Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

  Principal   Categorias e Tópicos   Colaboração e Projetos  
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

6957 artigos de aviação em português
9 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
S. A. Andrée e Knut Frænkel com o balão caído no banco de gelo, fotografados pelo terceiro membro da expedição, Nils Strindberg.
Expedição polar de S. A. Andrée foi uma malfadada tentativa de alcançar o Polo Norte em 1897, na qual todos os três exploradores pereceram. S. A. Andrée, o primeiro balonista sueco, propôs uma jornada em um balão de hidrogênio partindo de Svalbard até à Rússia ou Canadá, cujo trajeto incluiria, com sorte, uma travessia sem escalas sobre o Polo Norte. O plano foi recebido com entusiasmo patriótico na Suécia, uma nação setentrional que ficara para trás na corrida para alcançar as zonas polares.

Andrée negligenciou a maioria dos sinais de perigo relacionados a seu projeto. A capacidade de até certo ponto guiar o balão era essencial à segurança da viagem, e havia evidências o suficiente de que a técnica de empuxo de cordas desenvolvida por ele era ineficaz; ainda assim, ele confiou o destino da expedição ao mecanismo. Para piorar a situação, o balão polar Örnen (Águia) foi entregue diretamente em Svalbard por seu fabricante em Paris sem ter sido testado; quando as medições demonstraram que ele vazava mais do que o esperado, Andrée recusou-se a reconhecer as implicações alarmantes deste fato. A maioria dos estudiosos modernos da expedição vêem o otimismo, fé no poder da tecnologia e desconsideração pelas forças da natureza de Andrée como os principais fatores em uma série de eventos que provocaram sua morte e a de seus dois companheiros, Nils Strindberg e Knut Frænkel.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+

Airplane silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Aviation Projects.png
Artigo bom Imagem em destaqueVE
Boeing 737-700 que operou o segundo voo comercial da Gol.
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira fundada e homologada em 2001. É a segunda maior companhia aérea do Brasil em número de passageiros e em número de destinos oferecidos, operando em 60 aeroportos no território brasileiro e em 23 destinos internacionais, além de ser a terceira maior em frota de aeronaves. Em 2014, a Gol fechou o ano com uma participação de mercado de 32% do total de assentos oferecidos em voos domésticos e é a companhia com mais participação no mercado doméstico.

Seus principais centros de operações são os aeroportos de Guarulhos, em Guarulhos, Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, aeroporto de Congonhas, em São Paulo, aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília, e aeroporto de Punta Cana, em Punta Cana. A sede administrativa da companhia fica no aeroporto de Congonhas em São Paulo. A Gol opera apenas aeronaves Boeing 737 Next Generation nas versões 737-700 e -800, com pedidos para a nova aeronave Boeing 737 MAX 8.

Para salvar a empresa da falência, foi editada uma medida provisória no dia 1 de março de 2016 e publicada no dia seguinte; com isso fica permitido à Delta Air Lines capitalizar a empresa brasileira após comprar quase metade de suas ações.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+

Kamov Ka-29
Créditos: Trabalho próprio de usuário da Wikipédia, http://vitalykuzmin.net/?q=node/642.

O helicóptero de ataque Kamov Ka-29 exposto no Park Patriot em Moscou em 2015.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
Índice geralImagens de qualidade no Commons
Biografia da semanaVE Aeronave da semanaVE
Louis Blériot
Louis Charles Joseph Blériot (Cambrai, 1 de julho de 1872Paris, 2 de agosto de 1936) foi um aviador, engenheiro e inventor francês. Ele desenvolveu o primeiro farol de automóvel de uso prático e estabeleceu um negócio rentável fabricando-os, usou boa parte do dinheiro para financiar suas tentativas de construir um avião. Em 1909 ele adquiriu fama mundial fazendo a primeira travessia em aeronave mais pesada que o ar do Canal da Mancha. Blériot foi também o primeiro a construir um monoplano de uso prático (autônomo, motorizado e controlável). e fundador de uma bem sucedida empresa de fabricação de aviões.

Como aviador francês, foi talvez o mais popular de todos, pois graças a ele, e sua travessia do canal, ficou demonstrada a utilidade do avião como instrumento militar (e mesmo de transporte de passageiros). Após seu pouso bem sucedido na Inglaterra com o Blériot XI, o avião ganharia o status de uma máquina com o potencial para transformar as relações entre as nações.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
Boeing Vertol CH-46 Sea Knight
O CH-46D Sea Knight é um helicóptero médio de assalto com rotores em tandem, foi usado pela Marinha dos EUA para transporte de cargas, pessoal e busca e salvamento.

O CH-46E é usado pelos Fuzileiros Navais dos EUA para prover transporte de assalto em qualquer tempo, dia e noite, para tropas, suprimentos e equipamento.

O CH-46 Sea Knight foi adquirido pela primeira vez em 1960 sob a antiga designação HRB-1 para preencher o requerimento de transporte médio dos Fuzileiros Navais dos EUA para os ambientes de combate da época. A versão final de produção foi o CH-46F.

No total, 524 H-46s foram produzidos para as Forças Armadas dos EUA, sendo que o último Sea Knight saiu da linha de produção em Fevereiro de 1971. O CH-46 Sea Knight foi retirado de serviço em 2004, sendo substituído pelo MH-60S.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Twitter Compartilhe via Google+
7 de dezembro na aviaçãoVE Eventos atuaisVE

Ataque a Pearl Harbor

Mais eventos: 6 de dezembro7 de dezembro8 de dezembro


Escudo da Chapecoense

Vídeo em destaqueVE Sabia que...VE
Créditos: The National Archives, que providenciou o vídeo para o http://www.historychannel.com/ para hospedagem.

O capitão Charles Yeager da Força Aérea dos Estados Unidos realiza o teste do Bell X-1 no dia 14 de outubro de 1947, que culminou na quebra da barreira do som.



North American X-15.jpg
Sobre esta imagem

... o recorde de velocidade de uma aeronave tripulada é de um North American X-15, que em 1967 chegou a 6,85 Ma (7.274 km/h)?

... o Antonov An-22 (na imagem) é a maior aeronave do mundo de motores turbo-hélice?

... na Força Aérea Portuguesa, só chega ao posto de General quem for da especialidade Piloto Aviador (PILAV)?

... durante a Segunda Guerra Mundial, um piloto japonês, Saburo Sakai , foi atingido pelo inimigo com duas munições na cabeça, perdendo o olho direito e ficando sem poder mexer o lado esquerdo do corpo e que, mesmo assim, voou 1040 quilómetros de volta à sua base, foi operado, e mesmo ficando cego de um olho, voltou aos céus, combatendo e abatendo mais inimigos?

... o F-14 Tomcat é um dos principais caças ativos da Força Aérea do Irã, sendo adquiridos anteriormente à Revolução Iraniana de 1979?

Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação



Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia