Behind the Mask (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Behind The Mask"
Single de Michael Jackson
do álbum Michael
Lançamento 11 de Fevereiro de 2011
(ver abaixo o histórico de lançamento)
Formato(s) CD single, Download digital,
Gravação 2007
Gênero(s) Pop, soul, R&B, funk rock
Duração 5:01 (versão do álbum)
3:46 (versão para as rádios)
Gravadora(s) Epic
Sony Music Entertainment
Composição Michael Jackson, Chris Mosdell, Ryuichi Sakamoto[1]
Produção Michael Jackson
Teddy Riley
Informações sobre o vídeo musical
Gravação The Behind The Mask Project Mundo Todo (Vídeos Caseiros Feito por fãs do astro para serem postos do Clipe)
Lançamento 14 de Junho de 2011
Diretor(es) Wayne Isham
Duração 4:31
Cronologia de singles de Michael Jackson
Último
Último
"Hollywood Tonight"
(2011)
Próximo
Próximo

Behind The Mask é o Terceiro Single do álbum Póstumo de inéditas do ícone Pop Michael Jackson titulado de Michael que foi lançado dia 9 de dezembro de 2010, o lançamento do single deu-se no dia 11 de fevereiro de 2011, seu vídeo clipe foi lançado dia 14 de junho do mesmo ano, o vídeo clipe traz imagens de fãs de Jackson do mundo todo fazendo passos famosos do cantor, vestindo roupas inspiradas em Jackson e dublando a música, foi lançado no site de Jackson um projeto titulado "The Behind The Mask Project" que fãs poderiam de alguma forma participar de um Vídeo Clipe do astro mandando vídeos caseiros que seriam produzidos e incluídos no clipe, no fim, mais de 200 mil selecionados, Behind The Mask Recebeu crítica positiva, sendo uma das melhores músicas do álbum

O álbum já teve dois outros clipes. "Hollywood Tonight" acompanha uma jovem dançarina que luta para fazer sucesso - os passos da coreografia também são inspirados em danças de Jackson. Já o primeiro clipe do disco, "Hold My Hand", trazia imagens de arquivo de Jackson misturadas com gravações de crianças e cenas de felicidade em várias culturas.

Em sua semana de lançamento, "Michael" vendeu 228 mil cópias, bem abaixo das 400 mil esperadas pela gravadora Sony Music. O lançamento anterior de Jackson, a trilha sonora de "This Is It," estreou como número um nos Estados Unidos, com 373 mil unidades vendidas.

"Michael", ao que tudo indica, é o primeiro de muitos discos póstumos do Rei do Pop. Em dezembro o produtor Teddy Riley revelou à BBC que já está dentro do projeto do próximo álbum. Riley trabalhou com Jackson no disco "Dangerous", de 1991. A Sony tem um acordo de 250 milhões de dólares com os responsáveis pelo espólio do cantor. Dez álbuns devem ser lançados até 2017.

Desempenho nas paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Parada musical (2011) Posição
 Bélgica - (Ultratop 50)[2] 24

Referências

  1. Composition (em inglês) allmusic. Visitado em 8 de setembro de 2011.
  2. ultratop.be - Michael Jackson - Behind The Mask. Visitado em 22 de fevereiro de 2011.