Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

9233 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Aviões Dakota do Esquadrão N.º 38 estacionados em Changi, em 1950

O Esquadrão N.º 38 é um esquadrão de transporte aéreo da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Foi criado em 1943 e prestou serviço até ao final da Segunda Guerra Mundial, transportando mercadorias e militares entre a Austrália e as zonas de combate na Nova-Guiné e no Brunei, usando aviões Douglas C-47 Dakota. Depois do conflito mundial, o esquadrão realizou voos de transporte de correio, mercadorias e passageiros entre a Austrália e o Japão, entre 1947 e 1948. Em 1950 o esquadrão foi enviado para a Singapura, onde permaneceu até 1952, providenciando apoio às forças da Commonwealth envolvidas da Emergência Malaia. Em 1954, tornou-se responsável pelo treino de tripulações em operações com o Dakota.

Depois de ter sido re-equipado com aviões de Havilland Canada DHC-4 Caribou, em 1964, o Esquadrão N.º 38 serviu como unidade de conversão operacional para este tipo de aeronave, ao mesmo tempo que continuou a realizar voos de transporte aéreo pela Austrália e seus territórios. Com o envolvimento australiano na Guerra do Vietname, o esquadrão treinou tripulações que mais tarde prestaram serviço pelo Esquadrão N.º 35, mantendo simultaneamente um destacamento na Papua-Nova Guiné para treinar tripulações aéreas em voos em condições tropicais. Entre 1975 e 1978, um avião Caribou foi enviado para o Paquistão, em apoio às missões humanitárias das Nações Unidas, e um destacamento foi estabelecido na Austrália, durante os anos 80, para realizar missões de busca e salvamento em conjunto com o Exército Australiano.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Airplane silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Aviation Projects.png
Artigo bom Imagem em destaqueVE
Conceito artístico do AFVG

O AFVG (Anglo-French Variable Geometry) foi uma aeronave experimental supersónica de combate táctico com uma asa de geometria variável, desenvolvida por uma parceria entre a British Aircraft Corporation no Reino Unido e a Dassault Aviation de França. O projecto foi cancelado em Junho de 1967, quando o governo francês retirou-se do projecto. A BAC modificou as especificações do caça para atender unicamente às necessidades da Força Aérea Real, reconfigurando o design como UKVG e procurando novos parceiros internacionais para desenvolver a aeronave, que no final resultou no Panavia Tornado.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Tópicos destacados
Biografia da semanaVE Aeronave da semanaVE
Retrato de Arkhip Lyulka

Arkhip Mikhailovich Lyul'ka (em russo: Архи́п Миха́йлович Лю́лька , em ucraniano: Архип Михайлович Люлька ; Savarka, Governorato de Kiev, Império Russo, 23 de março de 1908Moscou, 1 de junho de 1984) foi um engenheiro soviético projetista de motores a jato, diretor da UEC Saturn e membro da Academia de Ciências da Rússia.

Biografia
Arkhip Lyulka nasceu em 23 de março de 1908 na vila de Savarka no Governorato de Kiev do Império Russo. Frequentou a escola da vila de Savarka e graduou-se no Instituto Politécnico de Kiev Igor Sikorski em 1931 (Mikhail Kravchuk foi seu professor). Trabalhou então durante dois anos na Fábrica de Turbogeradores de Carcóvia.

Lyulka foi um projetista e construtor de motores aeronáuticos da União Soviética de 1938 a 1990, quando os elementos de fabricação e projeto foram integrados como UEC Saturn em sede em Rybinsk. O escritório de projetos de Lyulka teve suas raízes no Instituto de Aviação de Carcóvia, onde Lyulka estava trabalhando com uma equipe projetando a instalação do ATsN (Agregat Tsentralnovo Nadduva - superalimentador centralizado) no bombardeiro Petlyakov Pe-8. Lyulka foi responsável por projetar os primeiros motores soviéticos de turbina a gás, preferindo evitar a cópia de equipamentos alemães capturados, conseguiu produzir motores caseiros.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Um MD 500E também denominado Hughes 369E

O MD 520 Notar, é um helicóptero monomotor de pequeno porte projetado para transporte executivo, para uso em operações policiais, para uso esportivo, de passeio e de turismo, e para coberturas jornalísticas, fabricado nos Estados Unidos pela MD Helicopters, de propriedade da corporação Patriarch Partners.

O MD 520 Notar é impulsionado por uma turbina Allison C20R e tem capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três ou quatro passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais.

Características
O helicóptero compacto MD 520 Notar foi projetado com uma tecnologia de sistema antitorque disponível no mercado internacional de asas rotativas, chamada NOTAR (um acrônimo da expressão No Tail Rotor), criada, desenvolvida e patenteada pelo extinto fabricante norte-americano McDonnell Douglas e, posteriormente, comprada pela Boeing e licenciada para a MD Helicopters americana.

O sistema antitorque NOTAR dispensa o conjunto de rotor de cauda, presente na grande maioria dos helicópteros, por um conjunto formado por uma espécie de ventilador ou blower embutido no cone de cauda alargado e adaptado para permitir a circulação do fluxo de ar até sua extremidade. É equipado com um mecanismo regulador da saída de ar, gerando assim o efeito antitorque, necessário para manter e auxiliar a manobrabilidade ou estabilidade da aeronave.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
19 de junho na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Foto do Airspeed Oxford.

Mais eventos: 18 de junho19 de junho20 de junho


Aeronave envolvida no acidente

Vídeo em destaqueVE Sabia que...VE
Ver no Commons
Aterrissagem de um Antonov An-70
Créditos: Fonte: YouTube: Antonov An-70 is landing in Gostomel town Autor: Antonov Company.

Aterrissagem de um Antonov An-70 no Aeroporto Internacional de Gostomel em Kiev, Ucrânia.



Boeing 707 CS-TBB da TAP em 1982.

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 (na imagem) durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

... a Fábrica da Boeing de Everett é, de longe, o maior edifício do mundo? Fonte: Biggest buildings in the World - www.atlasandboots.com

Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Avion silhouette.svg Projeto Aviação e Airport symbol.svg Projeto Aeroportos do Brasil


Nossos grupos
Veja também


Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação



Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Wikinotícias     Aviação no Wikiquote     Aviação no Wikilivros     Aviação no Wikisource     Aviação no Wikcionário     Aviação na Wikiversidade     Aviação no Wikivoyage     Aviação no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Avia%C3%A7%C3%A3oCommons-logo.svg