O Projeto naval tem por objetivo criar, expandir e melhorar artigos de acordo com os padrões da Wikipédia e deste projeto, relacionados a área naval. Navios e seus comandantes são o principal foco deste projeto. Além deste projeto, existe o Portal:Náutico, com o objetivo de expor os artigos, categorias e temas relacionados, e o Portal:Marinha do Brasil, com objetivo semelhante, mas aplicado ao respectivo órgão.
Vamos padronizar todo e qualquer artigo ou categoria sobre a área naval.
Desenvolver e expandir todos quantos forem possíveis, dentro das regras do projeto e da Wikipédia.
Criar um grupo de amigos com os mesmos interesses, para a partilha de ideias e conhecimentos.
Proteger e gerenciar os artigos bons e artigos destacados sobre a área naval.
Existem "Infobox", "Esboços" e "Barras de navegação" duplicadas. Na medida que estas "Predefinições" sejam identificadas é solicitado que seja aberta uma discussão específica sobre o assunto afim de que sejam estabelecidos critérios de utilização e padronização.
Embarcações militares ou uso para fins militares Nota: Frise-se que, até fins do século XVIII, o transporte de passageiros (civis) era realizado por embarcações militares ou governamentais, uma vez que inexistiam linhas regulares para tal finalidade.
ARA (Armada da Republica Argentina) = Marinha Argentina
HMAS (His/Her Majesty's Australian Ship) = Navio Australiano (a serviço) de Sua Majestade[1]
HMS (His/Her Majesty's Ship) = Navio (a serviço) de Sua Majestade (do Reino Unido)
HMT (His/Her Majesty's Trawler) = Navio de Transporte (a serviço) de Sua Majestade (do Reino Unido).Em verdade, eram navio de pesca (traineiras) ou cargueiros armados que serviam de transporte geral (tropas, suprimentos etc) e de escolta.
HNLMS (em holandês:HM ou ZM) (His/Her Netherlands Majesty's Ship/ Harer Majesteits ou Zijner Majesteits) = Navio (a serviço) de Sua Majestade dos Países Baixos
HNoMS (em noruegês:KNM) (His Norwegian Majesty's Ship/Kongelige Norske Marine) = Navio (a serviço) de Sua Majestade da Noruega
IJN (ou HIJMS) (Imperial Japanese Navy Ship ou His Imperial Japanese Majesty's Ship) = Navio da Marinha Imperial Japonesa[2]
↑ abNo caso, a do Reino Unido, uma vez que o país faz parte da Commonwealth, cujo Chefe(a) de Estado é o(a) monarca britânico(a).
↑Em verdade, a Marinha Imperial Japonesa não utilizava prefixos em seus navios, uma vez que todos continham um ideograma, que significava literalmente Marinha do Império do Japão (Dai-Nippon Teikoku Kaigun), seguido do nome próprio do navio. Assim, as designações IJN (e sua variante HIJMS, Navio de Sua Majestade Imperial Japonesa) foram criadas por escritores ocidentais a fim de se estabelecer uma expressão equivalente aos HMS e aos USS
última atualização: 16h26min de 14 de abril de 2016 (UTC)
Para acompanhamento da quantidade e qualidade dos artigos sobre náutica veja a tabela automatizada ao lado da tabela de percentagem de artigos de Náutica.