De Pernas pro Ar (2010)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
De Pernas pro Ar
 Brasil
2010 •  cor •  97 min 
Direção Roberto Santucci
Produção Morena Filmes
Coprodução Globo Filmes
Telecine Productions
RioFilme
Produção executiva Camila Medina
Roteiro Marcelo Saback
Paulo Cursino
Elenco Ingrid Guimarães
Maria Paula
Bruno Garcia
Denise Weinberg
Antonio Pedro
Cristina Pereira
João Fernandes
Gênero Comédia
Distribuição Downtown Filmes
Paris Filmes
Lançamento Brasil 31 de dezembro de 2010
Idioma Português
Receita R$ 35 milhões[1]
Cronologia
Último
De Pernas pro Ar 2
(2012)
Próximo
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

De Pernas pro Ar é um filme brasileiro de 2010, do gênero comédia, dirigido por Roberto Santucci e estrelado por Ingrid Guimarães e Maria Paula. Foi inicialmente produzido sob o título Sex Delícia, mas este foi posteriormente alterado após serem feitas pesquisas de opinião.[2]

O filme teve uma pré-estreia no dia 25 de dezembro de 2010,[3] com lançamento oficial em 31 de dezembro.[4]

O filme teve uma sequência: De Pernas pro Ar 2, que estreou nos cinemas brasileiros no dia 28 de dezembro de 2012.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Alice (Ingrid Guimarães) é uma mulher moderna e atribulada que a princípio só pensa em trabalho, dando pouca atenção à sua vida social. Depois de ser demitida e ainda abandonada pelo marido, Alice muda radicalmente quando conhece sua vizinha Marcela (Maria Paula), dona de uma pequena sex shop chamada Sex Delícia.

Alice resolve ajudar Marcela em seus negócios e com sucesso as duas conseguem fazer com que a Sex Delícia se torne uma grande rede de lojas. Mas, além disso, esse novo 'ramo' fará com que Alice aprenda a dar mais valor ao sexo e às pessoas e inclusive enxergar seu marido João (Bruno Garcia) com outros olhos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator ou atriz
Alice Segretto Ingrid Guimarães
João Bruno Garcia
Marcela Maria Paula
Marion Denise Weinberg
Sorriso Antônio Pedro
Rosa Cristina Pereira
Paulinho João Fernandes
Carlos Rodrigo Candelot

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator ou atriz
Daniele Flávia Alessandra
Joca Michel Bercovitch
Raul Charles Paraventi
Drag Queen Marcelo Saback
Dona Lourdes Ada Chaseliov
Denise Larissa Bracher
cliente do Sex Delícia Marcos Pasquim
Rosendo Sérgio Rufino
Pedreiro Ricardo Ferreira

Recepção[editar | editar código-fonte]

Carina Toledo em sua crítica para o Omelete disse que "De Pernas pro Ar traz uma premissa relativamente inusitada, considerando o espectro das comédias brasileiras. Seu roteiro, no entanto, é permeado por uma série de situações comuns ao gênero, que se salvam do fracasso total apenas pelo talento para comédia de Ingrid Guimarães, que faz rir sem parecer forçada."[6]

Jader Santana para o Cinema com Rapadura disse, "Não existem novidades para se falar sobre os quesitos técnicos. Fotografia, direção de arte e trilha sonora não são fatores determinantes para a direção de Santucci e o roteiro de Marcelo Saback e Paulo Cursino. A plasticidade da iluminação, os recursos de câmera lenta e plano detalhe do rosto dos personagens, aliados à música burlesca, fazem 'De Pernas pro Ar' parecer o projeto ampliado de algum programa piloto exibido nos finais de ano na Rede Globo de Televisão."[7]

Felipe Tostes para o Cineplayers disse que "é tão frustrante saber que o maior problema em 'De Pernas pro Ar' esteja exatamente na produção. (...) Cenas como a feira de produtos eróticos, que supostamente deveriam ser enormes, ficam tão pobres que não dá pra entender porque o roteiro não contornou isso. Isso somado a chuvas surgindo do nada, estacionamentos vazios, e até cenas fora de sincronia labial fazem com que um olhar mais apurado torça o nariz pro filme."[8]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «De Pernas Pro Ar 2 arrecada R$ 7 milhões e é líder de bilheteria no Brasil». Rolling Stone. 2 de janeiro de 2013. Consultado em 16 de janeiro de 2013. 
  2. Salgado, Lucas (18 de outubro de 2010). «Filme brasileiro nem estreou e já tem continuação prevista». Adoro Cinema. Consultado em 8 de dezembro de 2010. 
  3. «"De Pernas pro Ar" com Ingrid Guimarães estreia em Curitiba». Banda B. 25 de dezembro de 2010. Consultado em 26 de dezembro de 2010. 
  4. «De Pernas Pro Ar». Cinema10. Consultado em 8 de dezembro de 2010. 
  5. Informações sobre De Pernas Pro Ar 2 no AdoroCinema. Página visitada em 05-06-2012.
  6. Carina Toledo (25 de dezembro de 2010). «De Pernas pro Ar - Crítica». omelete.uol.com.br. Consultado em 14 de outubro de 2016. 
  7. Jader Santana (25 de dezembro de 2010). «De Pernas pro Ar (2010): não é uma obra-prima do humor, mas diverte». cinemacomrapadura.com.br. Consultado em 14 de outubro de 2016. 
  8. Felipe Tostes (3 de janeiro de 2011). «De Pernas Pro Ar (2010) -Crítica». www.cineplayers.com. Consultado em 14 de outubro de 2016. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]