Wikipédia:Ensaios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Oficializar artigos informativos (30mai2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações


Text-x-generic.svg A Wikipédia lusófona possui um conjunto de ensaios, escritos pelos seus editores, que ajudam a entender a dinâmica da comunidade e do projeto. São artigos que devem ser lidos para compreender melhor o que motiva os voluntários que aqui colaboram.

Apesar de à partida os ensaios não serem assinados, refletem essencialmente a opinião de um ou mais contribuidores do projeto cuja lista pode ser consultada no histórico de cada página página.

O carácter pessoal dos ensaios não significa que as opiniões expressas pelos seus autores sejam necessariamente minoritárias, embora estejam abertas a interpretações não consensuais estas podem, de outro modo, refletir um consenso mais ou menos amplo no seio da comunidade; a sua qualidade de ensaio deve-se ao simples facto de nenhuma consulta formal (como por exemplo pedidos de opinião) ter sido realizada por forma a que tenha havido um acordo sobre as questões exteriorizadas. Assim sendo, não são efetivamente uma política oficial à qual os wikipedistas devem obedecer: tratam-se de simples propostas e/ou espaços de reflexão. Os ensaios podem eventualmente compor um inventário mais formal para consulta, contudo isso raramente se verifica na prática.

Ao contrário das políticas e recomendações do projeto, os ensaios não refletem um consenso apurado pela comunidade a cerca do conteúdo que encerra.

Para aceder aos ensaios da Wikipédia lusófona, veja esta categoria. A predefinição {{ensaio}} deve ficar no topo de todas as páginas que são ensaios escritos pelos editores da Wikipédia lusófona:

Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

Ver também[editar]

Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.