Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

  Principal   Categorias e Tópicos   Colaboração e Projetos  
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

9104 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal
Artigo destacado Apresentação
Embraer EMB-314 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea durante apresentação em Brasília.

Esta é uma lista das aeronaves em operação pelas Forças Armadas do Brasil, que engloba a Força Aérea, Exército e Marinha. Atualmente, as Forças Armadas do Brasil possuem a maior frota de aeronaves militares da América Latina, com aproximadamente 715 aeronaves em operação, incluindo aviões de caça, ataque ao solo, transporte, reabastecimento aéreo, treinamento, utilitários, de vigilância e helicópteros.

As principais aeronaves de operação estão concentradas na Força Aérea, que utiliza principalmente o Northrop F-5E/F Tiger II, o AMX, o UH-1 Iroquois e o Embraer EMB 314 Super Tucano. Além das aeronaves em operação, a FAB, como parte do projeto de modernização da frota (Projeto FX-2), encomendou novas aeronaves, incluindo o novo caça sueco Saab Gripen NG, um dos mais modernos e eficientes do mundo, as aeronaves de transporte Boeing KC-767 e o brasileiro Embraer KC-390 e o helicóptero Eurocopter EC 725, desenvolvido em parceria com a França e o Brasil. O Exército atualmente opera apenas helicópteros e drones atualmente, como o Eurocopter EC 725, produzido no Brasil em conjunto com a França, havendo a previsão de até 2021 ser reativado o segmento de aviões com asa fixa, com a incorporação de quatro aviões de transporte C-23 Sherpa. A Marinha opera como avião de ataque o McDonnell Douglas A-4 Skyhawk, além de aviões de vigilância e helicópteros.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Airplane silhouette.svg

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Aviation Projects.png
Artigo bom Imagem em destaqueVE
Fachada do Aeroporto de Porto Alegre

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho (IATA: POAICAO: SBPA) é um aeroporto internacional no município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É o maior e mais movimentado aeroporto do Rio Grande do Sul e o oitavo mais movimentado do Brasil em número de passageiros transportados.

Com uma área de quatro quilômetros quadrados, o complexo aeroportuário conta com um sistema de acesso viário próprio. A Avenida Severo Dullius, rua de acesso ao aeroporto, liga-se com a Avenida dos Estados, complemento da BR-116. Toda estrutura para passageiros é dividida em dois terminais, totalizando 42 pontos de check-in.

Foi o primeiro aeroporto administrado pela Infraero a ter o sistema integrado de check-in. O aeroporto dispõe do sistema de pouso por instrumentos (ILS) Categoria II, que conduz a aeronave até uma altura mínima de trinta metros sobre a cabeceira da pista, requerendo uma visibilidade mínima de quatrocentos metros como parâmetro para prosseguimento na aproximação do pouso. Em 2017, ficou em terceiro lugar no Prêmio Avião Revue, na categoria Melhor Aeroporto do Brasil.

O complexo aeroportuário foi concedido à iniciativa privada em 16 de março de 2017 para a empresa Fraport durante o período de 25 anos, pelo valor de 382 milhões de reais.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter


Jet engine numbered.svg
Ver no Commons
Turbina a gás
Créditos: Fonte: Trabalho próprio sobre imagem do Commons www.faa.gov Autor: Usuário do Commons Jeff Dahl

Diagrama esquemático de uma típica turbina a gás.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Índice geralImagens de qualidade no Commons
Biografia da semanaVE Aeronave da semanaVE
Anésia diante do avião em que realizou o voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, em setembro de 1922

Anésia Pinheiro Machado (Itaí, 5 de junho de 1904Brasília, 10 de maio de 1999) foi a primeira mulher a conseguir o brevet de aviadora no Brasil. Iniciou seus estudos em 1921 e já no ano seguinte recebia seu brevet internacional pelo Aéro Club do Brasil. Ainda no mesmo ano, realizou seu primeiro voo interestadual de São Paulo ao Rio de Janeiro, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil, e participou de uma apresentação de acrobacias aéreas. Ninguém sabe se ela foi de fato pilotando tais voos pois nunca estava desacompanhada. De toda forma, por estes, foi homenageada por Santos Dumont. Entre 1927 e 1928, manteve uma coluna dominical sobre aviação no jornal carioca "O Paiz". Em 1943, fez curso nos Estados Unidos, onde também se licenciou como piloto e instrutora de voo. Entre os feitos pioneiros, destacam-se uma travessia da Cordilheira dos Andes e uma viagem transcontinental pelas três Américas, ambos em 1951 ?. Em 1954, foi proclamada pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), durante a Conferência de Istambul, Decana Mundial da Aviação Feminina. Recebeu dezenas de condecorações civis e militares, nacionais e estrangeiras. A urna com as cinzas está depositada no Museu de Cabangu, na cidade de Santos Dumont (MG).


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Aeronave A-12, número de serial 06932

O Lockheed A-12 foi uma aeronave de reconhecimento construída pela Lockheed para a Agência Central de Inteligência - CIA, baseado nos projetos de Clarence “Kelly” Johnson. O A-12 foi produzido de 1962 a 1964 e esteve em operação de 1963 até 1968. O modelo de assento único, que primeiro voou em 1962, foi o precursor do interceptador da Força Aérea Americana YF-12 e da famosa aeronave de reconhecimento SR-71 Blackbird. A última missão com o A-12 foi realizada em maio 1968 e o programa e a aeronave deixaram de serem operados em junho de 2009.

O trabalho preliminar iniciou-se no interior da Lockheed no final da década de 1950, com a finalidade de desenvolver o sucessor do U-2, os projetos receberam o codinome de "Archangel" (Arcanjo), uma vez que o programa do U-2, havia sido conhecido por "Angel" (Anjo). Com as mudanças constantes acontecidas no modelo e configurações da aeronave, as designações internas da Lockheed para o projeto mudaram de Archangel-1 para Archangel-2, e assim sucessivamente. Esses codinomes, ao longo do tempo, logo tornaram-se mais simplificados e passaram a serem conhecidos apenas por "A-1", "A-2", etc.

O A-12 foi o décimo-segundo projeto da Lockheed neste desenvolvimento de uma aeronave que substituiria o U-2. Porém, muitos documentos e referências ao projeto, utilizam o nome preferido por Johnson para a aeronave, "the Article" (o Artigo).

Após o projeto ser selecionado pela CIA em 1959, o projeto e a produção do A-12 aconteceram sob o codinome OXCART.

O primeiro voo do A-12, uma aeronave identificada como 'Article 121', ocorreu em Groom Lake, Nevada, em 25 de abril de 1962.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
20 de junho na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Foto do Bell X-5 no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos.

Mais eventos: 19 de junho20 de junho21 de junho


Dois Alpha-Jet da Força Aérea Portuguesa no Festival Aéreo de Vigo 2008.

Vídeo em destaqueVE Sabia que...VE
Boeing 707 CS-TBB da TAP em 1982.

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 (na imagem) durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

... a Fábrica da Boeing de Everett é, de longe, o maior edifício do mundo? Fonte: Biggest buildings in the World - www.atlasandboots.com

Categorias Colabore
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Avion silhouette.svg Projeto Aviação e Airport symbol.svg Projeto Aeroportos do Brasil


Nossos grupos
Veja também


Portal A Wikipédia possui o
Portal da Aviação



Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Wikinotícias     Aviação no Wikiquote     Aviação no Wikilivros     Aviação no Wikisource     Aviação no Wikcionário     Aviação na Wikiversidade     Aviação no Wikivoyage     Aviação no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Avia%C3%A7%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Avia%C3%A7%C3%A3oCommons-logo.svg