Wikipédia:Porco de batom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.
Não adianta maquiar...

Porco de batom refere-se a um artigo na Wikipédia cujo tema não cumpre as recomendações de notoriedade (o "porco"), mas apesar disto, foi escrito com bastante cuidado e esforço, e pode ser embelezado (o "batom") com fontes, citações, imagens, infoboxes, tabelas e gráficos, ou várias ligações externas, tudo em uma tentativa de parecer enciclopédico.

Também pode ser uma plataforma de propaganda ou um ato de vandalismo, mas na maioria das vezes esses artigos pretendem apresentar como um importante tema de interesse limitado, local ou promocional. Independentemente do conteúdo ou motivação, sob a sua maquiagem e rímel, o batom em um porco é uma oferta não-enciclopédica, e é melhor que seja removido, misericordiosamente, através da eliminação rápida.

Embora muitos sejam os momentos em que a referência ao presente ensaio seria aplicável, é sugerido que isso geralmente não seja citado como uma razão para eliminação, salvo em casos extremos, pois isso pode ser visto como uma violação da Wikipedia:Civilidade e provocativo.

Ver também[editar código-fonte]