Ben 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ben 10
Logotipo da primeira série Ben 10.
Criador Man of Action (Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle)
Trabalho original Ben 10
Filmes e televisão
Filmes Ben 10: O Segredo do Omnitrix (2007)
Ben 10: Corrida Contra o Tempo (2007)
Ben 10: Invasão Alienígena (2009)
Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos (2011)
Ben 10: Destruição Alienígena (2012)
Programas televisivos Ben 10 (2005-2008)
Ben 10 Força Alienígena (2008-2010)
Ben 10: Supremacia Alienígena (2010-2012)
Ben 10: Omniverse (2012-presente)
Lazer
Brinquedos Uma vasta quantidade de brinquedos licenciados
Jogos eletrônicos Ben 10: O Protetor da Terra
Ben 10 Força Alienígena
Ben 10: Força Alienígena: O Ataque de Vilgax
Ben 10: Força Alienígena: O Domínio de Hex
Ben 10: Supremacia Alienígena: Destruição Cósmica
Ben 10: Corrida Galáctica
Ben 10: Omniverse

Ben 10 é uma aclamada franquia de desenhos animados norte-americana criada por "Man of Action" (um grupo formado por Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle) e é produzida pelo Cartoon Network Studios.Ben 10 foi eleito um dos melhores animes dos últimos tempos segundo o Japão.

A franquia passa sobre um menino que usa um dispositivo extraterrestre em formato de relógio de pulso, que a cada série é renovada ou trocada por algum motivo. Omnitrix, o nome original, permite se transformar em diversas criaturas alienígenas.

A franquia Ben 10 já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares em vendas de varejo na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e já vendeu 100 milhões de brinquedos em todo o mundo.[1]

Séries[editar | editar código-fonte]

Ben 10[editar | editar código-fonte]

Aos 10 anos de idade, Benjamim (Ben) Tennyson descobre um dispositivo alienígena na floresta chamado o Omnitrix, que lhe permite se transformar em 10 diferentes espécies alienígenas. Ao longo de suas férias de verão, viajando o país num furgão com seu avô Max e de sua prima Gwen, Ben luta contra o crime e alienígenas do mal com seus novos poderes, adquirindo a capacidade de se transformar em mais seis novos alienígenas ao longo do caminho.

Ben 10: Força Alienígena[editar | editar código-fonte]

Cinco anos após a série original, Ben reaparece sem o Omnitrix, até o desaparecimento de seu avô Max, tendo que colocá-lo de volta, reiniciando e dando a Ben um novo conjunto de 10 alienígenas. Junto de Gwen e seu antigo inimigo Kevin eles partem em missões encarando novos vilões e adquirindo novos alienígenas pelo tempo.[2] A série fora originalmente intitulado Ben 10: Hero Generation (em tradução livre: Ben 10: Geração de Heróis).[3] nessa série começa a revolução dos ETs com o lema vem pro espaço

Ben 10: Supremacia Alienígena[editar | editar código-fonte]

Após a destruição do Ominitrix original Ben recebe o Superominitrix, uma versão melhorada do Omnitrix capaz de evoluir alguns alienígenas. Ainda na companhia de Gwen e Kevin ele continua sua luta contra os alienígenas e adquire mais espécies alienígenas. Na primeira temporada ele luta contra Aggregor, um Osmosiano que tenta dominar o universo. Após isso Kevin se torna mais uma vez possuído pelo Superomnitrix agindo como um vilão até voltar ao normal no final da temporada. Na segunda temporada os Cavaleiros Eternos pressentem a chegada de Diagon, um monstro destruidor que tenta dominar o universo. Nisso surge Sir George um cavaleiro que ajuda Ben em seu combate contra Diagon através da poderosa Espada Ascalon.[4]

Ben 10: Omniverse[editar | editar código-fonte]

Atualmente exibida no Brasil pelo Cartoon Network. Ben recebe um novo Omnitrix, com novas transformações.Esta versão é a original, ele protótipos ao longo de sua jornada, foi começada a ser produzida logo quando ganhou seu primeiro Omnitrix No entanto, este Omnitrix ainda está em fase de testes e nem sempre fornece ao Ben a transformação no alien que ele pediu, transformando-o em outra coisa, o que cria situações engraçadas para o nosso herói. O traço do desenho mudou um pouco e incomodou alguns fãs (Ben e demais personagens aparecem sem pupilas nos olhos). O diretor e criador dessa temporada de ben 10 e Willy Junior[5] Yuri Lowenthal, Greg Cipes and Ashley Johnson (dubladores da segunda e terceira série) continuaram com seus papéis como Ben, Gwen e Kevin, respectivamente, assim como foi em Alien Force e Ultimate Alien.[6]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Veja também: Lista de alienígenas de Ben 10/Lista de vilões de Ben 10 A franquia tem uma variedade de tipos de personagens como: seres humanos, alienígenas e também personagens híbridos de espécies.

Elementos da franquia[editar | editar código-fonte]

Omnitrix/Superomnitrix[editar | editar código-fonte]

O Omnitrix como visto em Força Alienígena, destacando o símbolo contido nos emblemas dos Encanadores

Caindo acidentalmente nas mãos de Ben Tennyson, o Omnitrix e sua posterior versão o Superomnitrix (Ultimatrix, no original) são o elemento central da série. Eles são dispositivos alienígenas de tecnologia nível 20 desenvolvido por Azmuth, que transforma o usuário em qualquer uma de uma série de seres alienígenas.

O Omnitrix aparece nas duas primeiras encarnações da franquia (Ben 10 e Ben 10: Força Alienígena) e o Superomnitrix na terceira encarnação (Ben 10: Supremacia Alienígena). No episódio final de Supremacia Alienígena, Azmuth leva o Superomnitrix de Ben e o substitui por um novo Omnitrix - o original por ter sido apenas um protótipo.

Azmuth revela que o verdadeiro propósito do Omnitrix foi permitir que os diversos seres do universo entendessem a vida na pele um do outro, e para ressuscitar espécies inteligentes extintas. Na primeira série ele costumava ser o foco principal, mas depois foi tornando-se um elemento secundário na história.

Encanadores[editar | editar código-fonte]

Os Encanadores (Pumblers, no original) são uma organização galática de heróis espaciais que lutam pela paz do universo a milhares de anos. No começo eles foram apresentados na série original ao Vô Max mencionar ter servido a essa organização no passado como Magistrado Tennyson. Durante essa fase pouca coisa é revelada sobre a organização até as demais temporadas quando se torna foco principal da série ao aparecerem os ajudantes e magistrados no decorrer da série.

Eles são alienígenas das mais variadas espécies capazes de controlarem armas de alta tecnologia além de portarem um distintivo com o mesmo símbolo contido no Omnitrix capaz de servir como mapa, tradutor, entre outras funções. A partir de Força Alienígena, Ben, Gwen e Kevin se tornam Encanadores e em Omniverse passa a surgir uma base na Terra.

Alienígenas[editar | editar código-fonte]

São basicamente o foco principal de toda série, depois do Omnitrix. Cada espécie é oriunda de um planeta diferente e possui um poder especial. A princípio eles foram apresentados pelo Omnitrix de Ben até suas primeiras batalhas contra Vilgax e descobrir a existência de seres inteligentes em outros planetas. Até o final da série Supremacia Alienígena nenhum alienígena costumava frequentar a Terra até com o tempo eles passarem a frequentar e conviverem no planeta.

Mana[editar | editar código-fonte]

A partir da fase Força Alienígena é revelado a existência da Mana, uma forma de energia vital rosada da qual todos os seres vivos possuem. A mana é frequentemente usada por alienígenas chamados Anoditas e também por seres híbridos por ela como o caso da Gwen, embora que também possa ser usada por seres oriundos de Ledgerdomain como Hex e Encantriz. Com a Mana ela pode servir de ataque ou defesa criando barreiras e raios de energia. No começo ela era chamada de magia.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ben 10: O Segredo do Omnitrix[editar | editar código-fonte]

Ben 10: Corrida Contra o Tempo[editar | editar código-fonte]

Ben 10: Invasão Alienígena[editar | editar código-fonte]

Ben 10: Destruição Alienígena[editar | editar código-fonte]

Ben 10 e Mutante Rex: Heróis Unidos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]