Portal:Mitologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal da Mitologia

Angelo Bronzino 002.jpg

O termo mitologia pode referir-se tanto ao estudo de mitos ou a um conjunto de mitos. Por exemplo, mitologia comparada é o estudo das conexões entre os mitos de diferentes culturas, ao passo que mitologia grega é o conjunto de mitos originários da Grécia Antiga. O termo "mito" é frequentemente utilizado coloquialmente para se referir a uma história falsa, mas o uso acadêmico do termo não denota geralmente um julgamento quanto à verdade ou falsidade. No estudo de folclore, um mito é uma narrativa sagrada que explica como o mundo e a humanidade vieram a ser da forma que é atualmente. Muitos estudiosos em outros campos usam o termo "mito" de forma um pouco diferente. Em um sentido muito amplo, a palavra pode se referir a qualquer história tradicional.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divindade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.


Artigos selecionados

Burne-Jones-le-Vampire.jpg

Vampiro é um ser mitológico ou folclórico que sobrevive alimentando-se da essência vital de criaturas vivas (geralmente sob a forma de sangue), independentemente de ser um morto-vivo ou uma pessoa viva. Embora entidades vampíricas tenham sido registadas em várias culturas, possivelmente em tempos tão recuados como a pré-história, o termo vampiro apenas se tornou popular no início do século XIX, após um influxo de superstições vampíricas na Europa Ocidental, vindas de áreas onde lendas sobre vampiros eram frequentes, como os Balcãs e a Europa Oriental, embora variantes locais sejam também conhecidas por outras designações, como vrykolakas na Grécia e strigoi naRoménia. Este aumento das superstições vampíricas na Europa levou a uma histeria colectiva, resultando em alguns casos na perfuração de cadáveres com estacas e acusações de vampirismo.

Embora mesmo os vampiros do folclore balcânico e da Europa Oriental possuam um vasto leque de aparências físicas, variando de quase humanos até corpos em avançado estado de decomposição, foi em 1819, com o sucesso do romance de John Polidori The Vampyre, que se estabeleceu o arquétipo do vampiro carismático e sofisticado; este pode ser considerado a mais influente obra sobre vampiros do início do século XIX, inspirando obras como Varney the Vampire e eventualmente Drácula. (ler mais)


Imagem selecionada

Hermes di Prassitele, at Olimpia, front.jpg
Hermes com o menino Dionísio. Escultura em mármore no Museu Arqueológico de Olímpia.


Categorias


Predefinições

Colabore!

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Mitologia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Galeria de imagens


Portais relacionados

Religious symbols.svg
Religião
P anthropology.png
Antropologia
Pentacle 2.svg
Wicca
Ts seal.gif
Ocultismo


Greek deity head icon.png
Mitologia greco-romana
Thor's hammer, Skåne.svg
Mitologia nórdica


Wikimedia

Mitologia no Wikinotícias     Mitologia no Wikiquote     Mitologia no Wikilivros     Mitologia no Wikisource     Mitologia no Wikcionário     Mitologia na Wikiversidade     Mitologia no Wikivoyage     Mitologia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MitologiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MitologiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MitologiaCommons-logo.svg