Portal:Mitologia greco-romana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zeus arte.jpg


Portal da Mitologia greco-romana
Eros e Psiquê


Este portal reúne os artigos relacionados à mitologia greco-romana - seus deuses e deusas, semideuses, heróis e personagens, a terminologia e autores - tornando a sua pesquisa mais simples e uniformizando a produção dos artigos.


Mostrar novas seleções

Artigos selecionados

Hermes

Hermes (em grego: Ἑρμής) era, na mitologia grega, um dos deuses olímpicos, filho de Zeus e de Maia, e possuidor de vários atributos. Divindade muito antiga, já era cultuado na pré-história grega possivelmente como um deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e viagens, entre outros atributos. Ao longo dos séculos seu mito foi extensamente ampliado, tornando-se o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas. Com o domínio da Grécia por Roma, Hermes foi assimilado ao deus Mercúrio, e através da influência egípcia, sofreu um sincretismo também com Toth, criando-se o personagem de Hermes Trismegisto. Ambas as assimilações tiveram grande importância, criando rica tradição e perpetuando sua imagem através dos séculos até a contemporaneidade, exercendo significativa influência sobre a cultura do ocidente e de certas áreas orientais em torno do Mediterrâneo, chegando até à Pérsia e à Arábia.

As primeiras descrições literárias sobre Hermes datam do período arcaico da Grécia, e o mostram nascendo na Arcádia. Já no primeiro dia de vida realizou várias proezas e exibiu vários poderes: furtou cinquenta vacas de seu irmão Apolo, inventou o fogo, os sacrifícios, sandálias mágicas e a lira. No dia seguinte, perdoado pelo furto das vacas, foi investido de poderes adicionais por Apolo e por seu pai Zeus, e por sua vez concedeu a Apolo a arte de uma nova música, sendo admitido no Olimpo como um dos grandes deuses. (leia mais...)


Imagem selecionada

Berlin Painter Ganymedes Louvre G175.jpg
Ganímedes segurando um galo e um aro, presentes de Zeus, cratera ática com figuras vermelhas.


Você sabia...

  • Eros, deus do Amor, era primitivamente adorado como uma pedra em estado bruto! O conceito original do Amor, longe da sua acepção como Cupido, remetia à sua fantástica força de coesão.
  • A palavra penúria vem da deusa da pobreza, Pênia.
  • A palavra pânico vem do deus da natureza, .
  • Alguns autores clássicos dão como pais do Amor a deusa Pênia (Pobreza) e o deus Poros (Riqueza) - daí ser o caráter do amor é estar sempre ávido de algo, ao mesmo tempo em que sente-se cheio...
  • Prometeu foi acorrentado por Zeus, que lhe abriu a barriga e colocou-lhe um corvo a seu lado para lhe comer o fígado, por haver revelado aos homens o segredo do fogo.
  • A palavra fobia vem do deus do medo, Phobos.


Categorias

Categorias


Colabore!

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Mitologia greco-romana na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Wikimedia

Portais relacionados
Douris cup Jason Vatican 16545.jpg Portal da Mitologia  · Thor's hammer, Skåne.svg Portal da Mitologia nórdica