Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

  Principal   Categorias e Tópicos   Colaboração e Projetos  
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

8145 artigos de aviação em português
16 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal
Artigo destacado Apresentação
Um C-47 Dakota do Esquadrão em Queensland em 1943
O Esquadrão N.º 36 é um esquadrão de transporte aéreo estratégico da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Opera aeronaves Boeing C-17 Globemaster III a partir da Base Aérea de Amberley, em Queensland. O esquadrão prestou serviço a operar aeronaves de transporte na Segunda Guerra Mundial, na Guerra da Coreia, nos confrontos entre a Indonésia e a Malásia, na Guerra do Vietname, e na guerra do Afeganistão e Iraque. Prestou também apoio às operações humanitárias de manutenção da paz australianas à volta do globo, incluindo na Somália, no Cambodja, em Timor-Leste e na Indonésia.

O esquadrão foi formado na Estação de Laverton, em Victoria, em Março de 1942, e foi equipado com aeronaves Douglas DC-2. Mais tarde, durante a guerra, começou a operar Douglas C-47 Dakotas. De 1946 a 1953 esteve hierarquicamente dependente da Asa N.º 86, que tinha sede em Nova Gales do Sul na Estação de Schofields e, mais tarde, em Richmond. Em 1953 sofreu uma reforma em Iwakuni, no Japão, como parte da Asa N.º 91. Regressou à Austrália e à Asa N.º 86 em 1955.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Airplane silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Aviation Projects.png
Artigo bom Imagem em destaqueVE
Aeroporto Regional do Vale do Aço, Aeroporto de Ipatinga
O Aeroporto Regional do Vale do Aço (IATA: IPNICAO: SBIP), também conhecido como Aeroporto de Ipatinga (antigo Aeroporto da Usiminas), é um aeroporto doméstico que está localizado no município brasileiro de Santana do Paraíso, no interior do estado de Minas Gerais. Serve à Região Metropolitana do Vale do Aço e a seu colar metropolitano, estando situado a 3 km de Ipatinga. Constitui uma das principais formas de acesso da região à capital mineira, disponibilizando rotas diárias regulares à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Sua pista tem dimensões de 2 004 m x 45 m e em 2015, recebeu um total de 142 960 passageiros e 4 218 voos.

Criado em 1959 e em operação desde 1977, foi projetado pela Usiminas, inicialmente para servir a seus funcionários. Em 2008, houve um projeto de desativar o aeroporto e construir um novo terminal no município de Bom Jesus do Galho, a fim de que a empresa expandisse seu complexo industrial sobre a área original. Por questões ambientais e devido à crise financeira, no entanto, o projeto não prosseguiu e o atual aeroporto foi reformado e modernizado em 2011. A Usiminas administrou o aeródromo até março de 2016, quando uma crise econômica na empresa levou à concessão do custeio do terminal ao governo estadual e das operações à Socicam, atuante desde 2012.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Biografia da semanaVE Aeronave da semanaVE
Geoffrey de Havilland
Sir Geoffrey de Havilland, (Buckinghamshire, 27 de julho de 1882Hertfordshire, 21 de maio de 1965) foi um engenheiro e pioneiro da aviação britânico, tio das lendárias atrizes do cinema Olivia de Havilland e Joan Fontaine (ambas vencedoras do Oscar de melhor atriz).

Vida e carreira
Geoffrey cursou a escola de engenharia de Crystal Palace de 1900 a 1903. Terminados seus estudos interessou-se primeiro em engenharia automobilística, construindo carros e motocicletas. Também trabalhou com fabricantes de motores e ônibus.

Após casar-se em 1909 iniciou sua carreira de projetista e construtor de aeronaves, além de piloto, na qual permaneceu até o fim de sua vida.

Seu primeiro avião foi construído com dinheiro emprestado de seu avô materno. Sua construção levou dois anos e foi destruído durante seu primeiro vôo, perto de Litchfield, Hampshire. Seus projetos seguintes tiveram mais sucesso e em 1912 bateu o recorde britânico de altitude, chegando a 10.500 pés (3,2 km) em uma aeronave por ele projetada.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Fokker Eindecker
Fokker Eindecker (ou Fokker Monoplano), foi a designação de uma série de aviões de caça monoplanos, monomotores, monopostos em configuração de tração, desenvolvidos e utilizados pelo Império Alemão a partir de 1915 até meados de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial.

Histórico
O Eindecker ("Monoplano") foi o primeiro avião alemão projetado e construído especificamente como avião de caça, e também o primeiro avião a ser equipado com uma metralhadora sincronizada, permitindo ao piloto disparar através do arco formado pelas lâminas da hélice em movimento sem atingi-las.

Projetado pelo engenheiro holandês Anthony Fokker, o Eindecker ("Monoplano") foi baseado num modelo anterior sem armamento, o Fokker M.5K (cuja designação militar era Fokker A.III), que por sua vez era baseado num projeto francês, o também monoplano, Morane-Saulnier H, só que o projeto de Fokker usava tubos de aço na estrutura da fuselagem ao invés de madeira. Ele era equipado com um mecanismo de sincronização para a metralhadora também desenvolvido por Fokker, controlando uma única metralhadora Parabellum MG14. Anthony Fokker em pessoa demonstrou o sistema em 23 de Maio de 1915, tendo levado o avião a reboque do seu carro de passeio a um campo militar próximo a Berlim.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
26 de junho na aviaçãoVE Eventos atuaisVE

Foto do Airspeed Envoy.

Mais eventos: 25 de junho26 de junho27 de junho


Um Boeing 767 da Delta Air Lines

Vídeo em destaqueVE Sabia que...VE
Créditos: Autor: Usuário da Wikipédia > Kogo Fonte: Trabalho próprio do autor

Manobras de um caça alemão Messerschmitt Bf 109 realizadas em 15 de setembro de 2007.



Steve Fossett

... o voo mais alto masculino em um planador foi de 15 460 m (50 700 ft) em um modelo Glaser-Dirks DG-505M, realizado pelo estadunidense Steve Fossett (na imagem) sobre El Calafate, Argentina no dia 29 de agosto de 2006

... a Luftschiffbau-Zeppelin GmbH foi a primeira empresa aérea a levar passageiros pagantes?

... o primeiro voo transatlântico sem escalas da história foi realizado em 1919 em uma versão modificada de um bombardeiro Vickers Vimy da Primeira Guerra Mundial.

... os pneus aeronáuticos duram somente 200 pousos em média, e necessitam serem trocados a cada 16 dias por exemplo em um Boeing 737.

... a turbina é apenas uma das muitas peças que compõem um motor aeronáutico, presente principalmente nos tipos turbofan.

Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Avion silhouette.svg Projeto Aviação e Airport symbol.svg Projeto Aeroportos do Brasil


Nossos grupos
Veja também


Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação



Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Wikinotícias     Aviação no Wikiquote     Aviação no Wikilivros     Aviação no Wikisource     Aviação no Wikcionário     Aviação na Wikiversidade     Aviação no Wikivoyage     Aviação no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Avia%C3%A7%C3%A3oCommons-logo.svg