Wikipédia:Não insulte os vândalos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Retaliação não é eficaz

Não insulte os vândalos. Muitos vândalos se classificam em uma das duas categorias: novatos, que não conhecem o funcionamento do projeto, e verdadeiros vândalos ou trolls. Ficar nervoso e insultar, ridicularizar, ou atacá-los verbalmente é exatamente o que trolls querem de você, assim como forçar uma flamewar, e, possivelmente, alienará novatos que podem se tornar bons contribuidores no futuro. Insultar vândalos pode também ser considerado assédio.

Outra forma de dizer isso é: retribua o mal com o bem.

É importante notar que ao lidar firmemente com um vândalo consciente, você pode estar fazendo o que é necessário, mas na maioria das vezes dar atenção a eles, exceto por dar aviso ou reverter vandalismo, é chamado alimentar os 'trolls'. Vândalos e vandalismos devem ser corrigidos com bloqueio e reversão ou proteção. A chave é não fazer isso de um modo mais áspero que o necessário. Por exemplo, após uma sequência de vandalismos e avisos, bloquear um usuário com o sumário "VÁ EMBORA", provavelmente, fará o vândalo voltar e ver se consegue extrair uma nova reação forte. Lembre-se: Reverta, bloqueie, ignore.

Muitos usuários se mantém calmos usando predefinições para avisar vândalos. Essas predefinições podem não ser específicas para todo tipo de vandalismo, mas ajudam por serem concisas e focadas no ponto, sem emoções: "Você está vandalizando. Pare ou será bloqueado". Igualmente, muitos usuários usam pequenos e eficientes sumários de bloqueio quando lidam com vândalos óbvios, contas de trollagem ("nome de usuário impróprio").

As razões para isso são simples:

  • Geralmente, o rótulo de vandalismo é muito prontamente aplicado. "Patrulhadores" de vandalismo têm de lidar com o grande fluxo de mudanças recentes, vandalismo ou não, e obter interpretações rápidas das edições. Frequentemente, eles fazem interpretações incorretas. Qualquer usuário, especialmente um audaz, em algum momento, provavelmente, já teve pelo menos uma de suas edições legítimas revertidas como "vandalismo". Acusar alguém incorretamente pode ser morder um novato ou perturbar um usuário experiente. Insultá-los, ao mesmo tempo, tornará o dano muito mais grave.
  • Insultar vândalos é o caminho certo para aumentar vandalismo. Se alguém está fazendo algo que sabe ser errado, insultá-los provavelmente fará com que vandalizem mais, apenas para obter essa reação. Se alguém não sabe que o que faz é errado, então insultá-los é criar um conflito desnecessário. Isso é parecido com trolling.
  • Evitar o insulto a vândalos é um caminho para evitar que o vandalismo aconteça, não apenas porque uma discussão requer dois lados, mas também porque seu controle, sendo exatamente o oposto do que o vândalo espera, pode provocar remorso e até arrependimento.
  • Todos, exceto os mais endurecidos, dedicados vândalos, podem fazer uma reviravolta (talvez não de imediato). Tente se aproximar nos casos incertos com uma sugestão antes de partir para o {{av}} e existe a possibilidade de eles decidirem contribuir de modo útil.
  • É legal ser legal. Lembre-se do lema: "É legal ser importante, mas é mais importante ser legal."

Ver também[editar | editar código-fonte]