Portal:Handebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal do Handebol


 ver · editar Handebol
Handebol
Handebol

O Handebol (português brasileiro) ou Andebol (português europeu) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes, possuindo duas equipes de sete jogadores em cada lado, sendo seis de linha e um goleiro. É um esporte com certa popularidade em países como Espanha, Alemanha, Suécia, Noruega, França, Islândia, Croácia, entre outros e ainda está aumentando sua popularidade na Dinamarca e em países latino-americanos, como a República Dominicana, a Argentina e o Brasil.


 ver · editar Artigo destacado
Magnus Wislander

Apelidado de "Enguia", pela facilidade para driblar as defesas adversárias, Magnus Wislander foi eleito, em votação da Federação Internacional de Handebol (IHF), o melhor jogador do século XX. Entrou para o Guinness como o maior artilheiro da historia do esporte, com uma média de 3 gols por partida. Pela seleção, marcou mais de mil gols.

Wislander estreou na seleção sueca em 1985 e se despediu em 2003 sem nunca ter conquistado o ouro olimpico, mas foi medalhista de prata em três oportunidades. No total marcou 1185 gols em 384 jogos. Foi bicampeão mundial pela seleção sueca (1990 e 1999) e tetracampeão Europeu de Seleções (1994, 1998, 2000 e 2002). Por clubes foi duas vezes campeão da Copa da Europa e heptacampeão da Liga Alemã.


 ver · editar Imagem destacada

A Seleção Francesa recebe a Noruega para uma partida amistosa em Clermont-Ferrand (5 de março de 2009).

 ver · editar Melhores Campeonatos de Handebol do Mundo
 ver · editar Você sabia?
  • No handebol, ao contrário do futebol, um jogador destro prefere jogar pela esquerda, e um jogador canhoto prefere atuar pela direita?

Esta preferência deve-se ao fato do braço de arremesso ficar no lado de dentro da baliza, e por isso com maior ângulo para o chute.

  • Os atletas utilizam uma cola especial (resina usada a partir do escalão de juvenis) nas mãos para ter um contato mais firme com a bola?
É por isso que as bolas de handebol parecem sempre sujas.


 ver · editar Como colaborar!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o handebol na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

   Como ajudar?   

 ver · editar Projetos
 ver · editar Relacionados