Wikipédia:Não faça ataques pessoais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação da comunidade.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Atalhos:
WP:NFAP
WP:ATAQUE
Por favor, não alimente os trolls.

Numa discussão acalorada, nunca parta para ataques pessoais. A melhor forma de resolver disputas é não as criar. Em nenhum tipo de discussão há a necessidade de apelar para esse recurso e muito menos com palavras insultuosas como: "infeliz", "burro", "estúpido", "criançola" etc. Lembre-se de que a Wikipédia é um sistema de colaboração anônima que se ajusta com o tempo e o bom senso geral; portanto, a privacidade de cada um deve ser preservada e respeitada, em qualquer caso.

Consequências

Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Lembre-se de que as disputas nas páginas de discussão podem ser lidas por qualquer pessoa que tenha acesso à internet. A forma como se comporta na Wikipédia reflete-se na imagem desta, bem como na sua.

Exemplos

  • Comentários acusatórios do estilo "X é um troll", "Y é uma má editora"; este tipo de comentário, quando realizado várias vezes e de má-fé, pode ser considerado ofensivo.
  • Comentários pessoais negativos, como "Eu sou melhor do que tu" ou "Você não tem vida própria".
  • Comentários racistas, sexistas, homofóbicos ou contra a pertença religiosa ou étnica de um contribuidor. A adjetivação negativa de pessoas não é autorizada mesmo que a pessoa em questão pertença a uma alegada seita religiosa.
  • Dirigir palavrões a outra pessoa.
  • Ameaças de morte.
  • Ameaças de ação judicial.
  • Ameaças ou ações que expõem um contribuidor a perseguição política ou religiosa por parte de governos, entidades empregadoras ou de outros grupos.

Ataques extra-wiki

A Wikipédia não pode regular comportamento em meio que não esteja sob controle da Wikimedia Foundation, mas ataques pessoais feitos em qualquer outro lugar criam dúvida sobre se as ações internas de um editor são conduzidas em boa-fé. Postar ataques pessoais ou difamações fora da Wikipédia é danoso à comunidade e ao relacionamento de um editor com ela, especialmente quando tais ataques violam a privacidade de outro editor. Tais ataques podem ser vistos como fatores agravantes por administradores e são evidências aceitas em processos de resolução de disputas, incluindo casos de arbitragem.

Atenção: ligações externas para conteúdo assediante, ofensivo ou que viole a privacidade de editores da Wikipédia são inaceitáveis. A inserção de ligações externas desta natureza é considerada endosso do seu conteúdo.

Alternativas

  • Discuta os fatos e a forma como estes são expressos, não as características da outra pessoa. Isto não significa que tenha que concordar com a outra pessoa; limite-se apenas a discordar respeitando o outro ponto de vista.
  • Nunca sugira que uma posição é inválida apenas por que foi feita por determinada pessoa.
  • Procure resolver a situação de uma forma menos pública, como através do correio electrónico, caso sinta que o debate está a tomar contornos pessoais.

Ambiente de trabalho

É sua responsabilidade estimular e manter um bom ambiente de trabalho na Wikipédia. Qualquer tipo de ataque pessoal dirigido a qualquer usuário - independentemente do comportamento da pessoa no passado - é contra a manutenção de um bom ambiente na Wikipédia.

Ver também

Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.