Portal:Confucionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Portal Confucionismo

Confucious temple Nagasaki.jpg

O Confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tze (Confúcio), sábio filósofo e educador chinês que exorta os homens a cultivarem virtudes cívicas, como a gentileza e o desenvolvimento harmônico, graças à música e a dança.
Essa filosofia baseia - se em um sistema de regras morais que tem grande número de adeptos na China. Confúcio viveu no séc. VI antes de Cristo, e seus ensinamentos giram em torno da benevolência e piedade.
Como sistema ético, é uma mistura da adoração da natureza e do culto aos antepassados. Virtudes fundamentais: o amor, a justiça, a reverência dos vivos e mortos e a sinceridade, coroadas pelo amor filial.

Categoria | Imagens

 ver · editar Artigo selecionado
The Analects of Confucius WDL11844.pdf

Os Analectos (em chinês: 論語 ou 论语; pinyin: Lún Yǔ) de Confúcio, também conhecidos como Diálogos de Confúcio, constituem o livro doutrinal mais importante do confucionismo e é constituído por uma selecção de textos atribuídos a este pensador chinês e aos seus discípulos.

Ao longo do tempo, a obra foi tão lida na China quanto a Bíblia no Ocidente, sendo considerado o único registro confiável dos ensinamentos de Confúcio.

Confúcio viveu na China, entre 551 e 479 a.C., e exerceu e ainda exerce profunda influência na cultura chinesa, e em especial no que diz respeito à educação e à moral, tendo, como centro, o homem. Como muitos outros grandes homens do passado, nada escreveu. Os Analectos são uma coletânea de aforismos feita por seus discípulos. É difícil de ser interpretada, tanto devido ao aspecto pictórica da linguagem chinesa quanto por seu simbolismo. Com certeza, ao longo das sucessivas traduções, a obra teve alguns significados alterados.


 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Confucionismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Wikimedia