Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

10067 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Rowland (à direita) na sua visita a Kimpo, Coreia do Sul, em abril de 1953, com um piloto do Esquadrão N.º 77

Sir James Anthony (Jim) Rowland (1 de novembro de 192227 de maio de 1999) foi um militar e marechal do ar da Real Força Aérea Australiana (RAAF), servindo como Chefe do Estado-Maior (CAS) da Força Aérea de 1975 a 1979. Ele ocupou o cargo de governador de Nova Gales do Sul de 1981 a 1989 e foi chanceler da Universidade de Sydney de 1990 a 1991.

Nascido na zona rural de Nova Gales do Sul, Rowland interrompeu os seus estudos de engenharia aeronáutica na Universidade de Sydney para ingressar na RAAF em 1942. Ele foi enviado para a Grã-Bretanha e serviu como piloto de bombardeiros com os Pathfinders na guerra aérea sobre a Europa, sendo condecorado com a Cruz de Voo Distinto em 1944. No ano seguinte, ele foi forçado a saltar da sua aeronave sobre a Alemanha após uma colisão com outra aeronave aliada, e passou o resto da guerra como prisioneiro.

Após a repatriação e desmobilização, Rowland obteve o seu diploma de engenharia e voltou para a RAAF. Ele tornou-se um piloto de testes, servindo e mais tarde comandando a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves na década de 1950, sendo também um oficial sénior de engenharia, estando intimamente envolvido nos preparativos para a entrega à Austrália do caça supersónico Dassault Mirage III na década de 1960. Em 1972 ele foi promovido a vice-marechal do ar e tornou-se Membro do Ar para Serviços Técnicos, mantendo este cargo até à sua elevação a marechal do ar e nomeação como CAS em março de 1975. Ele foi o primeiro oficial de engenharia a liderar a RAAF e o primeiro homem a comandá-la pessoalmente num sentido legal, após a abolição do Australian Air Board em 1976. Cavaleiro em 1977, Rowland aposentou-se da força aérea em 1979 e tornou-se governador de Nova Gales do Sul em janeiro de 1981. Mais tarde, foi nomeado Companheiro da Ordem da Austrália, em 1987. Aposentando-se do cargo de governador em 1989, ele ocupou um lugar em vários conselhos, bem como a Chancelaria da Universidade de Sydney.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
O segundo protótipo do XG-20

O Chase XCG-20, também conhecido como XG-20 e pela designação do fabricante MS-8 Avitruc, foi um planador de assalto desenvolvido imediatamente após a Segunda Guerra Mundial pela Chase Aircraft Company para a Força Aérea dos Estados Unidos, sendo o maior planador já construído nos Estados Unidos. O XG-20 não foi produzido devido a uma alteração nos requisitos da força aérea norte-americana, contudo acabou por ser modificado, tornando-se no bem-sucedido bimotor Fairchild C-123 que foi extensivamente utilizado na Guerra do Vietnã.

Projeto e desenvolvimento
Após o fim da guerra, as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos que acabaram por se tornar na Força Aérea dos Estados Unidos em 1947, que emitiu um requerimento para um novo planador de assalto pesado para substituir modelos menores que ainda estavam em serviço, tendo todos sido declarados obsoletos. Os novos planadores deveriam ser construídos totalmente em metal e também deveriam ser fáceis de adaptar uma configuração motorizada. Como parte de um programa de desenvolvimento de cinco anos, um contrato foi celebrado com a Chase Aircraft Company de Trenton, Nova Jérsia em Agosto de 1946 para a construção de dois tipos de planadores. Estes incluíam um modelo menor, designado XCG-18A, e o maior e definitivo sendo designado XCG-20.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Tópicos destacados
Biografia selecionadaVE Aeronave selecionadaVE
Lanoe Hawker
Lanoe Hawker

Lanoe George Hawker VC, DSO (30 de dezembro de 1890 — 23 de novembro de 1916) foi um ás da aviação britânico, com sete vitórias creditadas, durante a Primeira Guerra Mundial. Foi o primeiro ás voador britânico, e o terceiro piloto a receber a Cruz Vitória, o maior e mais prestigiado prêmio por bravura em face do inimigo que pode ser atribuída a forças britânicas e da Comunidade de Nações. Foi morto em um duelo com o lendário ás alemão Manfred von Richthofen ("O Barão Vermelho").

Início de vida

Filho de uma família militar distinta, Hawker nasceu no dia 30 de dezembro de 1890 em Longparish, Hampshire, na Inglaterra. Lanoe foi enviado para Stubbington House School e com 11 anos de idade ao Colégio da Marinha Real de Dartmouth, mas apesar de muito inteligente e um desportista entusiasta, suas notas foram decepcionantes. Como uma carreira naval tornou-se mais improvável, ele entrou para a Real Academia Militar de Woolwich antes de entrar para a Royal Engineers, como um oficial cadete. Um inventor inteligente, Hawker desenvolveu um grande interesse em todos os desenvolvimentos mecânicos e de engenharia. Durante o verão de 1910, ele viu um filme com a Wright Flyer e depois de participar de um voo de exibição em Bournemouth, ele rapidamente encontrou um interesse na aviação, aprendendo a voar por conta própria em Hendon. Em 4 de março de 1913, Hawker foi premiado com o Certificado do Aviador N°. 435 pela Royal Aero Club.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Caudron G.3
Caudron G.3

O Caudron G.3 foi um biplano monomotor construído pelos irmãos Gaston e René Caudron, tendo sido amplamente utilizado na Primeira Guerra Mundial como uma aeronave de treinamento e reconhecimento.

Foi o primeiro avião a realizar um loop em acrobacia aérea, em 1913 e a cruzar os Andes, em 1921. No Brasil se destacou por ter sido utilizado pela aviadora Anésia Pinheiro Machado no voo São Paulo/Rio de Janeiro em 9 de setembro de 1922.

Desenvolvimento
O Caudron G.3 foi projetado como um aperfeiçoamento do Caudron G.2 que o antecedeu. Essa aeronave fez seu primeiro vôo em maio de 1914, no aeródromo Crotoy Le.

Esse aeroplano possuía uma fuselagem bem característica: biplano; cockpit curto, com o motor fixo ao nariz da nacele; e empenagens múltiplas.

Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial ele foi produzido em grandes quantidades: 2.450 exemplares na França, 233 na Inglaterra, e 166 na Itália. Por ato de patriotismo, os irmãos Caudron não cobraram seus direitos de licenciamento para a fabricação.

Posteriormente foi substituído Caudron G.4, na versão bimotor.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
28 de fevereiro na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Foto do Republic F-84 Thunderjet.

Mais eventos: 27 de fevereiro28 de fevereiro29 de fevereiro


A aeronave envolvida no acidente, aqui aterrissando em Hong Kong em agosto de 2015.

Vídeo selecionadoVE Sabia que...VE
Créditos: [1]

Decolagem do avião Lockheed C-130 Hercules, com o auxílio de foguetes um sistema conhecido como JATO (Jet-Assisted Take Off).

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Lun KM concepção artística.

... o Ecranoplano Lun KM ou MD-160 (na imagem) é a maior aeronave de efeito solo já construída? Fontes: Jornal dos Clássicos - As fotografias inéditas do interior do Ekranoplan soviético - www.jornaldosclassicos.com, O MONSTRO DO MAR CÁSPIO: CONHEÇA O GIGANTE LUN EKRANOPLAN - blog.hangar33.com.br

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Projeto Aviação e Projeto Aeroportos do Brasil


  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à aviação dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Aviação}} em artigos relacionados.
  • Para colaborar mais acesse aqui.
  • Convidamos os usuários da Wikipédia e os pesquisadores que visitam o nosso portal para participar dos novos Grupos de Trabalho do projeto Aviação. Você pode participar como anônimo ou pode criar um cadastro gratuito aqui e participar da Comunidade da Wikipédia Lusófona e do Projeto Aviação.
Nossos grupos
Veja também


Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Commons Aviação no Commons
Imagens e mídia
Aviação no Wikcionário Aviação no Wikcionário
Definições
Aviação no Wikilivros Aviação no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Aviação no Wikinotícias Aviação no Wikinotícias
Notícias
Aviação no Wikiquote Aviação no Wikiquote
Citações
Aviação no Wikisource Aviação no Wikisource
Biblioteca
Aviação na Wikiversidade Aviação na Wikiversidade
Recursos de aprendizado