Don Francisco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Don Francisco
Don Francisco
Nome completo Mario Luis Kreutzberger Blumenfeld
Conhecido(a) por Don Francisco
Nascimento 28 de dezembro de 1940 (76 anos)
Talca, Região de Maule
 Chile
Nacionalidade Chile Chileno
Ocupação Apresentador

Mario Luis Kreutzberger Blumenfeld, mais conhecido[1] como Don Francisco (Talca, 28 de dezembro de 1940) é o principal apresentador de televisão chileno e hispânico, pouco conhecido no Brasil. Os seus pais eram judeus da Alemanha que fugiram para o Chile no ano do nascimento do filho.

É o apresentador dos programas Sábado Gigante e "Don Francisco Presenta", da Univisión, e do Teleton chileno. O programa Sábado Gigante foi apresentado até 2015 e "Don Francisco Presenta" até 2012. Atualmente apresenta o programa "Don Francisco te invita" no canal Telemundo. Também é o presidente da ORITEL - Organização Internacional de Teletons, que engloba 13 países da América Latina. O Brasil foi um dos países fundadores e se retirou em outubro de 2012.

Os formatos do Teleton e do quadro "El Chacal de la Trompeta" do programa Sábado Gigante foram importados por Silvio Santos, sendo conhecido no Brasil como "Cuidado com o Chacal" do programa Hot Hot Hot.

Ele realiza diversas campanhas solidárias. Seu trabalho principal é ser o criador do Teletón Chile, uma campanha de caridade que realizada anualmente por um conjunto de redes de televisão. A campanha da Teletón é destinada a crianças com deficiência motora.[2]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. [1] Sítio Television Academy, acesso em 25 de março de 2015.(em inglês)
  2. https://es.wikipedia.org/wiki/Don_Francisco
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Don Francisco