Portal:Confucionismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Portal Confucionismo

Confucious temple Nagasaki.jpg

O Confucionismo é um sistema filosófico chinês criado por Kung-Fu-Tze (Confúcio), sábio filósofo e educador chinês que exorta os homens a cultivarem virtudes cívicas, como a gentileza e o desenvolvimento harmônico, graças à música e a dança.
Essa filosofia baseia - se em um sistema de regras morais que tem grande número de adeptos na China. Confúcio viveu no séc. VI antes de Cristo, e seus ensinamentos giram em torno da benevolência e piedade.
Como sistema ético, é uma mistura da adoração da natureza e do culto aos antepassados. Virtudes fundamentais: o amor, a justiça, a reverência dos vivos e mortos e a sinceridade, coroadas pelo amor filial.

Categoria | Imagens

Artigo selecionado

The Analects of Confucius WDL11844.pdf

Os Analectos (em chinês: 論語 ou 论语; pinyin: Lún Yǔ) de Confúcio, também conhecidos como Diálogos de Confúcio, constituem o livro doutrinal mais importante do confucionismo e é constituído por uma selecção de textos atribuídos a este pensador chinês e aos seus discípulos.

Ao longo do tempo, a obra foi tão lida na China quanto a Bíblia no Ocidente, sendo considerado o único registro confiável dos ensinamentos de Confúcio.

Confúcio viveu na China, entre 551 e 479 a.C., e exerceu e ainda exerce profunda influência na cultura chinesa, e em especial no que diz respeito à educação e à moral, tendo, como centro, o homem. Como muitos outros grandes homens do passado, nada escreveu. Os Analectos são uma coletânea de aforismos feita por seus discípulos. É difícil de ser interpretada, tanto devido ao aspecto pictórica da linguagem chinesa quanto por seu simbolismo. Com certeza, ao longo das sucessivas traduções, a obra teve alguns significados alterados.


Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Confucionismo na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Imagem selecionada

Cicheng Kongmiao 2013.07.27 12-53-44.jpg
Sala de culto com um altar para Confúcio e discípulos, no Templo de Confúcio (Kongmiao) de Cicheng, Ningbo, Zhejiang.


Categorias

Portais relacionados

Wikimedia

Confucionismo no Wikinotícias     Confucionismo no Wikiquote     Confucionismo no Wikilivros     Confucionismo no Wikisource     Confucionismo no Wikcionário     Confucionismo na Wikiversidade     Confucionismo no Wikivoyage     Confucionismo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/ConfucionismoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:ConfucionismoCommons-logo.svg