Wikipédia:Responder na própria página de discussão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Responder as mensagens na própria página de discussão é uma medida que muitos wikipedistas vem tomando atualmente para facilitar a leitura das conversas por terceiros, e até por si próprio, com o passar do tempo.

O método tradicional de responder às mensagens recebidas em sua página de discussão do usuário (PDU) era responder de volta na página de discussão do interlocutor. Isso era feito porque fazia com que o interlocutor recebesse uma notificação de nova mensagem. Mas gerava o inconveniente de que, quem quisesse compreender as conversas, precisaria saltar entre as duas páginas de discussão.

Com o tempo, alguns usuários passaram a responder na própria página de discussão, mantendo as conversas intactas. Para tanto, avisavam em sua página para que o interlocutor as vigiasse por um período, para poder ter a resposta. Um exemplo foi este.

Com o novo sistema de notificações, implementado em agosto de 2013 para usuários registrados, isso tornou-se simples. Atualmente, para notificar o interlocutor, basta usar mencioná-lo com um link para a página do usuário (exemplo: [[Usuário:Nome do usuário|Nome do usuário]]), não esquecendo de assinar a sua mensagem. Predefinições como {{u}} e {{Ping}} podem ser utilizadas para facilitar a menção a outros usuários, como mostram exemplos a seguir: {{u|Fulano}} {{ping|Beltrano}} {{ping|Sicrano}}.

Por falta de costume, as respostas na própria página de discussão ainda não são usadas pela maioria dos Wikipedistas. Mas seria bom que isso acontecesse dentro de algum tempo, para melhorar a compreensão dos históricos das conversas.