Wikipédia:Civilidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Cinco pilares
É uma enciclopédia

Rege-se pela imparcialidade

Tem conteúdo livre

Possui normas de conduta

Não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Princípio da imparcialidade

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Convenção de nomenclatura
Colaboração
Edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças judiciais

Como resolver disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações


Civilidade faz parte das normas de conduta da Wikipédia, que é um dos cinco pilares da Wikipédia. A política de civilidade é um padrão de conduta que norteia o modo de interagir dos editores da Wikipédia: os editores devem sempre almejar por tratar os demais com consideração e respeito. Mesmo durante debates mais quentes, os editores devem ser educados e portar-se de modo calmo e razoável, a fim de manter o foco na melhoria da enciclopédia e em ajudar a manter um ambiente de edição agradável. Esta política descreve os padrões de comportamento esperado de usuários quando interagem, e modos apropriados de lidar com problemas que possam surgir. Aplica-se a todo o tipo de interacção na Wikipédia, incluindo em páginas de discussão, sumários de edição, tal como em qualquer outra discussão sobre colegas Wikipedistas.

Incivilidade[editar código-fonte]

Incivilidade consiste em ataques pessoais, grosseria, e comportamento agressivo que perturbem o projecto e conduz a "stress" improdutivo e conflito. Editores são humanos, capazes de erros, por isso, incidentes menores de incivilidade não são por si só uma preocupação maior. O padrão comportamental de incivilidade é disruptivo e inaceitável, e pode resultar em bloqueios se chegar ao nível de assédio ou ataques pessoais flagrantes. Um único acto de incivilidade pode também passar da marca se for suficientemente severo: por exemplo, abuso verbal extremo ou afronta dirigida a outro contribuidor, ou uma ameaça contra outra pessoa podem resultar em bloqueios sem ter em consideração um padrão. Em geral, seja compreensivo e não retaliatório quando lidar com incivilidade. Se outros forem incivilizados, seja compreensivo (as pessoas dizem coisas quando estão perturbadas) em vez de julgar os outros, e não responda da mesma forma. Se necessário, aponte gentilmente que pensa que o comentário não foi civilizado, e torne claro que quer passar em frente e concentrar-se na questão do conteúdo. Tome em consideração que o editor pode não achar que tenha sido incivilizado – a Wikipédia é editada por pessoas de vários tipos antecedentes, e os padrões variam. Considere também a opção de ignorar exemplos isolados de incivilidade, e simplesmente passar em frente para a questão do conteúdo. Só leve os assuntos para resolução de disputas (ver abaixo) se encontrar um problema que não consiga resolver. Esta política não é uma arma a usar contra outros contribuidores. Insistir que um editor seja sancionado por ofensas menores e isoladas, ou por tratar críticas construtivas como um ataque, é em si potencialmente disruptivo, e pode resultar em avisos ou mesmo bloqueios se repetidos.

Cooperação e civilidade[editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wikipédia:Consenso

Diferenças de opinião são inevitáveis num projecto colaborativo. Quando se discutem estas diferenças alguns editores, na tentativa de serem francos, podem ser desnecessariamente bruscos. Outros editores podem parecer ultrassensíveis quando as suas opiniões são contestadas. Palavras silenciosas e impessoais numa página de discussão e em sumários de edição não transmitem completamente as nuances da conversação verbal, levando por vezes à má interpretação dos comentários de um editor. Uma observação incivilizada pode escalar uma discussão apaixonada para uma argumentação pessoal que já não se concentra objectivamente no problema em questão. Tais trocas desperdiçam os nossos esforços e destroem um ambiente de trabalho produtivo e positivo. Resolva diferenças de opinião através de discussão civilizada; discorde sem ser desagradável. Discussão sobre outros editores deve-se limitar a dissertações educadas sobre as suas acções. Espera-se que os editores sejam razoavelmente cooperativos, que se abstenham de fazer ataques pessoais, que trabalhem dentro do âmbito das políticas, e que responda a questões feitas de boa fé. Tente tratar os outros editores como colegas respeitados com quem trabalha num projecto importante. Seja especialmente acolhedor e paciente com novos usuários. Ajude outras pessoas a editar artigos, mas desencoraje edições não-construtivas.

Evitando incivilidade[editar código-fonte]

Incivilidade – ou a aparência de incivilidade – tipicamente surgem de disputas de conteúdo acaloradas.

  • Tenha atenção com os sumários de edição. Sumários de edição são comentários relativamente pequenos (e por isso potencialmente sujeitos a más interpretações, ou sobressimplificações), não podem ser mudados após carregar na tecla Guardar, e muitas vezes preenchidos à pressa, particularmente se houver uma guerra de edições a estourar ou em andamento. Especialmente se as coisas se tornarem explosivas, lembre-se de explicar as suas edições, evitar comentários pessoais sobre outros editores com quem tenha disputas, e considere usar a página de discussão para explicar em maior pormenor a sua visão da situação.
  • Explique as suas acções. Edições que não estejam bem explicadas podem ser percebidas como incivilizadas, quer seja essa a intenção do editor ou não. Use bons sumários de edição, e use a página de discussão se o sumário de edição não fornecer espaço suficiente ou se for necessário um debate mais substancial.

Na Wikipédia, civilidade é um código de conduta para editar, escrever sumários de edição, comentários e páginas de discussão. A incivilidade, grosseiramente falando pode ser definida como comportamento com foco pessoal que causa uma atmosfera de maior conflito e estresse. Nossas normas de conduta afirmam que todos devem agir com civilidade em relação aos outros.

Para que a Wikipédia continue crescendo de maneira sustentável e harmoniosa é necessário que toda a comunidade reflita sobre as questões de civilidade no uso dessa ferramenta.

A seguir alguns aspectos para um bom convívio entre usuários, wikipedistas e sustentabilidade da Wikipédia.

Normas de Conduta[editar código-fonte]

Certas normas de conduta são necessárias para que o ambiente continue se desenvolvendo e não se torne um local para propagandas, manipulações ideológicas e todo e qualquer tipo de "lixo cibernético" que possa atrapalhar o verdadeiro objetivo da Wikipédia.

Conheça nossas Normas de Conduta.

Coisas a não fazer[editar código-fonte]

Colaborar com a Wikipédia é o que se espera de todos os usuários e wikipedistas. Porém por falta de conhecimento sobre a netiqueta da Wikipédia muitos acabam cometendo alguns enganos.

Veja Coisas a não fazer na Wikipédia.

Exemplos[editar código-fonte]

  • Não provoque.
  • Não seja rude.
  • Não insulte.
  • Não agrida.
  • Não recorra a zoações ou escárnios durante discussões, principalmente nas mais acaloradas.
  • Não use palavras de baixo calão (de má educação).
  • Não faça apologias.
  • Não ofenda ninguém.
  • Não faça sugestões inconvenientes apenas para provocar.

Como e por que incivilidade ocorre?[editar código-fonte]

  • Durante uma guerra de edições, quando as pessoas têm diferentes opiniões, ou quando há um conflito sobre a divisão do poder.
  • Quando a comunidade cresce. Cada editor não conhece todos os outros editores e pode não perceber a importância individual de cada editor para o projeto. Desta forma, eles não se empenham em manter relações que não existem. Encobrir uma má reputação em uma grande comunidade é mais fácil que em uma pequena.
  • Algumas vezes, usuários particularmente grosseiros entram no projeto. A falta de educação desses editores pode levar outros editores a serem mal educados também.

Muitas vezes, editores usam insultos no calor do momento gerado por um longo conflito. Insultos essencialmente inviabilizam a discussão. Frequentemente, a pessoa que insultou arrepende-se de ter usado palavras pesadas. Neste caso, há uma boa razão para retirar as ofensas ou amenizar as palavras.

Em outros casos, a ofensa é proposital: seja para "distrair o oponente" ou, simplesmente, para intimidá-lo e afastá-lo do artigo e do projeto ou, ainda, para induzi-lo a cometer uma incivilidade ainda maior, que poderia levá-lo ao ostracismo ou ao bloqueio. Nestes casos, é muito menos provável que a pessoa que insultou arrependa-se e desculpe-se.

Alguns editores deliberadamente conduzem outros a quebrarem o código de civilidade, sem parecer estar violando nenhuma regra da comunidade. Isto pode constituir uma forma de trolling e, certamente, não é uma forma civilizada de agir.

Outros editores são suscetíveis a destilar antigas ofensas ou injustiças por um longo período e procurar resolução e vingança.

Por que a incivilidade é ruim?[editar código-fonte]

A união faz a força.
  • Porque deixa as pessoas infelizes e estressadas, levando-as a abandonar o projeto;
  • Porque deixa as pessoas irritadas, podendo levá-las a agirem também de forma incivilizada, criando assim um ciclo vicioso de conflitos entre os editores;
  • Porque coloca as pessoas na defensiva e deixa-as pouco dispostas a cooperar;
  • Porque as pessoas deixam de assumir a boa fé, dificultando a resolução de algum conflito;
  • Porque não atende os objetivos de nenhuma discussão, que são atingir o consenso e melhorar o conteúdo dos artigos;
  • Porque a Wikipédia é uma comunidade virtual e seus membros devem zelar pela boa convivência e se lembrar do verdadeiro motivo de terem entrado na Wikipédia: criar conteúdo de livre acesso para a sociedade;
  • Porque cria um ambiente de inimizades, medo e as pessoas se fecham em pequenos grupos de apoio para se protegerem, polarizando a comunidade. Assim, o diálogo fica reduzido e há maior dificuldade para a comunidade lidar com conflitos, o que agrava a situação.

Sugestões gerais[editar código-fonte]

Prevenindo incivilidade na Wikipédia[editar código-fonte]

  • Previna guerras de edições e conflitos entre editores (a opinião de um terceiro no início de um conflito pode ser muito positiva);
  • Tente atrasar respostas entre usuários que se encontram em conflito, protegendo uma página por exemplo. Assim, eles ganham tempo para se acalmarem;
  • Pressione usuários, mostrando-lhes seu descontentamento quando estes são rudes e incivilizados;
  • Tente encontrar a raiz do conflito entre os editores e tente assumir um compromisso entre as partes;
  • Peça aos editores em conflito a se distanciarem das páginas de discussões gerais do projeto como a esplanada e recomende o uso dos processos de mediação de conflitos;
  • Aconselhe certos usuários a se distanciarem dos específicos artigos que acirram os conflitos;
  • Se o conflito se alastra para o e-mail, aconselhe o ofendido a bloquear o acesso ao e-mail via Wikipédia temporariamente;
  • Nunca responda no mesmo tom mal educado de um editor, pois de vítima você pode passar a ser culpado;
  • Premiando ou elogiando boas edições e bons comportamentos.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Wikipédia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.