Deezer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2018).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Deezer
Privada
Slogan Leve a música para uma nova dimensão
Indústria Streaming
Fundação 2007 (11 anos)
Fundador(es) Daniel Marhely
Jonathan Benassaya
Sede Paris,  França
Área(s) servida(s) 180+ países
Empregados 500
Clientes Web, Android, BlackBerry, iOS, Windows Phone, Symbian
Serviços Música, podcast, e vídeo
Posição no Alexa Baixa 1172 (Janeiro de 2017)
Website oficial www.deezer.com

Deezer é um dos principais serviços globais de streaming de áudio. Disponível para usuários de mais de 180 países, a plataforma conta com mais de 53 milhões de músicas e 4 milhões de programas de áudio, como podcasts, em seu acervo. É uma empresa de capital fechado, com sede em Paris, e escritórios em Londres, Berlim, Miami, São Paulo e em outros lugares do mundo. O aplicativo está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web. Criada em Paris, França, a Deezer possui 14 milhões de usuários ativos mensais, permitindo que os usuários ouçam conteúdo de música de gravadoras incluindo EMI, Sony, Universal Music Group e Warner Music Group.

A Deezer possui recursos exclusivos como o Flow, uma trilha sonora infinita personalizada baseada nas músicas mais queridas de cada usuário, bem como interações com o aplicativo, que gera recomendações sob medida para os usuários com base em um algoritmo proprietário intuitivo criado por pessoas que amam música. O streaming também possui o Modo Offline, disponível para clientes Premium+, onde é possível escutar os conteúdos da Deezer sem acessar a internet ou gastar dados móveis. Os usuários ainda podem fazer o upload dos seus arquivos em formato MP3 para sua conta, podendo ouvir em qualquer lugar e a qualquer momento - e as faixas adicionadas são armazenadas remotamente.

Compatível com smartphone, tablet, PC, laptop, sistema de home sound, sistema de áudio multimídia de automóveis ou Smart TV, a Deezer também conta com uma série de aplicativos que complementam a experiência musical do usuário. O Stateeztics, por exemplo, é um in-app exclusivo que traça o perfil musical do usuário e mostra suas estatísticas de consumo a partir do seu histórico sonoro. Outra aplicação disponível é o Edjing, que oferece mixagem de músicas com diversas ferramentas de efeitos digitais, além de contar com uma interface bastante intuitiva. Já o usuário que está aprendendo a tocar instrumentos musicais pode contar com o Chordify, que reconhece o som que está tocando na Deezer e faz a transcrição automática da harmonia em cifras.

Além disso, a plataforma possui também uma área “experimental” chamada Deezer Labs, que permite que o usuário conheça novas funções que podem, eventualmente, se tornar ativas na versão final do app. Para acessar é preciso clicar em Configurações no app para dispositivos móveis e verificar qual é o Deezer Labs atual.

História[editar | editar código-fonte]

A Deezer nasceu da necessidade de facilitar a vida de seu fundador Daniel Maherly, e a de seus amigos para baixar e ouvir músicas. Com isso, o idealizador da plataforma desenvolveu o Blogmusik.net para resolver a questão. Em pouco tempo, o blog se tornou muito popular e, evidentemente, a popularidade trouxe a objeção de detentores de direitos autorais, o que gerou o fechamento do site. Não muito depois, Daniel solucionou a questão indo até os donos dos direitos autorais diretamente – o que levou a um acordo histórico sendo assinado em 2007. O antigo site Blogmusik voltou ao ar com o nome de Deezer e o primeiro serviço de streaming musical nasceu na França.

Após o período de consolidação no mercado, em 2009, a Deezer lançou o plano de assinaturas Premium+, que possibilita clientes a ouvir música sem interrupção publicitária. No ano seguinte, em 2010, a Deezer fechou uma parceria com a Orange France - primeira com uma empresa de telecomunicações - para oferecer o Premium+ à base de clientes da Orange.

Entre 2011 e 2013, o streaming começou o seu processo de expansão global e a Deezer chegou no Reino Unido, Alemanha, México, Colômbia, Países Baixos, África do Sul, além de Países Bálticos e Nórdicos – o lançamento no Brasil aconteceu em 2013.

Em 2014, a empresa implementou recursos de downloads das faixas para executá-las no modo off-line. Outro recurso lançado no mesmo ano foi o Flow, a trilha sonora personalizada baseada nos gostos musicais de cada usuário e interação com o aplicativo, além, de uma página principal personalizada.

O ano de 2015 foi marcado pela implementação de áudio em alta definição na plataforma globalmente, e o lançamento do recurso lyrics, que permite aos usuários acompanharem as letras das músicas enquanto as faixas são executadas no player. Disponível para todos os usuários e em músicas que possuem o ícone “microfone”, as letras são exibidas enquanto a canção é reproduzida. No ano seguinte, a plataforma de streaming realizou sua primeira parceria com times de futebol, se tornando o player oficial dos clubes Barcelona F.C e Manchester United. Outro marco de 2016 foi o foco em conteúdos locais com a criação do Canal Grime, no Reino Unido e o Reggaeton na América Latina e EUA e o Gospel no Brasil.

Em 2017, a empresa criou o programa global chamado Deezer Next, que consiste em uma iniciativa para identificar e dar suporte para alavancar a carreira de novos talentos musicais. Foram selecionadas dezenas de artistas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Holanda e América Latina, e dentre a seleção estão as brasileiras Sofia Oliveira, Day & Lara, Julia & Rafaela e Isadora Pompeo.

Além disso, também em 2017 a Deezer anunciou a parceria exclusiva com a equipe profissional de E-sports, dando aos membros de sua equipe a oportunidade de se conectar com seus fãs em tempo real e compartilhar todas as suas playlists pessoais em toda a Europa, América do Norte e Ásia.

Ao longo dos anos, a Deezer realizou parcerias estratégicas com a Orange, na França, Cricket, nos EUA, Vodafone, na Dinamarca, 3, no Reino Unido possibilitando que os clientes destas empresas tenham acesso gratuito a assinatura Premium+ da Deezer. Outras três companhias de telecomunicações se tornaram parceria do streaming: Vodacom, TIGO e VEON. Ao todo são mais de 45 empresas de telecomunicação parceiras no mundo.

Deezer no Brasil[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2013 no Brasil, a Deezer sempre teve uma estratégia de conteúdo dedicada ao público nacional, com uma série de ações exclusivas para trazer os artistas para perto de seus fãs. O Deezer Moods, projeto iniciado no ano de 2017, contou com a participação de mais de 40 artistas locais, que escolheram as músicas ideais para cada momento de suas vidas. Já o Faixa a Faixa, projeto que consiste no artista explicar cada faixa de seu último álbum lançado, já teve 38 participações de artistas como de Pabllo Vittar, Marcos & Belutti, CPM 22, João Carlos Martins, entre outros.

No país, a Deezer tem parceria com a empresa de telecomunicações TIM, possibilitando que os clientes da empresa tenham acesso ao plano Deezer Premium+ como um bônus a sua conta. O Deezer Premium+ já vem incluso sem custos adicionais em quase todos os planos pós pago, controle, Beta e algumas ofertas pré-pago. Os clientes TIM ouvem músicas a vontade sem descontar da franquia de internet.

A Deezer também traçou estratégias dedicadas ao público pensando, principalmente, no perfil de consumo de música no país. O streaming oferece conteúdos diferenciados e exclusivos com foco principal em alguns dos gêneros mais populares no país como sertanejo e gospel.

Para consolidar os planos com foco no público local, a empresa lançou um canal exclusivo para o gênero gospel, com curadoria especializada - sendo este o segundo mais ouvido no Brasil. Além disso, também criou um projeto focado em música sertaneja para se aproximar ainda mais dos fãs desse gênero. A playlist “Vem Pro Sertanejo” é a que mais tem ouvintes no mundo dentro da Deezer.

Seguindo a estratégia global, a Deezer lançou, em fevereiro de 2017, uma parceria com o Flamengo. Os 40 milhões de torcedores do time carioca dispõem de um canal exclusivo na Deezer, no qual é possível ouvir playlists especiais, como na homenagem ao título Mundial de 1981, aos Campeonatos Brasileiros, músicas cantadas por rubro negros ilustres, as mais queridas dos ídolos, além de canções gravadas em tributo ao time e a torcida. Cantores como Wesley Safadão e Ludmilla já compuseram e gravaram faixas para o projeto em homenagens ao time do coração.

Em agosto de 2017, a Deezer lançou seu primeiro estúdio no mundo, localizado no escritório de São Paulo. Além de ser utilizado para as gravações dos conteúdos exclusivos, o espaço também é utilizado para a realização de Facebook Lives e InstaLives com artistas locais.

Em janeiro de 2018, foi lançado no País o Plano Estudante. Para jovens de 18 a 25 anos que estejam matriculados em instituições de ensino, o plano permite assinatura do Premium+ pelo valor de R$ 8,45 por mês. Os novos usuários poderão desfrutar de mais de 53 milhões de faixas. Com a validade de 12 meses a assinatura pode ser renovada por três vezes, e mais um período adicional de teste é oferecido aos usuários que nunca se beneficiaram de nenhum teste gratuito anteriormente.

Dispositivos Compatíveis[editar | editar código-fonte]

  • PC/MAC
    • Aplicativo para computador
    • Windows 10
    • Windows 8
    • Deezer no navegador
  • Celulares e SmartWatch
    • Iphone
    • Ipod Touch
    • Android
    • Windows Phone 8
    • Apple Watch
    • Blackberry
    • Android Wear
  • Tablets
    • Ipad
    • Ipad Mini
    • Windows 8
    • Android
  • TV
    • ROKU
    • Chromecast
    • Xbox One
    • TV Bang & Olufsen
    • Sony Bravia
    • TV Samsung
    • TV LG
    • TV Panasonic
    • TV Philips
    • NetRange
    • Android TV
    • Amazon Fire TV
    • TV Foxxum
  • Sistemas de som
    • Sistema Sonos
    • Yamaha MusicCast
    • ROCKI
    • Bang & Olufsen
    • Phantom
    • LG Music Flow
    • Harman Kardon
    • SoundTouch™
    • Samsung Wireless Audio 360
    • Sistema multi-sala sem fios Denon HEOS
    • Faixa de áudio de alta qualidade
    • Receivers de A/V Onkyo
    • NuVo
    • Bluesound Network Player
    • Stream 1, Stream 3 e Stream Source por Cabasse
    • BIG JAMBOX
    • Philips
    • MOON by Simaudio
  • Carros
    • Deezer para MirrorLink via RockScout
    • Deezer no Android Auto
    • Deezer no CarPlay
    • Fiat 500X
    • Jeep Renegade
    • Parrot
    • BMW
    • MINI
    • Clarion

TIMmusic by Deezer[editar | editar código-fonte]

TIMmusic by Deezer é a parceria entre a Deezer e a TIM que disponibiliza o serviço de streaming aos clientes TIM. Alguns planos incluem o serviço de forma gratuita, enquanto outros oferecem a um preço mais baixo. A parceria permite que os usuários tenham acesso ao serviço sem que isso seja descontado de sua franquia de dados de internet, além de desfrutar dos benefícios do plano Premium+.

HiFi[editar | editar código-fonte]

O plano HiFi permite ao usuário ouvir música com a qualidade de CD, através do aplicativo para PC ou algum sistema de som compatível com o serviço. Incluso no plano estão mais de 36 milhões de faixas em qualidade FLAC, o Flow e a possibilidade de fazer download para o celular, com a qualidade de 320kbps.

Formas de Pagamento[editar | editar código-fonte]

Na maioria dos países ao redor do mundo, são aceitos como forma de pagamento o PayPal, o Itunes e os cartões de crédito Mastercard, Visa e American Express. Além desses, os métodos de pagamento locais do Brasil incluem o boleto bancário, a transferência bancária e os cartões de crédito Elo e Diners Club International.

Planos[editar | editar código-fonte]

Os valores dos planos de assinatura oferecidos pela Deezer estão descritos na tabela abaixo.

Valores dos planos de assinatura Deezer
Gratuito Premium+ Deezer Family HiFi Oferta Estudante Vale presente 3 meses Vale presente 6 meses Vale presente 12 meses
R$0,00 R$16,90 R$26,90 R$33,80 R$8,45 R$50,70 R$101,40 R$202,80

Para os clientes TIM pós, o plano Premium+ custa 15,39 ao mês; já os clientes TIM pré têm a possibilidade de pagar 4,09 ao mês pelo mesmo serviço. Além disso, algumas ofertas TIM incluem a assinatura da Deezer em seus planos de telefonia.

Cartão-presente[editar | editar código-fonte]

O cartão presente Deezer oferece ao usuário acesso ao Deezer Premium+ por um número determinado de meses, em diversas lojas do mundo todo. É possível adquirir o  serviço por um, três ou seis meses, acessando o site http://deezer.com/gift e inserindo o código existente no verso do cartão adquirido.

Atualmente, os países que vendem cartões-presente são Áustria, Brasil', França e Alemanha', mas é possível adquirir vales-presente digitais, sem a necessidade da compra física. As lojas revendedoras dos cartões-presente estão relacionadas na tabela abaixo.

Lojas revendedoras de cartões-presente Deezer
Áustria Brasil França Alemanha
Saturn    Extra Hiper Auchan Expert
Media Markt Extra Super Boulanger.com    Electronic Partner
Extra Mini Logicartes    Vodafone Germany
Fnac DM Drogeriemarkt
Livraria Saraiva Euronics
Livraria Leitura Kaiser's Tengelmann
Pão de Açúcar Coop Kiel
Minuto Pão de Açúcar Minuto Dohle
DTV Testterminals
Germany Independent (Mitarbeiter Terminal)
Lotto Berlin
Kaufland
Bartels-Langness (famila Handelsmarkt)
Telexpress (Grosshandler)
DTV
Cyberport

Integração no LastFM[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2012, o LastFM afirmou que o Deezer poderia ser integrado com o lastFM, permitindo que os usuários do Deezer enviem suas músicas para a conta no lastFM e scrobble.[1]

Referências

  1. Sawers, Paul (6 de janeiro de 2012). «Last.fm Now Lets You Scrobble With Deezer». The Next Web. Consultado em 19 de outubro de 2017. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]