Sábado Gigante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sábado Gigante foi um programa de variedades em língua espanhola; sendo o mais duradouro programa da emissora Univisión, e está presente no Guinness World Records como o mais duradouro programa de variedades do mundo inteiro. O programa, que se chamava Sábados Gigantes (no plural), estreou em 1962 no Chile, pelo Canal 13 de Santiago (antiga Universidad Católica de Chile Televisión), e tinha duração de 3 horas. A atração já permaneceu mais de 5 horas no ar. Foi apresentado por Mario Kreutzberger, mais conhecido como Don Francisco.

O começo[editar | editar código-fonte]

Em sua terra natal, Mario Kreutzberger, um vendedor de roupas confeccionadas por seu pai, tentou lançar-se como animador após conhecer a televisão nos Estados Unidos, e assistir aos programas de auditório de lá. A TV dava seus primeiros passos no país. Mario, então com 22 anos, iniciou sua carreira com "Show Dominical". Ficou apenas quatro semanas no ar. A direção da Corporación de Televisón de Universidad Católica de Chile resolve tirar o programa da grade, mas o público pede a volta de Don Francisco. O animador ganha um horário nas tardes de sábado, que na época não tinha programação neste dia. A atração passa a se chamar "Sábados Alegres", para mais tarde ganhar o nome que a consagrou por mais de cinco décadas.

O formato de Sábado Gigante é conhecido em TV como "container", ou seja, cabe de tudo: musicais, entrevistas, reportagens, humor, concursos, prêmios etc. Este tipo de programa é muito popular em especial na América Latina. São exemplos o "Siempre en Domingo" da Televisa (México), "Sábado Sensacional" da Venevisión (Venezuela) e "Programa Silvio Santos" do SBT (Brasil).

Como parte do elenco fixo, destacam-se os humoristas Armando Navarrete (Mandolino) e Glória Benavides (La Cuatro Dientes), além do pianista Valentín Trujillo. Muitos dos concursos realizados no programa foram importados dos Estados Unidos, como "Wheel of Fortune" e "Family Feud", por exemplo. Foram milhões de Pesos (moeda chilena) e Dólares, milhares de carros e até casas entregues como prêmio para seus participantes.

Sábado Gigante Internacional[editar | editar código-fonte]

A liderança em audiência chegou na década de 1970. Em 1986, Don Francisco parte com sua equipe para os Estados Unidos, a fim de internacionalizar seu show de variedades. Conseguiu seu espaço no canal 23 de Miami, a SIN (Spanish International Network), que mais tarde se tornaria a Univisión.

Sábado Gigante passa a ser retransmitido para 16 países, incluindo a terra de Tio Sam, "de costa a costa". Desde então, até 1992, o animador e seus produtores realizavam duas edições da atração: uma chilena e outra americana. Em 2012 Don Francisco voltou ao Chile para celebrar na TV os 50 anos do programa, em uma edição especial. A versão produzida pela Univisión continuou a ser exibida pela UC-TV até 2013.

Ficaram famosos bordões como "Sábado Gigante: um bom pretexto para ficar em casa" e "separados pela distância, mas unidos pelo mesmo idioma", além do jingle "El baile de la Colita", responsável por salvar a audiência do programa, que estava prestes a sair do ar após um mês de sua estreia.

O sucesso fez da atração a melhor vitrine para artistas latinos na telinha, além de render entrevistas com importantes nomes mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush (que acreditava que Don era o primeiro nome do animador) e Barack Obama. Sábado Gigante ganhou muitos prêmios e rendeu muitos reconhecimentos a Don Francisco. O maior deles é a estrela do animador na "Calçada da fama" de Hollywood.

¡Hasta Siempre![editar | editar código-fonte]

O fim do programa foi um pedido do próprio apresentador, já com 74 anos de idade, e em acordo com a emissora. No Chile, poucas semanas antes, o Canal 13 exibiu "Homenaje Gigante", um programa diário que reuniu os melhores momentos do semanal, escolhidos pelo público.

O último "Gigante", chamado de "¡Hasta Siempre!" foi exibido sábado, dia 19 de setembro de 2015, ao vivo, com transmissão simultânea para Estados Unidos, México, Porto Rico e Chile. Isso conclui um ciclo de 53 anos e mais de 2700 "sábados gigantes".

Don Francisco continuou na Univisión, até 2016 quando assinou com a emissora Telemundo.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.