Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

9871 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Bombeiros trabalhando no combate as chamas horas após o acidente

O voo TAM 3054 (ICAO: TAM 3054) foi uma rota comercial doméstica, operada pela TAM Linhas Aéreas (atual LATAM Airlines Brasil), utilizando um Airbus A320-233, partindo do Aeroporto Internacional de Porto Alegre com destino o Aeroporto de Congonhas. Em 17 de julho de 2007, ao tentar pousar na pista 35L em São Paulo, a aeronave não conseguiu frear, ultrapassou os limites da pista, atravessou a avenida Washington Luís e colidiu com o prédio da TAM Express e com um posto de gasolina da Shell. Todos os 187 passageiros e tripulantes a bordo do A320 mais doze pessoas em solo morreram. É o acidente aéreo com mais mortes na história da aviação brasileira, ultrapassando o voo Gol 1907 e também o mais mortífero envolvendo uma aeronave da família A320 até então, sendo ultrapassado em outubro de 2015 pelo voo Metrojet 9268, com 221 mortes.

O acidente, investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão filiado à Força Aérea Brasileira, teve seu relatório final divulgado em setembro de 2009, apontando como causas principais do acidente o erro do piloto, ao configurar irregularmente as manetes, falta da infraestrutura aeroportuária brasileira, faltando groovings (ranhuras) na pista de Congonhas e autonomia excessiva aplicada aos computadores da aeronave.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Airplane silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Aviation Projects.png
Artigo bom Imagem em destaqueVE
O Comodoro do Ar Cole, primeiro comandante da Área de Comando Central, discursando perante os pupilos do Esquema de Treino Aéreo do Império, em Agosto de 1940

A Área de Comando Central foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formada em Março de 1940, e cobria a porção central de Nova Gales do Sul. Com quartel-general em Sydney, a Área de Comando Central foi responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e protecção aérea da orla costeira dentro da sua área de comando. Foi dissolvida em Agosto de 1941 e as suas unidades foram distribuídas por outros comandos da RAAF. Apesar de ter havido propostas entre 1943 e 1944 para voltar a estabelece-la, nenhuma foi concretizada.

História
Antes da Segunda Guerra Mundial, a Real Força Aérea Australiana era pequena o suficiente para todos os seus elementos serem controlados pelo próprio quartel-general da força aérea, em Melbourne. Depois do despoletar da guerra, em Setembro de 1939, a RAAF começou a implementar uma forma de comando descentralizada proporcional aos esperados aumentos de efectivos e unidades. A primeira medida tomada para ir de encontro com esta ideia foi a criação do Grupo N.º 1 e do Grupo N.º 2 para controlar as unidades em Vitória e em Nova Gales do Sul, respectivamente. Depois, entre Março de 1940 e Maio de 1941, a RAAF dividiu o continente australiano e a Nova Guiné em quatro áreas geográficas nas quais cada uma seria controlada por um comando: a Área de Comando Central, a Área de Comando do Sul, a Área de Comando Ocidental e a Área de Comando do Norte. Cada uma delas tinha a responsabilidade, dentro das respectivas áreas, de providenciar defesa aérea, protecção aérea da orla costeira e realizar reconhecimento aéreo. Cada uma das áreas ficou com um oficial comandante responsável pela administração e pelas operações de todas as bases aéreas e unidades dentro das respectivas áreas.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter


S-IC engines and Von Braun.jpg
Ver no Commons
von Braun e o motor F-1
Créditos: Autor: NASA Fonte: NIX #: MSFC-0201422. nix.larc.nasa.gov e history.nasa.gov

Wernher von Braun numa fotografia ao lado motores F-1.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens de qualidade no Commons
Tópicos destacados
Biografia selecionadaVE Aeronave selecionadaVE
Manfred von Richthofen

Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen (Breslau, 2 de maio de 1892Vaux-sur-Somme, 21 de abril de 1918) foi um piloto de caça alemão na Primeira Guerra Mundial e é considerado ainda hoje como o "ás dos ases". Servindo no braço aéreo do Exército Imperial Alemão (Luftstreitkräfte), ele foi um líder militar, e como piloto se tornou um ás da aviação, obtendo o maior número de vitórias (oitenta) de um único piloto durante a Primeira Guerra. Originalmente servindo na cavalaria, ele se transferiu para o serviço aéreo em 1915, tornando-se um dos primeiros membros do esquadrão Jasta 2 em 1916. Ele obteve sucesso rápido na carreira de piloto de caça, e em 1917, se tornou líder do Jasta 11, e mais tarde de toda uma unidade de caça, a Jagdgeschwader 1. Em 1918, ele já era creditado como herói nacional da Alemanha, e era bastante conhecido pelo outro lado.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Mitsubishi A6M Zero

O Mitsubishi A6M Zero foi o principal caça da marinha japonesa durante toda a Segunda Guerra Mundial.

Ganhou reputação de invencível no início da participação japonese no conflito, com a sua manobrabilidade, alcance e razão de subida inigualáveis por qualquer caça ocidental, tanto de terra quanto embarcado. Foi também o avião usado tanto por Hiroyoshi Nishizawa o maior piloto japonês da guerra, quanto por Saburo Sakai, o maior ás japonês que sobreviveu ao conflito.

Tinha um defeito fundamental: para que pudesse ter a leveza e o poder de manobra que tinha, era privado de blindagem em relação à cabine do piloto e ao tanque de combustível, o que a exemplo de outros aviões de guerra japoneses do início do conflito, o tornava extremamente vulnerável ao fogo inimigo, bastava por vezes dar poucos tiros de bala incendiaria na barriga do avião para o destruir ou então na fuselagem, muitos pilotos aliados reconheciam que bastava poucos tiros para destruir o frágil Zero.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
22 de outubro na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Republic F-105 Thunderchief

Mais eventos: 21 de outubro22 de outubro23 de outubro


Voo Sriwijaya Air 182

Vídeo selecionadoVE Sabia que...VE
Lun KM concepção artística.

... o Ecranoplano Lun KM ou MD-160 (na imagem) é a maior aeronave de efeito solo já construída? Fontes: Jornal dos Clássicos - As fotografias inéditas do interior do Ekranoplan soviético - www.jornaldosclassicos.com, O MONSTRO DO MAR CÁSPIO: CONHEÇA O GIGANTE LUN EKRANOPLAN - blog.hangar33.com.br

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Avion silhouette.svg Projeto Aviação e Airport symbol.svg Projeto Aeroportos do Brasil


  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à aviação dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Aviação}} em artigos relacionados.
  • Para colaborar mais acesse aqui.
  • Convidamos os usuários da Wikipédia e os pesquisadores que visitam o nosso portal para participar dos novos Grupos de Trabalho do projeto Aviação. Você pode participar como anônimo ou pode criar um cadastro gratuito aqui e participar da Comunidade da Wikipédia Lusófona e do Projeto Aviação.
Nossos grupos
Veja também


Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Wikinotícias     Aviação no Wikiquote     Aviação no Wikilivros     Aviação no Wikisource     Aviação no Wikcionário     Aviação na Wikiversidade     Aviação no Wikivoyage     Aviação no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Avia%C3%A7%C3%A3oCommons-logo.svg