Wikipédia:Evite autorreferências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Normalmente, autorreferências à Wikipédia dentro de seus artigos devem ser evitadas. Estas assumem diversas formas.

Tipos[editar código-fonte]

  • Mencionar que o artigo está sendo lido na Wikipédia, a alguma política da Wikipédia ou a aspectos técnicos do uso na Wikipédia devem ser evitados sempre que possível. Este tipo de autorreferência limita o uso da Wikipédia, como uma enciclopédia de conteúdo livre adequado para bifurcação, conforme permitido pela nossa licença. O objetivo da Wikipédia é criar uma enciclopédia, não apenas para se perpetuar, de modo que os artigos produzidos deverão ser úteis mesmo fora do contexto do projeto, mas também para criar novos. Isto significa que enquanto os artigos podem se referir a si mesmos, eles não devem se referir à "Wikipédia" ou ao projeto Wikipédia como um todo (por exemplo, "o sítio eletrônico").
  • Mencionar a comunidade da Wikipédia ou os recursos do sítio pode confundir os leitores de obras derivadas. A não ser que seja parte substancial do tema do artigo, não se refira ao fato de que a página pode ser editada, nem mencione qualquer página, processo, jargão especializado da Wikipédia (por exemplo, "POV" no lugar de "tendencioso"), ou qualquer ligação à interface MediaWiki na barra lateral ou ao longo da parte superior da tela.