Wikipédia:Nada de contribuidores absolutos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Um princípio fundamental do modelo wiki, sob o qual a Wikipedia é fundada, é que qualquer um pode editar - usuários são altamente aconselhados a serem audazes mas não irresponsáveis - na atualização de artigos e ignorar alguma regra que os impeça de colaborar com a comunidade para melhorar a enciclopédia. Contudo, como em qualquer grande projeto, muitos problemas surgem quando algum contribuidor antigo expressa sentimentos de direito e superioridade em relação aos editores menos prolíficos – conhecido como contribuidor absoluto.

Os contribuidores prolíficos constituem parte valiosa deste projeto e merecem o respeito da comunidade. Contudo, a existência de contribuidores absolutos gera problemas graves e prejudiciais ao projeto. Os padrões duplos de conduta podem desenvolver-se, desiludindo e desmoralizando usuários que não foram abençoados. Os contribuidores absolutos podem ser apoiados por outros membros da comunidade, às vezes tornando-se um grupo exclusivo de editores afiliados que tendem a reforçar mutuamente um a outro – "a camarilha" muitas vezes difamada. Tristemente, uma prevalência desta atitude pode levar a um esgotamento no crescimento e desenvolvimento do projeto.

Editores devem lembrar-se de que colaboram em um ambiente coletivo, onde nenhum editor é melhor do que outro. Em vez de um sistema de classe, deve-se desenvolver uma atmosfera de honra e respeito mútuos por todo trabalho que cada qual promova.

Ver também[editar código-fonte]