Portal Discussão:Mitologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Óptima ideia este portal[editar código-fonte]

Eu não tenho muitos conhecimentos sobre o assunto mas como é um tema que me desperta muito interesse posso dar uma mãozinha. Eu disponho-me a ajudar no que for preciso. Ana Couto 16:27, 13 Janeiro 2006 (UTC).

Obrigado, Ana! --Fábio 14:07, 14 Janeiro 2006 (UTC)

Nossa, eu estava realmente interessada em fazer algo relacionado à Mitologia, desde que vi o artigo sobre Freya [bem vago], e pensei: "Vou criar um portal para Mitologia"... Quando venho aqui pegar mais informações sobre como montar o portal, vi que ele está sendo desenvolvido e fiquei muito feliz. Acredito poder ajudar um pouco, gostei muito de ver que pelo menos duas pessoas se interessaram em fazer este portal.

Um idéia genial[editar código-fonte]

Sou louco por mitologia (seja ela qual for) este portal será muito interressante. Muitos artigos precisam ser editados, as vezes quando pesquiso fico procurando muito tempo para encontrar alguma coisa interressante, alguns artigos estão até repetidos. Você vão precisar de muita ajuda para completá-lo. cassio.x-br.com 17:59, 13 Abril 2006 (UTC)

Também estou dentro![editar código-fonte]

Fiquei muito feliz, assim como os colegas acima, ao encontrar este portal. A partir de agora ele já figura na minha lista de quicklinks, e vou contribuir sempre que puder. Já adicionei algumas coisinhas alí nas listas, e espero poder contribuir muito mais com o portal e com os verbetes por ele "agrupados". Abraços do Verde --danielduende 08:47, 24 Dezembro 2006 (UTC)

Predefinições ultrapassadas[editar código-fonte]

As predefinições {{Mitologia grega olimpico}}, {{Mitologia grega titas}} e {{Ninfas}} estão ultrapassadas visto que a predefinição {{Mitologia Grega}} informa com mais clareza as raças, os deuses olímpicos, etc. Proponho a retirada de informações duplicadas. Earphoria(msg) 22h20min de 24 de Março de 2008 (UTC)

Pesquisa inédita por síntese[editar código-fonte]

Os artigos sobre mitologia grega em português são muito mais pobres que os artigos nas outras wikis, mas acho que um problema que as outras wikis tem (e que nós podemos evitar) é a abundância de WP:SINTESE ("pesquisa inédita por síntese"). Seguinte: a mitologia é totalmente contraditória, e tem um autor que diz Fulano foi pai de Sicrano e outro autor que diz Fulano foi pai de Beltrano. Então, se o artigo sobre Sicrano diz Sicrano foi irmão de Beltrano, isto seria WP:SINTESE - já que nenhum autor diz isso. Não é? Albmont (discussão) 19h21min de 9 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Preciso da ajuda dos entendidos[editar código-fonte]

Seguinte: eu estou "transpondo a matriz", ou seja, em vez de ir a artigos sem fontes e procurando (um processo demorado), eu resolvi fazer o contrário: pegar uma fonte e sair colocando nos artigos.

Mas acho que eu fiz bobagem. O texto em questão é Descrição da Grécia, 1.1.4:
The Athenians have also another harbor, at Munychia, with a temple of Artemis of Munychia, and yet another at Phalerum, as I have already stated, and near it is a sanctuary of Demeter. Here there is also a temple of Athena Sciras, and one of Zeus some distance away, and altars of the gods named Unknown, and of heroes, and of the children of Theseus and Phalerus; for this Phalerus is said by the Athenians to have sailed with Jason to Colchis. There is also an altar of Androgeos, son of Minos, though it is called that of Heros; those, however, who pay special attention to the study of their country's antiquities know that it belongs to Androgeos.
Eu interpretei (ou seja, algo muito próximo de uma pesquisa inédita) que a quebra em Here there is also (...) se referia a Falero, mas, agora, fiquei na dúvida se o texto se referia a Muniquia. Alguém sabe se eu fiz besteira? Como ainda estou no 1.1.4, dá para corrigir sem muito trauma. Aliás, o 1.1.5 tá difícil de "wikificar", porque eu não tenho a menor ideia do que seja o tal "Coliad promontory". Albmont (discussão) 23h46min de 25 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Quem estiver interessado em transformar os artigos horrendos de astrologia da wikipédia (quase nenhum tem fontes, e, quando tem, são revistas para adolescentes), sugiro uma visita ao www.sacred-texts.com. Eles tem uma vasta coleção de textos sobre religião, inclusive vários textos de astrologia. Albmont (discussão) 02h46min de 23 de janeiro de 2011 (UTC)[responder]

Lendo o verbete Holda, verifiquei que as informações ali estavam diferentes dos verbetes em outros idiomas, como os em inglês e francês. Ao fazer buscas, vi que ela é associada à caça, à proteção da agricultura, ao artesanato feito por mulheres (fiação/tecidos) e, nos contos de fadas dos irmãos Grimm, é a Dama Holda, ou Dona Holda. Mas é uma confusão (pois vários nomes são associados a ela, trata-se de personagem mitológica pouco explorada, especialmente em português). Aliás, em um blog, no post frau-holda-e-contraparte-feminina-do.html do casabruxal.blogspot.com.br, que certamente não seria fonte fiável (mas diante da total inexistência de fontes no artigo...), diz-se que a data de comemoração na mitologia nórdica é 10 de agosto (diferente do 10 de julho que menciona o artigo. Não me senti segura pra editar, mas também não gostaria de propor eliminação antes de tentar encontrar referências e melhorar um pouquinho o verbete. Domusaurea saberia indicar uma fonte boa?--Oona (discussão) 23h14min de 16 de março de 2014 (UTC)[responder]