Wikipédia:Eventualismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Filosofias wikis
Domínio principal
Notoriedade a curto prazo
Qualidade do conteúdo
Notoriedade a longo prazo
Conteúdo indevido
Assuntos similares
Neutralidade
  • Habilidades básicas
  • Absoluto inatingível
Outros
Processo de edição
Statu quo
Guerra de edições
Autor dos artigos
Objetivos
Processos internos
Conteúdo ou comunidade
Perspectivas

Eventualismo é uma tendência entre os wikipedistas cujo foco está no valor eventual da Wikipédia a longo prazo, ao invés de seu valor imediato. Contrasta com o imediatismo, que é o seu ponto de vista oposto.

Descrição da filosofia[editar código-fonte]

Historicamente a perspectiva eventualista tem sido forte, desde quando a Wikipédia ainda não tinha o valor que tem hoje. Com o crescimento do projeto, uma abordagem mais imediatista tem conquistado novos adeptos. Se a Wikipédia se aproximar algum dia de seu objetivo, a posição imediatista pode até triunfar, mas por enquanto ainda há tensão entre essas duas escolas de pensamento.

É razoável supor que o objetivo final da Wikipédia nunca será completamente alcançado já que a definição de enciclopédia perfeita muda de tempos em tempos. Alguns eventualistas acreditam que a Wikipédia é uma ecologia de ideias que gera qualidade a longo prazo e, desta forma, mantêm a confiança no processo em si mesmo. Outros acreditam que a natureza da Wiki é tal que quaisquer controles que os imediatistas pensam estar sendo usados para garantir a qualidade total acabam por ser inúteis na prática, além de potencialmente prejudiciais ao projeto.

Relação com outras filosofias[editar código-fonte]

Em contraste absoluto com o exclusionista, um eventualista não faz objeção a grandes quantidades de textos não wikificados e acredita que, eventualmente, alguém irá consertá-los, sem que esse alguém seja necessariamente ele, portanto também contrasta com o melhoracionismo. Estando no meio termo dos dois, acredita que há outros métodos de garantir a qualidade, como marcar a página como "carece de fontes", são mais que suficientes para corrigir os problemas. Também considera que criar e expandir artigos, e permitir que esses processos tenham tempo de ocorrer, é muito superior a simplesmente eliminar conteúdo. Um imediatista, exclusionista ou melhoracionista argumentará que este tipo de artigo reduz a percepção de profissionalismo da Wikipédia.

O eventualismo tende para o inclusionismo pois mesmo que um artigo não seja notório no momento, em alguns casos há chances dele ser notório no futuro, pois há pouco prejuízo em se manter um material que, algum dia, pode ser desenvolvido conforme as informações sobre os tópicos específicos forem se tornando mais facilmente disponíveis. Por outro lado, um artigo sobre uma pessoa não-notória já falecida provavelmente permanecerá sendo sempre um artigo sobre uma pessoa não-notória já falecida. Artigos assim não têm nenhum lugar na enciclopédia imaginada pelos eventualistas.

O eventualismo é, em muitos aspectos, consistente com o incrementalismo, embora os dois tenham razões diferentes para pontos de vista similares. Enquanto o eventualista acredita que o valor da Wikipédia só aumenta com o tempo e esta caminha em direção a uma completude nunca alcançada, o incrementalista crê que este mesmo processo fará com que informações que uma vez foram julgadas como não-notórias tornem-se mais notórias. Destarte, é perfeitamente possível a um wikipedista ser, ao mesmo tempo, eventualista e incrementalista em seus pontos de vista.

De acordo com sua filosofia sobre os Processos internos e as Perspectivas, há três tipos maiores de eventualistas:

O eventualista absoluto
Como o Exopedianismo, o eventualista absoluto deseja se focar apenas no domínio principal evitando votações para eliminação e páginas de política a todo custo. Acredita que, no fim, a comunidade tratará os artigos da maneira apropriada, ainda que não aja de forma correta em sua primeira apreciação (ou, em alguns casos, nem na segunda ou terceira).
O eventualista otimista
Como o Mesopedianismo e WikiFé, está no meio termo ao se dedicar tanto no domínio principal como nas discussões. Ocasionalmente, tenta intervir, comentando nas votações para eliminação e políticas oficiais a fim de acelerar o processo de alcance do objetivo correto, que viria eventualmente.
O eventualista pessimista
Como o WikiCeticismo, acredita que a Wikipédia está, eventualmente, fadada ao insucesso de qualquer forma, por isso nem se incomoda em participar em nada que lhe diga respeito.

Referências[editar código-fonte]

  • Tradução original: Wikimedia: Meta-Wiki. "Eventualism".

Ver também[editar código-fonte]