Milton Berle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Milton Berle
Nascimento 12 de julho de 1908
Nova Iorque
Morte 27 de março de 2002 (93 anos)
Los Angeles
Cidadania Estados Unidos
Etnia judeus americanos
Ocupação ator, ator de televisão, ator cinematográfico
Religião Judaísmo, Ciência Cristã
Causa da morte cancro colorretal

Milton Berle, pseudônimo de Milton Berlinger (Nova Iorque, 12 de julho de 1908Los Angeles, 27 de março de 2002) foi um comediante, apresentador de televisão e compositor estadunidense. Ele foi a primeira grande estrela da TV dos Estados Unidos, conhecido por milhões de telespectadores como "Uncle Miltie" e "Mr. Television" durante a 1ª Era de Ouro da TV Americana.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Berle começou a carreira na infância, como modelo de uma campanha de sapatos em 1913, atuando depois em inúmeros filmes mudos, o primeiro deles foi A Marca do Zorro de 1920, no rádio e no teatro.[2] Quando começou a fazer televisão, ele praticamente inventou o formato de programa de variedades, exatamente na época em que a TV deixou de ser um entretenimento de elite e virou diversão das massas. Berle ficou conhecido por protagonizar os programas "Texaco Star Theatre", "The Buick-Berle Show" e "The Milton Berle Show" (1966–1967), que eram transmitidos pela rede estadunidense NBC.


Referências

  1. France Presse (27 de março de 2002). «Morre o humorista americano Milton Berle». Folha de São Paulo. Consultado em 29 de janeiro de 2018. 
  2. «Milton Berle, um dos primeiros superastros da TV norte-americana, morre aos 93 anos». e-Pipoca. 27 de março de 2002. Consultado em 29 de janeiro de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Milton Berle