Ben 10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ben 10
Logotipo da primeira temporada da série "Ben 10".
Criador Man of Action (Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle)
Trabalho original Ben 10
Filmes e televisão
Filmes Ben 10: O Segredo do Omnitrix (2007)
Ben 10: Corrida Contra o Tempo (2007)
Ben 10: Invasão Alienígena (2009)
Ben 10/Mutante Rex: Heróis Unidos (2011)
Ben 10: Destruição Alienígena (2012)
Programas televisivos Ben 10 (2005-2008)
Ben 10 Força Alienígena (2008-2010)
Ben 10: Supremacia Alienígena (2010-2012)
Ben 10: Omniverse (2012-2014)
Lazer
Brinquedos Uma vasta quantidade de brinquedos licenciados.
Jogos eletrônicos Ben 10: O Protetor da Terra
Ben 10 Força Alienígena
Ben 10: Força Alienígena: O Ataque de Vilgax
Ben 10: Força Alienígena: O Domínio de Hex
Ben 10: Supremacia Alienígena: Destruição Cósmica
Ben 10: Corrida Galática
Ben 10: Omniverse
Áudio
Trilha sonora Trilhas sonoras variadas como "Ben 10", "Alien Single", entre outras.
Músicas Ben 10 Official Music
Outros
Site oficial www.cartoonnetwork.com.br/ben10

Ben 10 é uma aclamada franquia de desenhos animados norte-americana criada por "Man of Action" (um grupo formado por Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle) e é produzida pelo Cartoon Network Studios.

A franquia passa sobre um garoto que usa um dispositivo extraterrestre em formato de relógio de pulso, que a cada série é renovado ou trocado por algum motivo. Omnitrix, o nome original, permite se transformar em diversas criaturas alienígenas.

A franquia Ben 10 já arrecadou mais de 2 bilhões de dólares em vendas de varejo na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e já vendeu 100 milhões de brinquedos em todo o mundo.[1]

Séries[editar | editar código-fonte]

Ben 10[editar | editar código-fonte]

Aos 10 anos de idade, Benjamin (Ben) Tennyson descobre um dispositivo alienígena na floresta chamado o Omnitrix, que lhe permite se transformar em 10 diferentes espécies alienígenas. Ao longo de suas férias de verão, viajando o país num trailer com seu avô Max e de sua prima Gwen, Ben luta contra o crime e alienígenas do mal com seus novos poderes, adquirindo a capacidade de se transformar em mais seis novos alienígenas ao longo do caminho.

Ben 10: Força Alienígena[editar | editar código-fonte]

Cinco anos após a série original, Ben reaparece sem o Omnitrix, até o desaparecimento de seu avô Max, tendo que colocá-lo de volta, reiniciando e dando a Ben um novo conjunto de 10 alienígenas. Junto de Gwen e seu antigo inimigo Kevin eles partem em missões encarando novos vilões e adquirindo novos alienígenas pelo tempo.[2] A série fora originalmente intitulado Ben 10: Hero Generation (em tradução livre: Ben 10: Geração de Heróis).[3] nessa série começa a revolução dos ETs com o lema vem pro espaço.

Ben 10: Supremacia Alienígena[editar | editar código-fonte]

Após a destruição do Ominitrix original Ben recebe o Superominitrix, uma versão melhorada do Omnitrix capaz de evoluir alguns alienígenas. Ainda na companhia de Gwen e Kevin ele continua sua luta contra os alienígenas e adquire mais espécies alienígenas. Na primeira temporada ele luta contra Aggregor, um Osmosiano que tenta dominar o universo. Após isso Kevin se torna mais uma vez possuído pelo Superomnitrix agindo como um vilão até voltar ao normal no final da temporada. Na segunda temporada os Cavaleiros Eternos pressentem a chegada de Diagon, um monstro destruidor que tenta dominar o universo. Nisso surge Sir George um cavaleiro que ajuda Ben em seu combate contra Diagon através da poderosa Espada Ascalon.[4]

Ben 10: Omniverse[editar | editar código-fonte]

Atualmente exibida no Brasil pelo Cartoon Network. Ben recebe um novo Omnitrix, com novas transformações.Esta versão é a original, ele protótipos ao longo de sua jornada, foi começada a ser produzida logo quando ganhou seu primeiro Omnitrix No entanto, este Omnitrix ainda está em fase de testes e nem sempre fornece ao Ben a transformação no alien que ele pediu, transformando-o em outra coisa, o que cria situações engraçadas para o nosso herói. O traço do desenho mudou um pouco e incomodou alguns fãs (Ben e demais personagens aparecem sem pupilas nos olhos). O diretor e criador dessa temporada de ben 10 e Willy Junior[5] Yuri Lowenthal, Greg Cipes e Ashley Johnson (dubladores da segunda e terceira série) continuaram com seus papéis como Ben, Gwen e Kevin, respectivamente, assim como foi em Alien Force e Ultimate Alien.Em Ben 10: Omniverse háverá 6 logotipos: Ben 10: Omniverse Um Novo Começo; Ben 10: Omniverse A Vingança de Malware; Ben 10: Omniverse Invasão Ben 10: Omniverse Duelo das Duplicatas; Ben 10: Omniverse Monstros Galácticos;le liméro de ben 10 je vulévor ben10 Ben 10: Omniverse Os Torcedores do Mal

Personagens principais:

Benjamin tennyson (Ben)-É um garoto que está sempre tentando ter aventuras alienígenas antes de suas férias terminarem. No dia das férias não gostou da idéia de Gwen passar o verão junto a eles. Quando achou o relógio chamado Omnitrix, não conhecia o nome. Transforma-se no Chama (alien composto por fogo) e queima a floresta.Não gosta de passear no trailer de seu avô Max.Odeia sua prima, não tem amigos na escola.Seu pior vilão é o Vilgax.


Gwendollyn tennyson (Gwen)-É estudiosa, inteligente que vive com seu laptop. Odeia seu primo, tentou ir para uma escola de estudos no episódio "Susto do fantasmatico" mas pela loucura de Ben ela não foi aceita na escola. Já foi possuída pelo fantasmatico e sequestrada pelo Zombozo.

Maxxiel tennyson (Max)-Foi um encanador mas teve que se aposentar pela idade. Leva Ben e Gwen para passar férias em seu trailer, a Lata Velha.Quando o relógio ficou preso no pulso de Ben revelou ser um Encanador que protegia a terra dos alienígenas. Gosta de pescar e de Charlenne a quem inventou o Omnitrix junto com Azmuth.

Elementos da franquia[editar | editar código-fonte]

Omnitrix/Superomnitrix[editar | editar código-fonte]

O Omnitrix como visto em Força Alienígena, destacando o símbolo contido nos emblemas dos Encanadores

Caindo acidentalmente nas mãos de Ben Tennyson, o Omnitrix e sua posterior versão o Superomnitrix (Ultimatrix, no original) são o elemento central da série. Eles são dispositivos alienígenas de tecnologia nível 20 desenvolvido por Azmuth, que transforma o usuário em qualquer uma de uma série de seres alienígenas.

O Omnitrix aparece nas duas primeiras séries de animação da franquia (Ben 10 e Ben 10: Força Alienígena) e o Superomnitrix na terceira série de animação (Ben 10: Supremacia Alienígena). No episódio final de Supremacia Alienígena, Azmuth leva o Superomnitrix de Ben e o substitui por um novo Omnitrix - o original por ter sido apenas um protótipo.

Azmuth revela que o verdadeiro propósito do Omnitrix foi permitir que os diversos seres do universo entendessem a vida na pele um do outro, e para ressuscitar espécies inteligentes extintas. Na primeira série ele costumava ser o foco principal, mas depois foi tornando-se um elemento secundário na história.

Encanadores[editar | editar código-fonte]

Os Encanadores (Pumblers, no original) são uma organização galática de heróis espaciais que lutam pela paz do universo a milhares de anos. No começo eles foram apresentados na série original ao Vô Max mencionar ter servido a essa organização no passado como Magistrado Tennyson. Durante essa fase pouca coisa é revelada sobre a organização até as demais temporadas quando se torna foco principal da série ao aparecerem os ajudantes e magistrados no decorrer da série.

Eles são alienígenas das mais variadas espécies capazes de controlarem armas de alta tecnologia além de portarem um distintivo com o mesmo símbolo contido no Omnitrix capaz de servir como mapa, tradutor, entre outras funções. A partir de Força Alienígena, Ben, Gwen e Kevin se tornam Encanadores e em Omniverse passa a surgir uma base na Terra.

Alienígenas[editar | editar código-fonte]

Os seres alienígenas são um dos focos principal da série, tanto quanto o Omnitrix. Cada espécie é oriunda de um planeta diferente, possui um poder especial e habilidade. A princípio eles foram apresentados pelo Omnitrix de Ben até suas primeiras batalhas contra Vilgax e descobrir a existência de seres inteligentes em outros planetas. Até o final da série Supremacia Alienígena nenhum alienígena costumava frequentar a Terra até com o tempo eles passarem a frequentar e conviverem no planeta, isto passa a ser mostrado com maior frequência na série Omniverse quando inúmeras civilizações passam a morar no subterrâneo de Bellwood, a Cidade de Baixo.

Mana[editar | editar código-fonte]

A partir da fase Força Alienígena é revelado a existência da Mana, uma forma de energia vital rosada da qual todos os seres vivos possuem. A mana é controlado por alienígenas chamados Anoditas e também por seres híbridos por ela como o caso da Gwen, embora que também possa ser usada por seres oriundos de Ledgerdomain como Hex e Encantriz. Com a Mana ela pode servir de ataque ou defesa criando barreiras,e raios de energia. No começo ela era chamada de magia.

Filmes e especiais[editar | editar código-fonte]

Até o momento a franquia possui em torno de 4 filmes e um especial de televisão. O primeiro filme O Segredo do Omnitrix, foi lançado em 2007 após o término da primeira série, sendo o único a conter o mesmo estilo de animação tradicional em 2D do desenho animado. Seu sucessor Corrida Contra o Tempo lançado no mesmo ano também é baseado na primeira série, porém seguindo estilo live-action misturado com animação computadorizada. O mesmo estilo também é usado em Invasão Alienígena de 2009 que vem a ser o único baseado na série Força Alienígena. Destruição Alienígena de 2012, é o terceiro baseado na série original e leva estilo de animação 3D inteiramente computadorizada.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ben 10