledome .  Dos três, Grim e Evil alcançaram o maior número de votos com 57%;Robot Jones ficou em segundo lugar com 23%, enquanto Longhair e Doubledome receberam 20% dos votos.

Originalmente parte de Grim & Evil, Billy & Mandy serviu como o show principal. Em cada episódio, um curta de Evil Con Carne foi colocado entre dois shorts Grim .  Na ocasião, era o contrário, com dois shorts Evil e um Grim short. A série estreou em 24 de agosto de 2001, durante o Cartoon Cartoon Fridays Big Pick Weekend .

Em 13 de junho de 2003, a rede separou os dois segmentos e deu a cada um o seu próprio programa completo. O show de curta duração Evil Con Carne foi cancelado assim que a temporada já produzida foi ao ar. Alguns personagens de Evil Con Carne apareceram ocasionalmente em The Grim Adventures of Billy & Mandy . O general Skarr tornou-se um personagem oficial do programa no episódio "Skarred for Life", onde ele se torna o novo vizinho de Billy, e em "Company Halt", o nono episódio da temporada final que funciona como o verdadeiro final da série para Evil Con CarneGhastly, Hector, Boskov e Stomach reiniciam sua organização maligna e convencem Skarr a se juntar a eles, mas seus planos são frustrados por Billy e Mandy, e Skarr volta a viver sua vida como uma pessoa normal.

Episódios[editar | editar código-fonte]

TemporadaSegmentosEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
1482324 de agosto de 2001 (2001-08-24)31 de outubro de 2003 (2003-10-31)
217811 de junho de 2004 (2004-06-11)30 de julho de 2004 (2004-07-30)
325141 de outubro de 2004 (2004-10-01)10 de junho de 2005 (2005-06-10)
41417 de junho de 2005 (2005-06-17)2 de dezembro de 2005 (2005-12-02)
524136 de janeiro de 2006 (2006-01-06)9 de agosto de 2006 (2006-08-09)
621116 de outubro de 2006 (2006-10-06)9 de novembro de 2007 (2007-11-09)
F&EN/A430 de março de 2007 (2007-03-30)12 de outubro de 2008 (2008-10-12)

Recepção[editar | editar código-fonte]

The Grim Adventures of Billy & Mandy recebeu elogios da crítica e se tornou uma das séries mais populares e classificadas da Cartoon Network.[4] Common Sense Media atribuiu ao programa uma classificação de 3/5 estrelas e declarou que possui "piadas idiotas e referências culturais obscuras" e recomenda que a idade do espectador tenha pelo menos 8 anos de idade.[5]  A série ganhou um Annie Award,[6] dois Emmy Awards[7] e, incluindo essas três vitórias, foi nomeada nove vezes para vários prêmios. Novos episódios foram transmitidos às sextas-feiras da Cartoon Network às 19h30 para mais de 1 milhão de telespectadores por episódio.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Filmes de TV[editar | editar código-fonte]

Billy e Mandy contra o Bicho Papão[editar | editar código-fonte]

Três filmes de TV foram feitos para a série. O primeiro foi chamado de Big Boogey Adventure, de Billy & Mandy, e foi lançado em DVD em abril de 2007.[8] Common Sense Media deu ao filme 2/5 estrelas e destina-se a crianças com mais de 8 anos de idade, que o chamam de "inegavelmente nojento e tão inegavelmente engraçado ".[9] DVDverdict.com também deu uma boa crítica ao filme.[10]

Resumo[editar | editar código-fonte]

Duas semanas no futuro, Endsville é governada por um ditador conhecido como Lorde do Horror, e Arrepio (o imediato do Bicho-Papão no navio Baía Papão) envia dois robôs chamados Mandróid e Billybot para destruir Billy e Mandy no passado e substituí-los e impedir que Puro Osso pegue a Manopla do Horror,deixando o caminho livre para Papão.

Enquanto isso, duas semanas antes,Puro Osso é processado pelo Bicho-Papão por negligência do dever e uso indevido dos seus poderes e roubos frequentes de sua foice: sua foice já foi roubada por: Billy, Mandy, pai do Billy (Harold), mãe do Billy (Gladys), Jack Cabeça-de-Abobora, primo do Billy (não foi Nergal Jr), Clube Secreto da Cobra, um espantalho, ele mesmo (o Bicho-Papão), Mamãe Noel, um sanduíche de peito de peru (com pouca maionese) etc. Ele é considerado culpado e perde sua foice. O Bicho-Papão leva Puro Osso, Billy, Mandy e Irwin para uma estadia em seu navio no Rio Estige, mas eles fogem e vão em busca da Manopla do Horror, um objeto sombrio que realiza seus piores temores e Puro Osso a quer para reaver seus poderes, sua foice e seu emprego. Mas o Bicho Papão também a quer para voltar a assustar pessoas. O Billy de duas semanas no futuro volta no tempo para avisar que Mandy se tornará o Lorde do Horror se não a impedirem de pegar a Manopla.

De volta para o futuro, Billy descobre que outra pessoa pegou a Manopla: Fred Fredburger.

Billy & Mandy: A Ira da Rainha Aranha[11][editar | editar código-fonte]

Um segundo filme, Ira da Rainha Aranha, também foi lançado em 2007. Foi baseado em uma rainha aranha do passado distante de Puro Osso, que tenta se vingar dele porque ela deveria ser a ceifeira. Enquanto isso, mantendo o tema da aranha, Billy aprende a amar seu filho aranha, Jeff.

Na Munheca: Festança do Dia das Bruxas[12][editar | editar código-fonte]

Em 12 de outubro de 2008, estreou um terceiro e último filme derivado, intitulado Na Munheca: Festança do Dias das Bruxas. O foco principal do filme é Irwin, Jeff, o Aranha, Hoss Delgado, General Skarr e Fred Fredburger, acidentalmente se unindo para derrotar uma invasão de monstros de barra de chocolate, liderados por um coelho malvado de marshmallow, na noite de Halloween.

Música[editar | editar código-fonte]

Os compositores da série são Gregory Hinde , Drew Neumann e Guy Moon.[13][14] Além disso, Aurelio Voltaire fez duas músicas para o show , o episódio "O Pequeno Rock dos Horrores", que parodia o musical Little Shop of Horrors , apresenta uma música intitulada " BRAINS! "[15][16] e, em Contra o Bicho Papão, de Billy & Mandy , a música "Land of the Dead" é tocada nos créditos de abertura.[17] Ambas as músicas fazem parte do álbum Spooky Songs For Creepy Kids .[15] O episódio da segunda temporada, "Batalha de Bandas", também contou com a música "Darkness", da banda de metal SPF 1000. Houve também uma ocorrência no final do especial de Natal intitulada "Billy & Mandy Salvam o Natal", em que a música dos créditos finais é a música "Round and Round" da banda de heavy metal Ratt.

Videogame[editar | editar código-fonte]

Um videogame inspirado na série foi desenvolvido pela Midway Games e lançado em 2 de outubro de 2006.[18] É um jogo de luta em 3D. O videogame recebeu boas críticas: a GameSpot[19] deu uma nota de 6,6/10[20] por Greg Mueller, ele continua dizendo que, embora seja divertido pelas "primeiras horas" e tenha "jogabilidade acelerada", a ação do jogo recebe velho rapidamente "e tem um modo de história muito curta.[21] IGN deu ao jogo uma boa pontuação de 7.2/10, destacando sua apresentação e apelo.[22] Metacritic atribuiu ao jogo uma classificação de 61/100, com base em 10 críticas.[23]

Universo de Billy e Mandy[editar | editar código-fonte]

A maior parte do desenho se passa em Endsville, a cidade natal de Billy e Mandy. Não é determinada sua localização, nem sua idade, mas de acordo com a série ela tem origem medieval apesar de provavelmente situar-se nos Estados Unidos. Puro Osso tem acesso ao submundo, abrindo um vórtice usando sua foice, e visita vários planos da existência, incluindo variações do Além, como o Nirvana, Asgard e o "Baixo Diabo".

Billy e Mandy viajaram com Puro Osso a diversas dimensões como os Salões do Tempo (onde acidentalmente viraram as suas ampulhetas da vida e passaram a rejuvenescer até desaparecerem), o Circo do Medo (onde crianças humanas fazem parte do show de horrores) e até o Asilo do Submundo (que abriga antigos monstros dos contos de horror, como o Drácula, a Noiva do Frankenstein e o Lobisomem).

A foice de Puro Osso também pode invocar monstros, criaturas sobrenaturais e habitantes do Submundo a Endsville, além de levar as almas das pessoas para o Além. O universo é o mesmo de Mal Encarnado, do mesmo criador, sendo que os personagens dos dois desenhos se encontram em alguns episódios.

No episódio da terceira temporada, "Uma Vez Cicatriz", o General Cicatriz se torna vizinho de Billy, mas ainda possui o desejo reprimido de dominar o mundo e roubar a foice de Puro Osso, ao saber de seus poderes. As duas crianças estudam em uma escola particular e, de vez em quando, aparecem usando uniformes.

Televisão internacional[editar | editar código-fonte]

 Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, estreou no Cartoon Network em 2004, com dublagem brasileira. Pouco tempo depois também começou a ser exibido no SBT, aos fins de semana.[24]

Portugal Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a série foi adquirida pelo Cartoon Network Europa em 2004/2005 para passar no idioma original. Em 2006, a RTP2 (naquela altura era a 2:) estreou o desenho no Zig Zag, nas manhãs de semana, com uma dobragem portuguesa e título diferentes. Foi exibido até 2007 e o canal nunca a finalizou.

Em 2014, o Cartoon Network Portugal transmitiu as duas primeiras temporadas e o especial de Natal com uma nova dobragem portuguesa. O desenho passou de dia e mais tarde foi mandado para às 6h da manhã e depois foi retirado da programação.

Dubladores no Brasil[editar | editar código-fonte]

Personagem Dublador
Billy Pedro Eugênio[25]
Mandy Nair Amorim[26]
Puro Osso Orlando Drummond[27][28]
Irwin Rodrigo Antas[29]
Pudim Charles Emmanuel[30]
Nirgel Planter
Nergal Carlos Seidl
Hoss Delgado Luiz Carlos Persy (1ª voz)[31] | Jorge Vasconcellos
Pai do Billy Maurício Berger
Mãe do Billy Maria Helena Pader e Geisa Vidal
Mindy Ana Lúcia Menezes
Jeff Duda Espinoza
Sperg Peterson Adriano
Jack Cabeça-de-Abóbora Alexandre Moreno
Nervo-exposto da Mandy Ricardo Schnetzer
Cicatriz Hamilton Ricardo
Personagens secundários Isaac Bardavid

Especiais[editar | editar código-fonte]

Título em outros países[editar | editar código-fonte]

  • Inglês - "The Grim Adventures of Billy & Mandy"
  • Itália - "Le Tenebrose Avventure di Billy e Mandy"
  • India - "बिली मैंडी और लाइफ में हड्डी" "Billy Mandy Aur Life Mein Haddi" (1st Hindi dub) and "हड्डी मेरा बडी" (2nd Hindi dub) "Haddi Mera Buddy"
  • América Latina - "Las Sombrías Aventuras de Billy y Mandy"
  • Espanha - "Las macabras aventuras de Billy y Mandy"
  • Portugal - "As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena" (RTP2) and "As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy" (Cartoon Network Portugal)
  • Brasil - "As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy"
  • Hungria - "Billy és Mandy kalandjai a kaszással"
  • Alemanha - "Die gruseligen Abenteuer von Billy und Mandy"
  • França - "Billy et Mandy, aventuriers de l'au-delà"
  • Holanda - "De Grimmige Avonturen van Billy en Mandy"
  • Russia - "Ужасные приключения Билли и Мэнди"
  • Japão -"ビリー&マンディ"
  • Grécia - "Οι Grim περιπέτειες του Billy και του Mandy"
  • Suécia - "Grymma sagor med Billy och Mandy"
  • China - "愛酷一族"
  • Taiwan - "大鼻與酷蒂"
  • Finlândia - "Billy ja Mandyn harhaiset seikkailut"
  • Dinamarca - "Grumme eventyr med Billy og Mandy"
  • Noruega - "Skumle eventyr med Billy og Randi"
  • Israel - "ההרפתקאות של בילי ומנדי"
  • Tailandia - "การผจญภัยของบิลลี่และแมนดี้"
  • Bulgária - "Мрачните приключения на Били и Манди"
  • Romenia - "Negrele aventuri ale lui Billy și Mandy"
  • Polonia - "Mroczne przygody Billy’ego i Mandy"
  • Arabia - "بيلي وماندي"

Veja também[editar | editar código-fonte]

  1. Portugal, Rádio e Televisão de. «AS AVENTURAS HORRIPILANTES DO BETO E DA MENA - Infantis e Juvenis - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 16 de novembro de 2019 
  2. «As Aventuras Assustadoras de Billy e Mandy | Joga Jogos, Assiste a Vídeos e Faz Downloads | Cartoon Network». www.cartoonnetwork.pt. Consultado em 16 de novembro de 2019 
  3. Motamayor, Rafael (21 de junho de 2018). «Series creator Maxwell Atoms gets emotional, man, on the 15th anniversary of The Grim Adventures of Billy & Mandy». SYFY WIRE (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2019 
  4. Time +, Sydney Bucksbaum May 2019-IN Adventure. «Top 15 Most Watched Cartoon Network Shows». TV Time (em inglês). Consultado em 3 de novembro de 2019 
  5. «The Grim Adventures of Billy and Mandy - TV Review». www.commonsensemedia.org (em inglês). 22 de março de 2007. Consultado em 3 de novembro de 2019 
  6. «47th Annual Annie Awards». annieawards.org (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2019 
  7. «The Grim Adventures Of Billy & Mandy». Television Academy (em inglês). Consultado em 16 de novembro de 2019 
  8. «Billy & Mandy's Big Boogey Adventure DVD». CD Universe. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 28 de Março de 2014 
  9. «Billy and Mandy's Big Boogey Adventure». Common Sense Media. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 27 de Setembro de 2013 
  10. «Billy And Mandy's Big Boogey Adventure (Review)». DVD Verdict. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 6 de Março de 2012 
  11. «The Grim Adventures of Billy & Mandy - Billy & Mandy: Wrath of the Spider Queen - TheTVDB.com». www.thetvdb.com. Consultado em 16 de novembro de 2019 
  12. «The Grim Adventures of Billy & Mandy - Underfist: Halloween Bash - TheTVDB.com». www.thetvdb.com. Consultado em 16 de novembro de 2019 
  13. «Drew Neumann Credits». DrewNeumann.com. Consultado em 27 de maio de 2012. Cópia arquivada em 8 de Março de 2012 
  14. «Guy-Moon». The New York Times. Consultado em 27 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 31 de Maio de 2013 
  15. a b «Brains! (From The Grim Adventures of Billy and Mandy)». Amazon.com. Consultado em 27 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 26 de Agosto de 2014 
  16. «Little Rock of Horror». Cartoon Network. Cópia arquivada em 13 de Junho de 2012 
  17. «New Voltaire Album!». AdventureQuest Worlds. Consultado em 27 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 29 de Março de 2012 
  18. «The Grim Adventures of Billy & Mandy (Video game)». BBFC. Consultado em 26 de Maio de 2012 
  19. «The Grim Adventures of Billy & Mandy Review». GameSpot (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2019 
  20. «The Grim Adventures of Billy & Mandy». GameSpot (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2019 
  21. «The Grim Adventures of Billy & Mandy Review». GameSpot. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 4 de Fevereiro de 2012 
  22. «The Grim Adventures of Billy & Mandy (Video game review)». IGN. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 14 de Janeiro de 2012 
  23. «The Grim Adventures of Billy & Mandy Wii». Metacritic. Consultado em 26 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 7 de Abril de 2011 
  24. «Desenhos que marcaram época: As Terríveis Aventuras de Billy e Mandy #17 | Minilua». minilua.com. Consultado em 16 de novembro de 2019 
  25. disse, Nacionais Starter Pack: Coisas que fizemos e você precisa ver-Nacionais (15 de janeiro de 2018). «Seis dubladores que você possivelmente não conhece, mas com certeza já ouviu a voz». Pixel Nerd. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  26. ObaOba, Redação. «Conheça o rosto de 14 dubladores famosos no Brasil - ObaOba». Guia da Semana (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2019 
  27. «Conheça os rostos por trás das vozes desses grandes dubladores». Aficionados. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  28. «Orlando Drummond». Wikipédia, a enciclopédia livre. 20 de outubro de 2019 
  29. BILLY E MANDY - Conheça os dubladores, consultado em 14 de novembro de 2019 
  30. «Charles Emmanuel». Wikipédia, a enciclopédia livre. 2 de novembro de 2019 
  31. Gragas, DraconianKingenviado em Taverna do. «Nova dublagem do Gangplank!». boards.br.leagueoflegends.com. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  32. «5 Desenhos Animados para assistir no Halloween». Woo! Magazine. 26 de outubro de 2016. Consultado em 14 de novembro de 2019 
  33. Friz, Roderick J. "Jay" (31 de outubro de 2019). «Billy and Mandy's Jacked Up Halloween». RJ Writing Ink (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2019 
  34. ‎The Grim Adventures of Billy & Mandy, Season 2 (em inglês), consultado em 14 de novembro de 2019