Wikipédia:Verificável não é verificado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A chave por trás da verificabilidade na Wikipédia é ser capaz de verificar ao menos uma fonte confiável previamente publicada em cada afirmação de um artigo. Todo o conteúdo deve ser verificável, o que é diferente de ser verificado.

Quando o conteúdo é verificável[editar código-fonte]

O conteúdo é verificável se, usando todos os meios à disposição de uma pessoa educada e dedicada, o conteúdo em questão pode ser encontrado em uma fonte que os editores da Wikipédia consideram confiável para essa reivindicação.

Considere uma afirmação como "A rainha Vitória reinou por mais de 60 anos".

O status desta reivindicação é:

  • Sim Citado : se uma citação foi fornecida a um livro de história respeitável que indica as datas de seu reinado.
  • Sim Verificável : se você visitou sua biblioteca favorita ou usou seu mecanismo de pesquisa na web favorito e encontrou sites, livros ou outras fontes que contêm as informações relatadas no artigo e são consideradas confiáveis para essas informações.
  • Sim Verificado : se alguém encontrou isso num livro de história, encontrou a página sobre quanto tempo Vitória reinou e decidiu que o artigo da Wikipédia estava de acordo com a fonte verificada.
  • N Falha na verificação : se o artigo contiver uma citação de uma fonte científica respeitável que forneça informações muito interessantes sobre o papel de certos produtos químicos na fabricação de tinta látex, mas que não menciona a rainha Vitória.

Quando o conteúdo não é verificável[editar código-fonte]

  • N A fonte citada não é considerada acessível a outras pessoas e, após um esforço justo, não há razão para acreditar que existam outras fontes confiáveis.
  • N Ninguém, mesmo que desconsiderando o custo de encontrar e acessar fontes confiáveis, pode realmente encontrar uma cópia das fontes citadas (isso é chamado de citação fantasma) e, depois que um certo esforço foi feito, não há razão para acreditar que existem outras fontes confiáveis.
  • N A reivindicação não pode ser encontrada em nenhuma fonte.
  • N A alegação pode ser encontrada apenas em fontes não confiáveis.
  • N A alegação pode ser encontrada apenas em fontes que citam a Wikipédia como sua fonte de informações (também denominada fonte-espelho).
  • N A alegação pode ser encontrada apenas em fontes que têm texto semelhante ao do artigo da Wikipédia e, portanto, podem ter copiado essas informações (veja Clones da Wikipédia).