Portal:Calvinismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Este Portal está on-line desde 28 de Dezembro de 2015
Portal do Calvinismo
 ver · editar Calvinismo

O Calvinismo (também chamado de Tradição Reformada, Fé Reformada ou Teologia Reformada) é tanto um movimento religioso protestante quanto um sistema teológico bíblico com raízes na Reforma Protestante iniciada por João Calvino em Genebra no século XVI. A tradição Reformada foi desenvolvida, ainda, por diversos outros teólogos como Martin Bucer, Heinrich Bullinger, Pietro Martire Vermigli e Ulrico Zuínglio. Apesar disso, a fé Reformada costuma levar o nome de Calvino, por ter sido ele seu grande expoente. Atualmente, o termo também se refere às doutrinas e práticas das Igrejas Reformadas. O sistema costuma ser sumarizado através dos Cinco pontos do calvinismo.

 ver · editar Artigo selecionado


Os valdenses (francês: Vaudois; italiano: Valdesi), também chamados de valdensianos, são uma denominação cristã ascética que teve sua origem entre os seguidores de Pedro Valdo por volta de 1173, em Lyon, na França. Caracterizavam-se por fazer votos de pobreza e de desapego às coisas materiais.[1]

O movimento valdense rapidamente se espalhou para os Alpes Cócios, entre o que é hoje a França e a Itália. Os ensinamentos valdenses entraram rapidamente em conflito com a Igreja Católica. Em 1215, os valdenses foram declarados heréticos e sujeitos a intensa perseguição.

Na era da Reforma Protestante, os valdenses influenciaram o reformador suíço Heinrich Bullinger. Ao encontrar as ideias de outros reformadores semelhantes às deles, eles rapidamente se fundiram no maior movimento protestante. Com as Resoluções de Chanforan, em 12 de setembro de 1532, eles formalmente se tornaram parte da tradição calvinista.

 ver · editar Imagen selecionada


Crédito: Emmanuel de Witte 1660

As igrejas calvinistas são frequentemente caracterizadas por sua simplicidade e austeridade. Isso reflete a ênfase teológica do calvinismo na modéstia e no foco na palavra de Deus. As igrejas calvinistas tendem a evitar imagens, excessos decorativos e ornamentos extravagantes, conforme retratado neste quadro de Emmanuel de Witte (1617-1692).

 ver · editar Templo selecionado

A Igreja Ebenezer em Hawkesbury, Nova Gales do Sul é a igreja mais antiga existente na Austrália, e a igreja mais antiga ainda em uso hoje. Foi projetado por Andrew Johnston e construído de 1809 a 1823. Tem um lugar único na herança da fé cristã e da agricultura pioneira da nação. A Igreja é uma congregação ativa com uma história viva. Muitas das famílias são descendentes dos colonos originais que migraram para a Austrália no Coromandel, um histórico navio britânico. O cemitério é um dos mais importantes da Austrália. Tem associação com seis gerações de colonos do Coromandel.[2] A simplicidade e robustez dos edifícios, em particular da igreja, podem ser vistos como uma manifestação do modo de vida, gosto e costumes dos primeiros colonizadores escoceses presbiterianos. A Igreja Ebenezer foi listada no Registro de Patrimônio do Estado de Nova Gales do Sul em 2 de abril de 1999.

Saiba mais...

 ver · editar Categorias
 ver · editar Biografia selecionada


João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 – Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo, líder religioso e escritor cristão francês. Considerado como um dos principais líderes da Reforma Protestante, em particular na França, as ideias de Calvino tiveram uma grande influência não apenas sobre a teologia cristã, mas também sobre a vida social,[3] a política, e até mesmo o sistema econômico de diversos países[4][5], sendo amplamente consideradas como tendo possuído um forte impacto na formação do mundo moderno.[6] O sistema teológico bíblico que ele criou é geralmente conhecido como calvinismo, ainda que o próprio Calvino tivesse repudiado veementemente o uso de tal nome para descrevê-lo.[7] Esta variante do protestantismo viria a ser bem-sucedida e influente em países como a Suíça (país de origem), Países Baixos, África do Sul (entre os africânderes), Inglaterra, Escócia e Estados Unidos.

Para muitos historiadores, Calvino teria sido para o povo de língua francesa aquilo que Lutero foi para o povo de língua alemã — uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana.

 ver · editar Este mês na história
 ver · editar Você sabia ?
Buzz Aldrin astronauta e presbítero
Buzz Aldrin astronauta e presbítero
  • Que o escritor estadunidense Mark Twain era um calvinista presbiteriano?[8]
  • Que a região do Cinturão da Bíblia na Holanda tem a maior concentração de calvinistas conservadores do país, com grande concentração de igrejas calvinistas e escolas cristãs?[10]
  • Que Buzz Aldrin, presbiteriano e segundo homem a pisar na lua, realizou a primeira celebração da Santa Ceia no espaço?[11]
 ver · editar Citações

“Se Deus é o Criador de todo o universo, deve-se concluir que Ele é o Senhor de todo o universo. Nenhuma parte do mundo está fora de Seu senhorio. Isso significa que nenhuma parte da minha vida deve estar fora de seu senhorio.“ ― RC Sproul [12]

 ver · editar Portais Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Calvinismo no Commons Calvinismo no Commons
Imagens e mídia
Calvinismo no Wikcionário Calvinismo no Wikcionário
Definições
Calvinismo no Wikilivros Calvinismo no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Calvinismo no Wikinotícias Calvinismo no Wikinotícias
Notícias
Calvinismo no Wikiquote Calvinismo no Wikiquote
Citações
Calvinismo no Wikisource Calvinismo no Wikisource
Biblioteca
Calvinismo na Wikiversidade Calvinismo na Wikiversidade
Recursos de aprendizado