Sony/ATV Music Publishing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sony/ATV Music Publishing LLC é uma das maiores companhias editoras de música. Ela é formada pela união da Sony Corporation of America com o catálogo de Michael Jackson, a ATV Music, onde o dono era o cantor Michael Jackson; desta forma, a Sony e a ATV se uniram. Cada um faturava 50% com direitos autorais das músicas do catálogo. Porém, em 2016, os herdeiros de Michael Jackson decidiram vender a parte dele (50%) no catálogo para a Sony, numa quantia avaliada em 750 milhões de dólares. Foi informado pelo biografo John Blaney que o catálogo tem o valor de 30 bilhões de dolares. O catálogo Sony/ATV detém os direitos de mais de 300 mil músicas e é o maior do mundo.

Dentre suas mais valiosas aquisições está o catálogo Northern Songs, que consiste em 180 músicas escritas pelos Beatles, sendo a maioria de autoria de John Lennon e Paul McCartney. O álbum de maior sucesso da gravadora é o álbum Thriller, de Michael Jackson, que vendeu mais de 100 milhões de cópias no mundo todo. Além disso, a Sony/ATV detém os direitos autorais sobre as músicas dos artistas que mais venderam discos na história da música mundial: The Beatles, Michael Jackson e Elvis Presley.

No Brasil, músicas de Alcione, Zeca Pagodinho, Damares, Elaine de Jesus e Zezé di Camargo e Luciano também estão no catálogo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.