Portal:Mitologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal da Mitologia

Angelo Bronzino 002.jpg

O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos ou a um conjunto de mitos. Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas, ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga. O termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa, mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade vieram a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.


Artigos selecionados

Hades e Cérbero, numa antiga escultura.

Hades (em grego antigo: Άδης, transl. Hádēs), na mitologia grega, é o deus do Mundo Inferior e dos mortos. Equivalente ao deus romano Plutão, que significa o rico e que era também um dos seus epítetos gregos, seu nome era usado frequentemente para designar tanto o deus quanto o reino que governa, nos subterrâneos da Terra. Consta também ser chamado Serápis (deus de obscura origem egípcia).

É considerado um deus da "segunda geração" pelos estudiosos, oriundo que fora de Cronos (Saturno, na teogonia romana) e de Reia, formando com seus cinco irmãos os Crônidas: as mulheres Héstia, Deméter e Hera, e os homens Posidão e Zeus. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone (Koré ou Core), filha de Deméter, a quem teria sido fiel e com quem nunca teve filhos. A simbologia desta união põe em comunicação duas das principais forças e recursos naturais: a riqueza do subsolo que fornece os minerais, e faz brotar de seu âmago as sementes - vida e morte.

Hades costuma apresentar um papel secundário na mitologia, pois o fato de ser o governante do Mundo dos Mortos faz com que seu trabalho seja "dividido" entre outras divindades, tais como Tanatos, deus da morte, ou as Queres (Ker) - estas últimas retratadas na Ilíada recolhendo avidamente as almas dos guerreiros, enquanto Tanatos surge nos mitos da bondosa Alceste ou do astuto Sísifo. Como o senhor implacável e invencível da morte, é Hades o deus mais odiado pelos mortais, como registou Homero (Ilíada 9.158.159). (leia mais...)


Imagem selecionada

Indradeva.jpg
Indra e Sachi sobre o elefante de múltiplas cabeças Airavata. Fólio de um texto jaina, Panchakalyanaka, 1670-1680. Museu de Arte do Condado de Los Angeles.


Categorias

Predefinições

Colabore!

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Mitologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Galeria de imagens


Portais relacionados

Wikimedia

Mitologia no Wikinotícias     Mitologia no Wikiquote     Mitologia no Wikilivros     Mitologia no Wikisource     Mitologia no Wikcionário     Mitologia na Wikiversidade     Mitologia no Wikivoyage     Mitologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MitologiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MitologiaCommons-logo.svg