Sábado Gigante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Sábado Gigante foi um programa de variedades em língua espanhola; sendo o mais duradouro programa da emissora Univisión, e está presente no Guinness World Records como o mais duradouro programa de variedades do mundo inteiro. O programa, que se chamava Sábados Gigantes (no plural), estreou em 1962 no Chile, pelo Canal 13 de Santiago (antiga Universidad Católica de Chile Televisión), e tinha duração de 3 horas. A atração já permaneceu mais de 5 horas no ar. Foi apresentado por Mario Kreutzberger, mais conhecido como Don Francisco.

O começo[editar | editar código-fonte]

Em sua terra natal, Mario Kreutzberger, um vendedor de roupas confeccionadas por seu pai, tentou lançar-se como animador após conhecer a televisão nos Estados Unidos, e assistir aos programas de auditório de lá. A TV dava seus primeiros passos no país. Mario, então com 22 anos, iniciou sua carreira com "Show Dominical". Ficou apenas quatro semanas no ar. A direção da Corporación de Televisón de Universidad Católica de Chile resolve tirar o programa da grade, mas o público pede a volta de Don Francisco. O animador ganha um horário nas tardes de sábado, que na época não tinha programação neste dia. A atração passa a se chamar "Sábados Alegres", para mais tarde ganhar o nome que a consagrou por mais de cinco décadas.

O formato de Sábado Gigante é conhecido em TV como "container", ou seja, cabe de tudo: musicais, entrevistas, reportagens, humor, concursos, prêmios etc. Este tipo de programa é muito popular em especial na América Latina. São exemplos o "Siempre en Domingo" da Televisa (México), "Sábado Sensacional" da Venevisión (Venezuela) e "Programa Silvio Santos" do SBT (Brasil).

Como parte do elenco fixo, destacam-se os humoristas Armando Navarrete (Mandolino) e Glória Benavides (La Cuatro Dientes), além do pianista Valentín Trujillo. Muitos dos concursos realizados no programa foram importados dos Estados Unidos, como "Wheel of Fortune" e "Family Feud", por exemplo. Foram milhões de Pesos (moeda chilena) e Dólares, milhares de carros e até casas entregues como prêmio para seus participantes.

Sábado Gigante Internacional[editar | editar código-fonte]

A liderança em audiência chegou na década de 1970. Em 1986, Don Francisco parte com sua equipe para os Estados Unidos, a fim de internacionalizar seu show de variedades. Conseguiu seu espaço no canal 23 de Miami, a SIN (Spanish International Network), que mais tarde se tornaria a Univisión.

Sábado Gigante passa a ser retransmitido para 16 países, incluindo a terra de Tio Sam, "de costa a costa". Desde então, até 1992, o animador e seus produtores realizavam duas edições da atração: uma chilena e outra americana. Em 2012 Don Francisco voltou ao Chile para celebrar na TV os 50 anos do programa, em uma edição especial. A versão produzida pela Univisión continuou a ser exibida pela UC-TV até 2013.

Ficaram famosos bordões como "Sábado Gigante: um bom pretexto para ficar em casa" e "separados pela distância, mas unidos pelo mesmo idioma", além do jingle "El baile de la Colita", responsável por salvar a audiência do programa, que estava prestes a sair do ar após um mês de sua estreia.

O sucesso fez da atração a melhor vitrine para artistas latinos na telinha, além de render entrevistas com importantes nomes mundiais, como os presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush (que acreditava que Don era o primeiro nome do animador) e Barack Obama. Sábado Gigante ganhou muitos prêmios e rendeu muitos reconhecimentos a Don Francisco. O maior deles é a estrela do animador na "Calçada da fama" de Hollywood.

¡Hasta Siempre![editar | editar código-fonte]

O fim do programa foi um pedido do próprio apresentador, já com 74 anos de idade, e em acordo com a emissora. No Chile, poucas semanas antes, o Canal 13 exibiu "Homenaje Gigante", um programa diário que reuniu os melhores momentos do semanal, escolhidos pelo público.

O último "Gigante", chamado de "¡Hasta Siempre!" foi exibido no dia 19 de setembro de 2015, ao vivo, com transmissão simultânea para Estados Unidos, México, Porto Rico e Chile. Isso conclui um ciclo de 53 anos e mais de 2700 "sábados gigantes".

Don Francisco continuou na Univisión, até 2016 quando assinou com a emissora Telemundo. O animador nunca encerrou seu contrato em sua terra natal, sendo assim o mais antigo funcionário da emissora.

¡Qué dice el público![editar | editar código-fonte]

Em 2017, o Canal 13 do Chile exibiu o especial "¡Qué dice el público!", um dos vários bordões de Don Francisco em Sábado Gigante. Em oito capítulos semanais, tendo como coanimador Martín Cárcamo, Mario Kreutzberger fez uma viagem no tempo com os participantes mais marcantes da fase chilena da atração, especialmente entre o final da década de 1970 e o começo dos anos 1990. A proposta do programa era mostrar ao público como estão hoje figuras que passaram pelo palco "Gigante" e que ficaram na memória dos telespectadores, seja num concurso, numa entrevista, nos quadros musicais, no humor ou até mesmo no auditório. Também marcaram presença a comediante e cantora Glória Benavides e o maestro Valentín Trujillo.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.