Teleton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Não confundir com Teletoon. Se procura pela edição brasileira, veja Teleton (Brasil). Para outros usos, veja Teleton (desambiguação).

Teleton (aportuguesamento da palavra inglesa telethon, originada da junção das palavras television (televisão) e marathon (maratona)) é uma maratona televisiva que tem como objetivo principal arrecadar uma quantidade de dinheiro, predefinido ou não, para obras de caridade, assistência de pessoas com problemas de saúde dos mais diferentes tipos e que não possuem condições financeiras para obter um tratamento digno, questões políticas ou outras.

O termo equivalente para uma transmissão de rádio é radioton.

História[editar | editar código-fonte]

O primeiro Teleton surgiu em 1954 nos Estados Unidos chamado de WHAS Crusade for Children. No entanto, o termo Teleton, bem como sua finalidade, ficaram conhecidos mundialmente a partir de 1966 com o Teleton Jerry Lewis MDA Telethon sob o comando de Jerry Lewis, que terminou em 2010.

América[editar | editar código-fonte]

Símbolo Teleton Chileno.

Na América do Sul o Teleton foi realizado pela primeira vez em 1978 no Chile. Na América Latina foi criada a "ORITEL" (Organização Internacional dos Teletons), fazendo com que o Teleton se unificasse nessa região. Os atuais Teletons registrados na ORITEL é: Chile, Colômbia, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Brasil[editar | editar código-fonte]

Ver artigos principais: Teleton Brasil e Criança Esperança

O primeiro teleton da televisão brasileira é o Criança Esperança, transmitido desde 1985 pela Rede Globo e idealizado pelo humorista Renato Aragão após uma seca ocorrida no interior do Ceará.[1]

Em 17 de maio de 1998[2], foi criado o Teleton Brasil e exibido pelo SBT graças a um pedido de Hebe Camargo para o apresentador e empresário Silvio Santos, que aceitou transmitir o programa em sua rede de televisão.

Referências

  1. «CRIANÇA ESPERANÇA - FORMATO». memoriaglobo.globo.com. Consultado em 2016-11-26. 
  2. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikidata Base de dados no Wikidata