Wikipédia:Como escrever uma biografia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Notabilidade[editar código-fonte]

Escrever um lide é uma das atividades mais importantes que você pode fazer. É a introdução ao seu artigo e diz aos revisores ou outros leitores porque o tema é único, relevante ou digno de estar na Wikipédia. Note que a inclusão do nome de uma pessoa em uma das listas de mulheres sem artigo não é uma garantia de notoriedade, mas sim um convite para que o(a) usuário(a) considere se a pessoa em questão é notável o suficiente para ter um artigo. Como a notoriedade não deriva de uma associação com alguém ou outra coisa, sua frase deve refletir a razão pela qual essa pessoa é notável sem se referir a outras pessoas. Ela também deve ser escrita de forma neutra e não deve tentar promover a pessoa.

Se você não for capaz de fazer uma frase sobre por que seu tópico merece sua própria entrada, considere acrescentar as informações a um artigo existente -uma possibilidade de melhoria muitas vezes negligenciada. Um estudo disponibilizado no ArXiv mostrou que as biografias das mulheres frequentemente mencionam membros da família e eventos da vida (casamento, divórcio, educação dos filhos), enquanto as biografias de homens não o fazem. Em parte, isto se deve ao fato de que as carreiras de homens não são tradicionalmente interrompidas por filhos, nem seus nomes alterados se seus relacionamentos mudarem. Estes eventos não podem ser periféricos a uma discussão sobre a vida das mulheres, porque explicam as lacunas na história do trabalho, assim como os nomes necessários para completar uma biografia. Acrescentar as mulheres de volta às biografias dos homens, organizações das quais elas participaram ou outras mulheres é outro meio de restaurar as contribuições históricas das mulheres. Pode não haver fontes suficientes disponíveis agora para atender aos padrões de notoriedade da Wikipédia, mas à medida que a informação se torna disponível, Pode não haver fontes suficientes disponíveis agora para atender aos padrões de notoriedade da Wikipédia, mas à medida que as informações são construídas e disponibilizadas, torna-se viável criar um verbete/entrada autônoma sobre a pessoa..[1]

Pessoas trans e não-binárias[editar código-fonte]

Caso a pessoa biografada seja uma pessoa trans, tente usar o gênero autodesignado mais atual pelas fontes. No caso de pessoas trans que foram notáveis em sua fase pré-transição, só mencione o nome e o gênero pré-transição quando for relevante. Um exemplo é Elliot Page, onde algumas menções do seu período pré-transição são relevantes para sua biografia.

No caso de pessoas não-binárias, evite ao máximo implicar o gênero da pessoa, mas continue seguindo a norma culta da língua portuguesa. Apesar disso, você pode usar o gênero específico, como o feminino, se a pessoa biografada ter demonstrado preferência pelo gênero masculino ou feminino.

Criando o artigo[editar código-fonte]

  Itens obrigatórios para qualquer artigo.
  Demais seções opcionais.
  Presente apenas em casos específicos.

Para criar um artigo, você pode encontrar o texto clicável no canto esquerdo escrito "Criar página". Uma alternativa é clicar em um link vermelho, que é de onde vem o nome do nosso projeto!

Título do artigo[editar código-fonte]

O título do artigo pode ser problemático, uma vez que mulheres historicamente tomam o nome do marido como sobrenome. Na maioria das vezes iremos usar o título mais referenciado por nossas fontes, independentemente da situação conjugal da pessoa do artigo.

A importância do lide[editar código-fonte]

De acordo com Graells-Garrido et al. (2015), o lide é um "bom substituto para qualquer potencial enviesamento expresso pelos colaboradores da Wikipédia". A lide pode ser a única parte de um artigo que é lido - especialmente em dispositivos móveis - então preste muita atenção em como as mulheres são descritas nessa seção. Mais uma vez: dar às mulheres um tratamento acentuado pode transmitir suposições sutis aos leitores.[2]

Conferindo se passamos no teste de Finkbeiner[editar código-fonte]

Finkbeiner é uma jornalista que propôs um teste de como criar matérias jornalísticas sem o preconceito velado contra mulheres. Para passar no teste, o artigo não deve mencionar:

  • Que ela é uma mulher
  • O trabalho ou emprego de seu marido
  • Seus cuidados com os filhos
  • Como ela trata seus subalternos
  • Como ela foi surpreendida pela competitividade em seu campo
  • Como ela é um modelo para outras mulheres
  • Como ela é a "primeira mulher a..."

Obviamente, o foco deste teste não é para enciclopédias. Poderão existir casos em que faz sentido mencionar que a biografada é mulher ou foi uma das primeiras em seu campo.

Infocaixa[editar código-fonte]

No exemplo ao lado, temos o uso da predefinição Info/Biografia/Wikidata, com o QID da Maria Quitéria

Maria Quitéria
Maria Quitéria de Jesus Medeiros.jpg
Biografia
Nascimento
Morte

Aphrodite Sasandra (d)
Sepultamento
Cidadania
Lealdade
Atividade
militar
Outras informações
Exército
Grau militar
Conflito
Distinção

A infocaixa é uma importante fonte de metadados sobre a pessoa biografada, mas também pode incluir certos preconceitos velados, como a menção mais frequente do marido em infocaixas de mulheres.

Existem duas formas para criar infocaixas:

Há bons argumentos para usar ambas. A segunda opção é mais fácil de usar para pessoas que estão começando a editar na Wikipédia, mas lembre-se de que isso significa que caso a pessoa biografada não exista no Wikidata, será necessário adicionar informações sobre essa pessoa nesta plataforma também, o que pode ocasionar uma complexidade maior. Caso tenha decido criar uma biografia a partir de uma das listas deste projeto, boa parte dos metadados já estarão disponíveis.

Toques finais[editar código-fonte]

Adicione a predefinição Referências[editar código-fonte]

Vídeo explicando como adicionar a predefinição Referências

Clique em Inserir -> Predefinição -> Referências

Como demonstrado no guia de estilo, coloque esta predefinição depois do texto do artigo, mas antes das Ligações externas.

Adicione imagens[editar código-fonte]

Utilizamos o Wikimedia Commons como um repositório de imagens livres e copyleft, ou seja, permitimos o uso mesmo que comercial das imagens utilizadas nesta enciclopédia. As imagens que você adicionar no Commons e colocar aqui devem respeitar esses ideais ou, no caso específico da Wikipédia lusófona, que respeite as regras de uso restrito.

Quando criar seu artigo, adicione a predefinição Predefinição:Commonscat ou Predefinição:Commons em linha nas ligações externas. Dessa forma, você pode incentivar que mais pessoas procurem e adicionem imagens de uso livre.

Caso tenha interesse, saiba mais sobre a campanha VisibleWikiWomen, que trabalha para melhorar a cobertura multimídia de mulheres nos projetos Wikimedia.

Crie uma entrada no Wikidata[editar código-fonte]

O Wikidata é um banco de dados livre e aberto para todos editarem e usarem os dados. Ao criar o artigo, um bot irá automaticamente obter os metadados básicos sobre a biografada a partir do que você escreveu.

Veja esta página para aprender como contribuir com o Wikidata.

Publicação[editar código-fonte]

A etapa final. Clique em "Publicar página". Vá na página de discussão do artigo e insira a predefinição {{Mulheres a Vermelho}}. Assim, a página irá aparecer na página Wikipédia:Women in Red/Alertas de artigos, onde podemos saber as novas páginas criadas envolvendo pessoas do Women in Red na língua portuguesa.

Exemplos de artigos[editar código-fonte]

Um ótimo jeito de aprender a editar artigos na Wikipédia é usando partes de um artigo já existente, ou vendo o texto de um artigo e copiando parte de seu código-fonte, como no caso das predefinições. Não se esqueça de atualizar as informações!

Seguem alguns exemplos:

  • Ellen Pao - O artigo é um esboço, ou seja, contém apenas informações básicas sobre a biografada. Mesmo sendo um artigo pequeno, cumpre com os requisitos mínimos de uma biografia na Wikipédia lusófona, pois explica a sua notabilidade, dá fontes fiáveis, além de ter certos metadados úteis sobre a pessoa.
  • Lady Gaga - O artigo é considerado um artigo bom, ou seja, a biografia passou por um processo de avaliação dos editores, que abrangem vários critérios, como uma boa redação, imparcialidade e ilustrações, entre outros critérios.
  • Ellen Wilkinson - O artigo é considerado um artigo destacado, ou seja, a biografia passou por um processo de avaliação dos editores, com critérios muitos mais rígidos que a de um artigo bom, descritos aqui. Além de uma boa redação, imparcialidade e imagens, um artigo destacado não deve sofrer muitas modificações ao longo do tempo, entre outros motivos.

Finalizando[editar código-fonte]

Escrever na Wikipédia pode parecer amedrontador, mas não se assuste! Estamos aqui para ajudar você na jornada de adicionar mais ao conhecimento livre que esta enciclopédia espera oferecer às pessoas. Caso tenha mais dúvidas, vá em Wikipédia Discussão:Women in Red ou Ajuda:Tire suas dúvidas para tirar suas dúvidas.

Referências

  1. Wagner, Claudia; Garcia, David; Jadidi, Mohsen; Strohmaier, Markus (23 de março de 2015). «It's a Man's Wikipedia? Assessing Gender Inequality in an Online Encyclopedia» (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2021 
  2. Graells-Garrido, Eduardo; Lalmas, Mounia; Menczer, Filippo (2015). «First Women, Second Sex: Gender Bias in Wikipedia». Guzelyurt, Northern Cyprus: ACM Press (em inglês): 165–174. ISBN 978-1-4503-3395-5. doi:10.1145/2700171.2791036. Consultado em 23 de agosto de 2021