Marinha Imperial Japonesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marinha Imperial Japonesa
大日本帝國海軍
Dai-Nippon Teikoku Kaigun
War flag of the Imperial Japanese Army.svg
Bandeira da Marinha Imperial Japonesa.
País  Império do Japão
Corporação Forças Armadas Imperiais do Japão
Subordinação Imperador do Japão
Missão Marinha
Criação 1868
Extinção 1945
Comando
Comandante cerimonial Imperador do Japão
Comandantes
notáveis
Isoroku Yamamoto
Tōgō Heihachirō
Itoh Sukeyuki
Prince Fushimi Hiroyasu
Insígnia da Marinha Imperial Japonesa
O couraçado Mikasa, da marinha imperial japonesa.

A Marinha Imperial Japonesa (大日本帝國海軍 Dai-Nippon Teikoku Kaigun ou 日本海軍 Nippon Kaigun,, literalmente Marinha do Império do Japão) foi a marinha do Japão de 1869 até 1947, quando foi dissolvida após o Japão ter renunciado constitucionalmente ao uso da força como meio para resolver litígios internacionais. Por volta de 1920, era a terceira maior marinha do mundo, atrás somente da Royal Navy e da United States Navy[1]. Recebia o apoio do Serviço Aéreo da Marinha Imperial Japonesa para ataques aéreos conduzidos a partir de sua frota. Foi a principal adversária dos Aliados na Guerra do Pacífico.

As origens da Marinha Imperial Japonesa podem ser rastreadas até as primeiras interações com as nações no continente asiático, o que remonta ao período medieval e atinge seu ápice durante os séculos XVI e XVII, num tempo de intercâmbio cultural com as potências europeias durante a Era dos Descobrimentos. Após dois séculos de estagnação durante o período da política de isolamento defendida pelos xoguns do período Edo, a marinha do Japão estava comparativamente obsoleta quando o país foi forçado a abrir-se para o comércio exterior, por conta da intervenção estadunidense de 1854. Eventualmente, isto levou à Restauração Meiji. Acompanhando a reafirmação do poder imperial, seguiu-se um período frenético de modernização e industrialização.

A história dos sucessos da marinha imperial, algumas vezes contra inimigos muito mais poderosos, como na Guerra Sino-Japonesa e na Guerra Russo-Japonesa, terminou em quase completa aniquilação durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, em grande parte graças à Marinha dos Estados Unidos da América (USN). Em 1947, a MIJ foi dissolvida oficialmente.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.