Wikipédia:Dez regras simples para editar a Wikipédia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Este ensaio em formato impresso, em inglês

A Wikipédia é a enciclopédia online mais bem-sucedida, contendo agora 1 048 118 de verbetes em língua portuguesa. É provavelmente a maior coleção de conhecimento já reunida, e certamente é a mais amplamente acessível. A Wikipédia pode ser editada por qualquer um que tenha acesso à internet e escolha fazê-lo, mas será que ela fornece informações confiáveis? Um estudo de 2005 da revista Nature descobriu que uma seleção de artigos da Wikipédia anglófona sobre temas científicos era comparável a de uma enciclopédia editada profissionalmente,[1] sugerindo que uma comunidade de voluntários pode produzir e sustentar um conteúdo supreendentemente preciso.

Para o bem ou para o mal, as pessoas são levadas à Wikipédia ao procurar na Web por informação biomédica.[2] Então, há uma necessidade crescente de a comunidade científica se envolver com a Wikipédia para assegurar que a informação contida nela seja precisa e atual. Para cientistas, contribuir para a Wikipédia é uma excelente forma de engajar-se com a sociedade e compartilhar expertise. Por exemplo, alguns cientistas wikipedistas integraram, com sucesso, informações biológicas à Wikipédia para promover notas explicativas pela comunidade.[3][4] Isto, por sua vez, encoraja um acesso maior às informações linkadas via Wikipédia. Outros utilizaram o modelo wiki para desenvolvier seus próprios bancos de dados colaborativos e especializados.[5][6][7][8] Dar seus primeiros passos na Wikipédia pode ser intimidante, mas aqui fornecemos algumas dicas para que processo de edição ocorra sem problemas.

Regra 1. Crie uma conta[editar código-fonte]

Embora qualquer visitante possa editar a Wikipédia, criar uma conta de usuário oferece diversas vantagens. Primeiro, ela proporciona privacidade e segurança. Embora pareça contraditório, editores registrados sob um pseudônimo desfrutam, na verdade, de maior anonimato do que aqueles que editam "anonimamente". Alguns de nós escolheram associar nossas contas com nossas identidades reais. Caso escolha não utilizar um pseudônimo na Wikipédia, seu histórico de edições inteiro estará indefinidamente disponível ao escrutínio de quaisquer pessoas que o busquem na Web, incluindo futuros colegas, estudantes ou empregadores. Não se esqueça disso. Assim como em ambientes acadêmicos, uma boa reputação ajuda sua wikicarreira. Ao logar-se, você pode construir um registro de boas edições e a comunicação e a colaboração com outros torna-se mais fácil quando se tem uma identidade fixa e respeitável. Finalmente, criar uma conta lhe dá acesso a funcionalidades avançadas de edição, incluindo uma "lista de páginas vigiadas" para monitorar artigos que tenha editado anteriormente.

Regra 2. Aprenda os cinco pilares[editar código-fonte]

Há alguns princípios gerais — conhecidos como os "cinco pilares" — os quais espera-se que todos os editores cumpram ao contribuir para a Wikipédia. Talvez o mais importante para cientistas seja reconhecer que a Wikipédia não publica pesquisas ou pensamentos originais. Consequentemente, ela não é um espaço adequado para promover sua teoria favorita ou compartilhar resultados não publicados. Também não é uma plataforma de divulgação de teorias pessoais ou um campo de batalha para debater questões polêmicas. Neste aspecto, a Wikipédia difere fundamentalmente de outros tipos de novas mídias, como blogs, que encorajam a expressão de opiniões. Contribuir para a Wikipédia é algo para se desfrutar; é uma extensão natural do seu entusiasmo pela ciência. Mas diferenças de opinião inevitavelmente surgem, especialmente em páginas disponibilizadas para a discussão de como melhorar artigos. Trate outros editores como colaboradores e conduza-se de forma respeitosa e civil, mesmo ao discordar. Se começar a achar uma determinada interação estressante, simplesmente se desconecte e volte em outro momento. Diferente da maioria dos trabalhos científicos, a Wikipédia não tem uma data de entrega.

Regra 3. Seja audaz mas não seja irresponsável[editar código-fonte]

A sobrevivência e o crescimento de qualquer wiki requer participação. A Wikipédia é ímpar em seu tamanho, mas seu a continuação de seu sucesso depende das contribuições periódicas de dezenas de milhares de voluntários. Logo, a Wikipédia incentiva todos os usuários a serem audazes: se vir um erro, corrija-o. Se puder melhorar um artigo, por favor o faça. É importante, contudo, distinguir entre audácia e inconsequência. Comece pequeno. Inicie fazendo pequenas modificações a artigos existentes antes de tentar reescrever por completa da "História da ciência". Muitos editores novatos sentem-se, a princípio, intimidados de contribuir para a Wikipédia, temendo errar. Tal reticência é compreensível, mas injustificada. O pior que pode acontecer é que suas primeiras edições não sejam consideradas melhorias e sejam revertidas. Se isto ocorrer, trate como uma experiência de aprendizado positiva e peça conselhos ao reversor.

Regra 4. Conheça seu público[editar código-fonte]

O público-alvo da Wikipédia não é, primariamente, de especialistas; assim, o nível de detalhes técnicos em seus artigos deve ser equilibrado com a habilidade de leigos de entender estes detalhes. Ao contribuir com conteúdos científicos, imagine que sua tarefa é escrever uma resenha científica abrangente para um público de ensino médio. Pode ser surpreendentemente desafiador explicar ideias complexas numa linguagem acessível e livre de jargões. Mas vale a perseverança. Você colherá os benefícios quando escrever seu próximo manuscrito ou ensinar uma aula para universitários de gradução.

Regra 5. Não viole direitos autorais[editar código-fonte]

Com certas condições, quase todo o conteúdo da Wikipédia é livre para qualquer um reutilizá-lo, adaptá-lo e distribuí-lo. Consequentemente, não são aceitos conteúdos não-livres com restrição de direitos autorais. Alguns periódicos, incluindo aqueles da Public Library of Science, publicam conteúdos com uma licença de acesso livre que é compatível com uso na Wikipédia se atribuídos adequadamente. A maioria não o faz. Assim, embora seja tentador, evite copiar textos ou figuras da sua última resenha (ou da de qualquer um) e colocá-los na Wikipédia. Eles serão rapidamente identificados como uma violação de direito autoral e marcados para eliminação imediata. Você pode dar permissão para que a Wikipédia use seu conteúdo, mas este processo não é reversível e pode ser demorado. Em geral, é melhor reescrever o texto numa linguagem mais simples ou redesenhar a imagem para torná-la mais acessível. Isto também vai assegurar sua adequação aos leitores leigos da Wikipédia (ver Regra 4).

Regra 6. Cite, cite, cite[editar código-fonte]

Visando manter o melhor padrão de qualidade possível, a Wikipédia possui uma rigorosa política de inclusão que exige verificabilidade, a qual é melhor estabelecida atribuindo cada afirmação na Wikipédia a uma fonte confiável e publicada (mas veja as regras 7 e 8 sobre auto-citação excessiva). A maioria dos cientistas estão na posição privilegiada de ter acesso a uma ampla literatura e experiência no uso de citações para sustentar sua escrita. Já que um conteúdo não verificado pode ser removido da Wikipédia a qualquer momento, forneça citações que sustentem cada afirmação que possa ser contestada por outro editor no futuro. Sempre que possível, dê preferência a fontes secundárias (como resenhas ou capítulos de livros) que façam um levantamento da pesquisa primária relevante ao invés dos próprios artigos de pesquisa. A acessibilidade da Wikipédia torna cada um de seus artigos científicos um excelente ponto de partida para leigos que estejam procurando informações de especialistas. Ao fornecer hiperlinks diretos a sítios online confiáveis e acessíveis com suas citações (por exemplo, bancos de dados biológios ou periódicos de conteúdo livre), outro editores podem rapidamente verificar seu conteúdo e leitores podem imediatamente acessar fontes fidedignas que se aprofundam no assunto.

Regra 7. Evite autopromoção desavergonhada[editar código-fonte]

Muitas pessoas são tentadas de escrever ou editar artigos da Wikipédia sobre eles mesmos. Não ceda a esta tentação. Se você for suficientemente notório para merecer inclusão numa enciclopédia, eventualmente outra pessoa vai escrever um artigo sobre você. Lembre-se de que, diferente de uma página pessoal, sua biografia na Wikipédia não é está sob seu controle. Uma hagiografia cuidadosamente concebida exaltando suas diversas qualidades pode rapidamente acumular informação que você gostaria que não fosse trazida a público. Talvez você já tenha uma biografia na Wikipédia, mas ela contém imprecisões factuais que você gostaria de corrigir. Como fazer isto sem quebrar as regras? As orientações da Wikipédia encorajam-no a fornecer informações sobre si mesmo na página de discussão associada, mas, por favor, deixe que outros editores adicionem-nas ao artigo de fato. Pense duas vezes ante de escrever sobre seus mentores, colegas, competidores, invenções ou projetos. Fazê-lo coloca-o num posição de conflito de interesse e leva-o numa direção de viés não-intencional. Se tiver um interesse pessoal ou financeiro no tema de qualquer artigo que escolha editar, declare-o na página de discussão associada e ouça o conselho de outros editores que possam oferecer uma perspectiva mais objetiva.

Regra 8. Compartilhe suas competências, mas não apele à autoridade[editar código-fonte]

Escrever sobre um assunto do qual possui expertise acadêmica não é um conflito de interesse; em verdade, é aqui onde podemos contribuir mais efetivamente para a Wikipédia. Jimmy Wales, o co-fundador da Wikipédia, disse à Nature que os experts tem a habilidade de "escrever especificidades com nuances", melhorando, assim, significativamente a qualidade de artigos.[1] Ao escrever em sua área de expertise, referenciar conteúdos que você publicou em periódicos com revisão por pares é permitido desde que este seja genuinamente notório, mas use o bom senso (e reveja a Regra 7). Por exemplo, se você tem um artigo obscuro, nunca citado, no Periódico Neozelandês de Pesquisa Láctea discutindo o conteúdo do RNA do leite de vaca, não é uma boa ideia referenciá-lo no parágrafo introdutório dos artigos "RNA", "Leite", "Vaca" e "Evolução dos mamíferos". Por vezes, você pode interagir com outro editor que, claramente, não partilha da sua expertise no assunto de um artigo. Isto pode se mostrar frustrante para especialistas e está no cerne de muita angústia acadêmica na Wikipédia.[1] Nestes ocasiões, lembre-se de que você é avaliado apenas por suas contribuições à Wikipédia, não por quem é, suas qualificações ou pelo que conquistou em sua carreira. Seu conhecimento especializado deve lhe permitir escrever de forma neutra e apresentar fontes confiáveis e independentes para sustentar cada afirmação que fizer. Se não fornecer confirmação, suas contribuições serão, corretamente, contestadas independente de quantos diplomas possuir.

Regra 9. Escreva de forma neutra e com o peso devido[editar código-fonte]

Todos os artigos da Wikipédia devem ser imparciais em tom e conteúdo. Ao escrever, exponha fatos e fatos sobre opiniões notórias, mas não apresente sua opinião como fato. Muitos recém-chegados à Wikipédia gravitam em direção a artigos sobre tópicos polêmicos acerca dos quais as pessoas tem fortes pontos de vista opostos. Evite-os até se familiarizar com as políticas da Wikipédia (ver Regra 3), e foque-se, ao invés disso, em artigos que sejam mais fáceis de manter-se imparcial. Muitos cientistas que contribuem para a wikipédia não conseguem compreender que um ponto de vista neutro não é a mesma coisa que o ponto de vista científico dominante. Ao escrever sobre questões complexas, tente cobrir todos os pontos de vista significativos e proporcionar a cada um seu peso devido, mas não peso igual. Por exemplo, um artigo sobre uma polêmica científica deve descrever tanto o consenso científico quanto as teorias marginais significativas, mas não na mesma profundidade ou de maneira a sugerir que estes pontos de vista são igualmente defendidos.

Regra 10. Peça ajuda[editar código-fonte]

A Wikipédia pode ser um lugar confuso para o editor inexperiente. Aprender o código de marcação wiki — a sintaxe que instrui o software sobre como processar a página — pode parecer intimidante a princípio, embora a implementação de uma nova barra de ferramentas de edição tenha tornado isto mais fácil. As políticas e recomendações que se sobrepõem, e a tendência irritante que editores experientes têm de usar uma sopa de letrinhas de acrônimos para se referir a elas, podem ser difíceis de compreender. Felizmente, a comunidade wikipedista acredita muito em acolher novos editores. Orientações estão disponíveis em diversos locais, incluindo páginas de ajuda e um programa de tutoria.

Referências

  1. a b c Giles J (15 de dezembro de 2005). «Internet encyclopaedias go head to head.». Nature. 438 (7070): 900-1. PMID 16355180. doi:10.1038/438900a 
  2. Laurent, Michaël R.; Vickers, Tim J. (1 de julho de 2009). «Seeking Health Information Online: Does Wikipedia Matter?». Journal of the American Medical Informatics Association. 16 (4): 471–479. ISSN 1067-5027. doi:10.1197/jamia.M3059. Consultado em 2 de novembro de 2020 
  3. Daub J, Gardner PP, Tate J, Ramskold D, Manske M, et al. (2008) The RNA WikiProject: community annotation of RNA families. RNA 14: 2462–2464
  4. Huss JW 3rd, Orozco C, Goodale J, Wu C, Batalov S, et al. (2008) A gene wiki for community annotation of gene function. PLoS Biol 6: e175. doi:10.1371/journal.pbio.0060175
  5. Hoffmann R (2008) A wiki for the life sciences where authorship matters. Nature Genetics 40: 1047–1051.
  6. Mons B, Ashburner M, Chichester C, van Mulligen E, Weeber M, et al. (2008) Calling on a million minds for community annotation in WikiProteins. Genome Biol 9: R89.
  7. Pico AR, Kelder T, van Iersel MP, Hanspers K, Conklin BR, et al. (2008) WikiPathways: pathway editing for the people. PLoS Biol 6: e184. doi:10.1371/journal.pbio.0060184.
  8. Hodis E, Prilusky J, Martz E, Silman I, Moult J, et al. (2008) Proteopedia - a scientific 'wiki' bridging the rift between three-dimensional structure and function of biomacromolecules. Genome Biology 9: R121.

Atribuição[editar código-fonte]

Este ensaio é uma tradução do artigo: Darren W. Logan; Massimo Sandal; Paul P. Gardner; Magnus Manske; Alex Bateman (2010), «Ten simple rules for editing Wikipedia», PLoS Computational Biology, 6 (9), PMC 2947980Acessível livremente, PMID 20941386, doi:10.1371/JOURNAL.PCBI.1000941 Wikidata Q21145331